CIVILIDADE AO VOLANTE
A faixa de segurança como lugar sagrado
Campanha pretende tornar mais seguro singelo ato de atravessar uma rua
Muito mais que um simples sinal, estender o braço com a palma da mão exposta é um símbolo do ponto a que pretende chegar a campanha lançada ontem pela prefeitura de Porto Alegre para civilizar o trânsito da cidade.Aprefeitura pretende incorporar a mão estendida aos hábitos da população. Está na logomarca da campanha.
A faixa de segurança como lugar sagrado
Campanha pretende tornar mais seguro singelo ato de atravessar uma rua
Muito mais que um simples sinal, estender o braço com a palma da mão exposta é um símbolo do ponto a que pretende chegar a campanha lançada ontem pela prefeitura de Porto Alegre para civilizar o trânsito da cidade.Aprefeitura pretende incorporar a mão estendida aos hábitos da população. Está na logomarca da campanha.
E no comercial a ser veiculado pelas emissoras de TV durante os próximos quatro meses. Um homem, no início bem alinhado, com a barba feita e a gravata de nó impecável, fica um longo tempo diante da faixa sem poder atravessá-la – até barba espessa passa a ter.
Até que faz o tal gesto.Essas imagens, de diversas formas, serão espalhadas pela cidade em 605 pontos: 300 busdoors (cartazes em ônibus), 55 outdoors, 50 placas de esquina, nove comerciais em rádios FM, cinco em rádios AM e cinco em jornais, entre outras formas.
Durante o lançamento da campanha, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna, apresentou números que sustentam a necessidade de mudar o comportamento do porto-alegrense ao volante: houve um aumento de 4% nos atropelamentos entre 2008 e 2009, no período de janeiro a agosto, e também de 4% nas mortes por atropelamento entre 2008 e 2009, no mesmo período. Nas mortes nos acidentes de trânsito em geral, o aumento foi de 97 a 107 entre 2008 e 2009.
– Temos 6 mil faixas de segurança, mas a questão é cultural. Vamos mexer na civilidade – disse Senna, que prevê um novo comportamento “entrando pelos poros” até o fim do ano.O publicitário Fábio Bernardi, responsável pela campanha, tentará enfatizar que o pedestre e o motorista são o mesmo cidadão, apenas em momentos diferentes.A campanha será dividida em três etapas.
Na primeira, entre setembro e outubro, o objetivo será fazer as pessoas assimilarem o sinal da mão estendida. Na segunda, em outubro, personalidades farão o gesto em anúncios.
Na terceira, a população poderá enviar suas próprias imagens à prefeitura, com a possibilidade de tê-las afixadas em ônibus.Pelo telefone (51) 3289-4444 e pelo site http://www.novosinal.com.br/, é possível fazer reclamações e até ver a publicidade – há uma peça que a princípio não será veiculada pelas TVs, dirigida ao público infantil, minuciosamente didática.
O site já está no ar.– O que queremos é mudar o comportamento, e achamos que Porto Alegre está capacitada para isso – discursou o prefeito da Capital, José Fogaça.
Fonte: Zero Hora , 10/09/09
8 comentários:
Infelizmente os órgãos trabalham sozinhos...só querem é ibope...ñão vão acomunidade fazer pesquisa ou copiar o que ja deu certo inventam...
Parabéns pelo blog que mostra essa violência cada vez mais presente nas nossas vidas.
Silvia
Pelo que li no ZH esta campanha está com quase 5 anos de atraso, conforme promessa, mas antes tarde do q nunca.
Agora qt tempo levará para os motoristas e pedestres participarem com ações nesta campanha?
Achei ela uma boa iniciativa. Torço q dê certo e q possa ser copiada em outros municípios.
Gravataí está precisando.
Faço minha as palavras da amiga Mariana " torço para que de certo"
Campanhas não podem ser por uma estação, devem durar uma vida, educar é assim...
Prefeito continua plantando árvores deixa esse negócio para quem entende...
Vamos torcer para que dê certo,para que motoristas tenham consciência e principalmente educação.
Prefeito precisamos é dar educação para todos aí tudo muda!!!!!!!!
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