Quer saber como melhorar o trânsito caótico das grandes cidades?
Inspire-se nessas idéias
1:DOR NO BOLSO
Inspire-se nessas idéias
1:DOR NO BOLSO
Algumas cidades européias, como Londres e Paris, já cobram pedágios para carros que circulam pelo centro. Nos EUA, diversos municípios, como San Diego e Denver, também instalaram pedágios em pistas de tráfego intenso. Mas com um diferencial: a taxa é cobrada apenas dos carros ocupados somente pelo motorista. Quem carrega caroneiroscircula gratuitamente.
2:NÃO HÁ VAGAS
2:NÃO HÁ VAGAS
Em Munique, novos prédios só podem ser construídos sem garagem. Pode ser radical e com certeza despertaria a ira de motoristas, que poderiam alegar questões de liberdade. Pelo lado do bem, a medida pode ajudar a estimular caminhadas e investimentos em transporte público. A idéia é que as pessoas, na medida do possível, façam mais atividades próximas ao local onde moram, de preferência a pé.
3:EM VEZ DE CRUZAMENTO, ROTATÓRIA
3:EM VEZ DE CRUZAMENTO, ROTATÓRIA
A prefeitura da cidade holandesa de Drachten, de 44 mil habitantes, eliminou calçadas, placas de trânsito, faixas de pedestres e divisórias entre as pistas e trocou semáforos por rotatórias. A idéia aparentemente maluca de deixar as ruas mais perigosas está dando certo em algumas cidades, já que sem os sinais de trânsito os motoristas passaram a decidir quem tem a preferência e dirigir mais devagar e com mais cautela, causando menos acidentes .
Em Turim (900 mil habitantes), na Itália, e no centro de Bohmte (população de 13 mil), Alemanha, os semáforos também foram substituídos por rotatórias. Segundo a revista "Focus", a cidade italiana reduziu o congestionamento de algumas ruas em 75% ao deixar os motoristas controlarem o fluxo.
4:TECNOLOGIA NAS RUAS
4:TECNOLOGIA NAS RUAS
Em São Paulo já existem os tais semáforos inteligentes em algumas áreas. Sensores nas pistas indicam o número de veículos que estão passando por elas. O sistema então manipula o tempo em que a luz verde dos semáforos ficará acesa de acordo com o fluxo. Falta agora o Brasil imitar países como Cingapura, pioneiro na área, onde câmeras com fibra ótica monitoram o tráfego. As imagens são transmitidas para uma central, que organiza os dados e os coloca à disposição dos motoristas, que podem checá-los por celular e internet.
5:DE CASA AO TRABALHO EM SEGUNDOS
5:DE CASA AO TRABALHO EM SEGUNDOS
Horários de turno alternativos em empresas e a possibilidade de trabalhar em casa pelo menos alguns dias no mês podem fazer grande diferença. O problema é que, para surtirem algum efeito, medidas como essas têm de ser tomadas em larga escala.
6:TAMANHO É DOCUMENTO
6:TAMANHO É DOCUMENTO
Quem tem mais de 50 anos certamente se lembra do compacto Romi-Isetta, o primeiro automóvel brasileiro, produzido entre 1956 e 1961. Coisa antiga? Que nada, os veículos de pequeno porte, que ocupam pouco espaço e transportam no máximo duas pessoas são uma das tendências mundiais para melhorar o tráfego.
De preferência, movidos a baterias elétricas, sem emissão de poluentes. "Acho que o governo não deve estimular a compra de automóveis, mas, já que o brasileiro incentiva tanto a indústria nacional, poderia estimular a produção de carros pequenos", diz Archimedes Raia Junior, professor de pós-graduação em engenharia urbana da Universidade Federal de São Carlos.
7:VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
7:VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
Segundo o professor de engenharia civil André Assis, da Universidade de Brasília, uma tendência mundial em termos de urbanismo é construir vias expressas subterrâneas mais abrangentes. "A idéia é que, na superfície, sejam deixadas as ruas mais estreitas, de tráfego local, e estimular a construção de parques e praças, estimulando as pessoas a andarem mais a pé ou usarem o transporte público", diz. Um exemplo disso é o "Big Dig", em Boston, uma espécie de rodoanel subterrâneo com cerca de 30 km de extensão.
8:TRAÇÃO ANIMAL
8:TRAÇÃO ANIMAL
Essa idéia, além de ajudar o trânsito e o meio ambiente, ainda estimula a perda de alguns quilinhos. Cidades como Paris já implementaram o sistema de bicicletas públicas: o cidadão pode retirá-las em postos estratégicos e devolvê-las em vias públicas após o uso, deixando-a disponível para o próximo usuário.
Claro que essa iniciativa teria que ser acompanhada por mudanças viárias. "O Ministério das Cidades lançou linhas de financiamento de ciclovias, mas as prefeituras parecem não ter muito interesse", diz Raia Junior.
9:MANDE TUDO PELOS ARES
9:MANDE TUDO PELOS ARES
Não, ainda não estamos falando de carros voadores à la Jetsons. O assunto aqui é o Aeromóvel, uma espécie de "Fura-Fila" que deu certo. Esse minitrem em trilhos suspensos é movido por pás acionadas por ventiladores, que por sua vez funcionam com energia elétrica. Criado pelo engenheiro gaúcho Oskar Coester, o Aeromóvel infelizmente não recebeu muito investimento por aqui. Mas já foi instalado em Jacarta, na Indonésia.
10:ESTEIRAS ROLANTES NO COMBATE À PREGUIÇA
10:ESTEIRAS ROLANTES NO COMBATE À PREGUIÇA
Essa vai agradar aos preguiçosos: sistemas de esteiras rolantes subterrâneas - que já existem no Canadá e são fartamente utilizadas em aeroportos no Hemisfério Norte - para percorrer distâncias curtas. Certamente muita gente deixaria o carro em casa se tivesse essa alternativa.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com
Fonte: http://revistagalileu.globo.com
7 comentários:
Bons exemplos são para serem seguidos, copiados...
E eles querem melhorar??
Aqui em Porto Alegre eles sabem é gastar mais...
tudo pode ser feito mas com responsabilidade, engenheiros experientes e um governo querendo salvar vidas.
Gostei e achei muito importantes estas dicas.
Tomara que ela seja seguida.
A EPTC quer fazer???
Aqui em Porto Alegre não querem !!!
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