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segunda-feira, 7 de setembro de 2009

RS vai instalar radares nas rodovias federais com mais acidentes

RS vai instalar radares nas rodovias federais com mais acidentes
Dnit prevê até março a instalação de 25 dos 126 novos fiscais eletrônicos.Quem ultrapassar o limite de velocidade poderá pagar até R$ 574,61.
As rodovias federais do Rio Grande do Sul com o maior número de acidentes e infrações receberão novos equipamentos eletrônicos de fiscalização. Até março, devem estar instalados 25 dos 126 novos fiscais eletrônicos que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê para as estradas no estado.
A rodovia Porto Alegre-Nova Petrópolis (BR-116) terá 38 lombadas eletrônicas. No trecho entre Canoas e Novo Hamburgo, serão nove dispositivos capazes de flagrar veículos que passarem o sinal vermelho ou invadirem a faixa de segurança.
No interior, a prioridade serão as rodovias Cruz Alta-Livramento (BR-158) e Canoas-Frederico Westphalen (BR-386), que receberão, cada uma, 10 novos pardais. Dez por cento dos equipamentos deverão ser do tipo inteligente: lerão a placa do veículo, transmitindo informações sobre irregularidades (como atraso de impostos e comunicação de roubo) ao posto mais próximo da Polícia Rodoviária Federal.
Trechos de rodovias pouco movimentados, que convidavam motoristas a pisar no acelerador, também serão monitorados eletronicamente. A BR-290, entre Rosário do Sul e Uruguaiana, deverá receber oito pardais. Na BR-471, de Santa Vitória do Palmar a Chuí, estão previstos três pardais.
Edital
Segundo o edital 471/2009 do DNIT, que está sendo lançado e que detalha como deverá ser a licitação para a implantação dos 126 radares, as rodovias federais gaúchas receberão 69 lombadas eletrônicas, 48 pardais e nove caetanos (aparelho que registra o avanço do motorista diante do sinal vermelho ou a parada na faixa de pedestre).
O superintendente regional do Dnit no Estado, Vladimir Casa, observou, no sábado (5), que os equipamentos fazem parte de uma previsão para melhorar a segurança no trânsito. Não significa que todos sejam instalados, podendo haver mudanças em função de necessidades no tráfego. Para quem ultrapassar o limite de velocidade, a conta pode chegar a R$ 574,61.
No entanto, o coordenador de Operações Rodoviárias do Dnit, Luiz Cláudio Varejão, diz que o objetivo do maior rigor não é a arrecadação. "A gente espera reduzir o número de mortos e feridos. Onde os equipamentos foram instalados, a quantidade de acidentes caiu de 60% a 70%", argumenta Varejão. (*Com informações do jornal Zero Hora)
Fonte: g1, O Portal de Notícias da Globo 07/09/09 - 08h09 - Atualizado em 07/09/09 - 08h09

2 comentários:

Ricardo Conceição disse...

É o mínimo!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Infelizmente existe a tal da burocracia...tem que instalar logo!!!