Translate

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação e multa contra desrespeito



RESPEITO À FAIXA
Educação e multa contra desrespeito
A solução dos problemas de circulação em frente às escolas passa por um tripé formado por educação, obras e fiscalização. Com 400 servidores divididos ao longo das 24 horas do dia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que não tem como colocar um agente para fiscalizar o trânsito em frente a cada instituição. São cerca de 400 colégios em Porto Alegre, o mesmo número do efetivo.A saída é fazer rondas periódicas nas áreas mais problemáticas e contar com a colaboração dos pais.
Desde a semana passada, a empresa trabalha na divulgação de uma campanha de educação de trânsito que pretende mudar a relação entre condutores e pedestres na Capital. Nas travessias com faixa de segurança, mas sem sinaleira, os pedestres são incentivados a estender a mão para solicitar a parada dos carros. Os motoristas, ao verem o gesto, devem permitir a passagem.
– A multa é um dos mecanismos que temos para disciplinar, mas não é só uma questão de ter agente ou não. Por isso buscamos uma mudança de cultura com a campanha. É um mau exemplo o pai não parar para os colegas dos filhos (na faixa de segurança) – diz o diretor-presidente da EPTC, Luiz Afonso Senna.
Na Capital, estão demarcadas 6 mil faixas de segurança. Por dia, 20 são repintadas pela equipe de manutenção, especialmente as localizadas em frente a unidades de ensino. Para a engenheira civil Christine Nodari, especialista em segurança viária da UFRGS, obras podem minimizar problemas de circulação.
O ideal, segundo a especialista, é que as escolas tenham uma área exclusiva para embarque e desembarque:O consultor de engenharia de trânsito Mauri Panitz destaca que toda a sinalização do entorno deve ganhar atenção. As faixas devem estar bem visíveis, assim como placas de advertência e indicação de limite de velocidade.

6 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Os país querem todos largar os filhos na porta da escola, mas com respeito, inclusive aos outros país.

Mariana disse...

Além das faixas estarem bem visíveis, é preciso os motoristas querem ver.
Muitos pais devem ir para a escola da vida.
Eu largo o meu filho numa quadra antes da escola e pego ele também.
Sempre tem aonde estacionar.
Basta vontade de ser responsável.

ONG ALERTA disse...

Educação é com os país, dar bom exemplo, ensinar é na escola!

Lu Citadin disse...

Ainda estamos engatinhando na questão da Educação.....

Paulo Soares disse...

Bons exemplos são importantes...

Fernanda Guerra disse...

Vergonha e depois querem filhos educados!