Translate

sábado, 23 de maio de 2009

Educação e infraestrutura

Educação e infraestrutura
O economista Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, que se notabilizou como o homem que previu a debacle da economia mundial, apontou alguns dos principais desafios brasileiros para os próximos anos.
Segundo ele, para elevar a média do crescimento até o ritmo dos demais integrantes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), nosso país precisa investir na educação e na infraestrutura.
O Brasil, cujo crescimento nas últimas três décadas oscilou de zero a 5%, precisa perseguir um ritmo maior, igual ao registrado, por exemplo, pela China e pela Índia nos últimos anos, cujo crescimento foi próximo de 10%.
O economista, a quem ninguém atribuía importância e que era até ridicularizado quando vaticinava a explosão do sistema financeiro norte-americano, percebe com agudeza os atuais gargalos da economia brasileira.
A preparação da população para enfrentar adequadamente as tarefas do futuro imediato exige, antes de qualquer outra providência, um investimento na qualificação de seu nível educacional.
O exemplo de países que se transformaram positivamente nas últimas décadas mostra que a qualidade da educação é condição indispensável para qualquer pretensão de desenvolvimento sustentável.
Quanto à realidade do país, afora conquistas fundamentais como a estabilidade macroeconômica e a solidez do sistema bancário, ela ainda se ressente de investimentos na infraestrutura e de reformas capazes de dar mais eficiência ao setor público.São temas cada vez mais decisivos para a confirmação das potencialidades brasileiras.
Os avanços já conseguidos, que servem de plataforma para voos mais altos, precisam ser complementados por decisões estratégicas tanto na qualificação do ensino e na modernização da máquina pública quanto nos investimentos prioritários em infraestrutura de energia e de transportes. Vencida a atual crise, serão essas decisões as que definirão nosso país como um dos mais promissores protagonistas da economia mundial.
Fonte Jornal: Zero Hora, 24/05/09

2 comentários:

Sonia Ramos disse...

Podemos melhorar o ensino e muito, mas quem quer?

Paulo Soares disse...

Educação é importante mas o gov nem ta ligando nem paga pelos professores