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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Uma via-sacra para atravessar a Nilo

TRÂNSITO NO LIMITE
Uma via-sacra para atravessar a Nilo
Criada para desafogar o fluxo, rótula se transformou em obstáculo em uma das principais rotas da Capital
Criada com o objetivo de facilitar o trânsito, a rótula da Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, é responsável por um de seus principais nós.
Para superar um trecho de apenas 500 metros, o que seria possível em 30 segundos em condições ideais, os condutores ficam praticamente parados durante 10 minutos no gargalo viário.
A busca por uma solução se arrasta a uma velocidade equivalente: há três anos é esperada a eliminação da rotatória.Odrama por que passam diariamente os condutores foi experimentado ontem por ZH.
Em um automóvel, a reportagem ficou presa nas imediações da rótula das 18h14min às 18h24min. Logo depois do cruzamento com a Terceira Perimetral, no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos para.
A partir daí, a aproximação ao encontro com as vias Carazinho e Carlos Trein Filho é feita aos solavancos: os motoristas mal arrancam e são forçados a parar novamente.
Ontem, o carro de ZH teve de frear 13 vezes enquanto a lenta procissão de condutores passava pelo círculo de asfalto transformado em obstáculo.
Além disso, a dificuldade de circulação estimula motoristas a descumprirem regras de trânsito, e pedestres a se arriscarem em travessias inseguras.
Uma das irregularidades mais comuns adotadas é a utilização da faixa mais à direita – que deveria ser empregada somente para conversão à Rua Carlos Trein Filho – para seguir em frente rumo à Avenida Nilópolis.
O problema é que, junto à rótula, os automóveis acabam forçando a passagem para a faixa da esquerda a fim de se manter no percurso.
O resultado é ainda mais lentidão e risco de acidentes.Ontem, o motorista de um Gol freou centímetros antes de bater em um Audi que cortou sua frente sobre uma área de tachões, onde é proibido passar.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) planeja a eliminação da rotatória desde 2006, que seria substituída por sinaleiras.– Sou obrigada a enfrentar esse pesadelo duas vezes por dia, para deixar meu neto na escola – lamenta a aposentada Ana Maria Loureiro, 62 anos.Como usuária frequente do nó viário, ela já testemunhou acidentes e até assaltos aos motoristas embretados pela lentidão.A dificuldade de circulação no local não afeta apenas quem anda sobre rodas.
A pedestre Adelina Vasconcellos, 56 anos, levou quase cinco minutos esperando para atravessar de um lado a outro da Nilo.– Tem uma sinaleira, mas fica longe da parada de ônibus – conta a usuária.Vencida a travessia da avenida, Adelina se dedicou a enfrentar outro martírio: passar quase duas horas dentro de um ônibus ao longo da Assis Brasil até chegar em casa, no bairro Sarandi.Por meio da assessoria de imprensa, confirma que o projeto está pronto e deverá ser encaminhado para licitação em breve, a um custo de R$ 793 mil.
Porém, não foram informados prazos definidos para a abertura da licitação e a conclusão das obras.
marcelo.gonzatto@zerohora.com.brMARCELO GONZATTO
Os nós da via
POR QUE A RÓTULA EMPERRA

O número de automóveis supera a capacidade da rotatória
O tempo de espera para ingressar na rótula leva à formação de longas filas de automóveis
O risco de acidentes, frequentes no local, contribui para a redução na velocidade
Contraponto
O que diz a EPTC

Informa que está pronto, aprovado e encaminhado para a Smov um projeto que substitui a rótula por conjuntos de sinaleiras, inclui o alargamento da Carlos Trein Filho em uma faixa nas proximidades e a readequação de canteiros.
O que diz a Smov
ZERO HORA.com
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Envie sua história curiosa sobre os momentos ganhos ou perdidos no trânsito para www.zerohora.com/participe
Fonte: Jornal Zero Hora

9 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Que loucura como estou sempre de carro nem percebo, é um perigo.

Maria Inês Mascarenhas disse...

avessar ruas é difícl, devria haver talvez faixas em lugares determinados mas tem de haver educação dos motorista.

Fernando Becker disse...

gente que perigo são vidas não bonecos.

Jurandir Santos disse...

Sra. tem faixas mal colocadas e ruas sem faixas??

João Francisco disse...

as pessoas pensaam em pedestres...........

Fernanda Guerra disse...

Motoristas são irresponsáveis sim pois não se colocam do outro lado .

Ana Maria Fonseca disse...

Talvez engenheiros?????

Anônimo disse...

Mais um capítulo smow e eptc, qual será o final?

Marcelo Santos disse...

que loucura