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sexta-feira, 22 de maio de 2009

“A cidade não vai parar”



TRÂNSITO NO LIMITE
“A cidade não vai parar”
Secretário promete obras para aliviar drama diário vivido por motoristas na Capital
Alvo da insatisfação de milhares de motoristas e passageiros de ônibus que padecem em congestionamentos na Capital, o secretário municipal de Mobilidade Urbana e presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna, afirma que também se sente frustrado.
Um dos principais motivos é a dificuldade em fazer deslanchar seu projeto prioritário para Porto Alegre, o chamado Portais da Cidade, que, segundo Senna, está emperrado há mais de um ano à espera de aval da União para obter um empréstimo a fim de acelerar e organizar o transporte público.
Embora admita que a situação do trânsito na Capital é problemática – principalmente nos corredores de ônibus da Farrapos e da Assis Brasil–, Senna garante que a cidade não vai parar e promete obras como a construção de novos viadutos na Terceira Perimetral para aliviar o drama diário a que são submetidos os condutores porto-alegrenses.
Sobre a frequente reclamação de demora na busca de soluções eficientes para a circulação urbana, argumenta que a necessidade de planejamento alarga os prazos de implementação dos projetos.
Confira, a seguir, a posição do secretario sobre alguns dos temas que afligem motoristas e passageiros da Capital.
Avanço dos congestionamentos“Temos conjunto de obras a serem feitas. Queremos incluir três viadutos no PAC, a trincheira sob o viaduto Leonel Brizola, outro viaduto na Plínio com a Carlos Gomes, e outro perto da Aparício.
Além disso, temos a construção da Avenida Tronco, saindo do Olímpico e chegando ao Praia de Belas, a duplicação da Beira-Rio, que já tem recursos chegando, são alguns exemplos em que já estamos trabalhando.
Os viadutos deverão estar prontos até 2010, no máximo 2011. Temos melhorias em interseções e cruzamentos.Há outra dimensão que é de inteligência, temos uma central, o início de um processo em que vamos monitorar e intervir no trânsito, e em seguida trabalhar com painéis de mensagens para informar se uma via está mais ou menos congestionada do que outra. Porto Alegre não é a primeira cidade do mundo a ter muitos carros.
Quando dizem que a cidade vai parar, a pergunta que eu faço é: quantas cidades do mundo pararam? Nenhuma.
Por que vamos ser a primeira?”Espera pelas ciclovias“Agora em junho deveremos fazer licitação de trecho de 3,2 quilômetros na Restinga. É o primeiro trecho construído com dinheiro público. Já construímos alguns quilômetros na Diário de Notícias.
Todo empreendimento grande deve, como contrapartida, construir trechos de ciclovias. O BarraShopping já construiu, o Praia de Belas vai construir na Ipiranga, desde a Beira-Rio até a esquina da Erico Verissimo.Fizemos o Plano Diretor Cicloviário, que está na Câmara para ser aprovado e identificou 495 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. São 195 quilômetros que interligam todas as regiões da cidade.
Além disso, tem as redes locais de cada bairro. Demorou décadas para ser feito, mas está pronto. Nenhuma cidade brasileira tem. Estamos tentando incluir no PAC da Copa. Mas a cidade está traumatizada com planos.
Ninguém anda de bicicleta em cima de plano. Precisamos sinalizar para a cidade que estamos fazendo. A ideia é construir 20 quilômetros por ano até a Copa.
”Situação da Terceira Perimetral“Se demora 55 minutos para percorrer quase 20 quilômetros, e como ninguém sai de uma ponta e vai até a outra, as pessoas andam talvez metade desse trajeto, então deve ser metade do tempo, então são 25 minutos.
Em quantas cidades do mundo tu sais do Extremo Norte e vai ao Sul, na avenida mais congestionada, no horário de pico, em 55 minutos? Quando eu faço essa pergunta, as pessoas param e pensam, “puxa, é mesmo”.
Como as pessoas na realidade viajam menos tempo do que isso, porque as distâncias são menores, então o tempo é menor.E o corredor de ônibus da Perimetral, que tem gente que acha que é um absurdo ter o corredor vazio. Isso se chama prioridade para o transporte público, que é a saída que todas as cidades do mundo que enfrentaram problemas de congestionamento tomaram. A linha T11 é um sucesso hoje.
Começa no aeroporto e termina lá em Ipanema, usa toda a Perimetral.
”Lentidão no transporte coletivo“Há um excesso de ônibus andando nos corredores, e muitos deles andam vazios. Significa uma ineficiência do sistema em transportar as pessoas de forma razoável, mas sem desperdiçar recursos. Por que isso acontece? Temos dissociação entre transporte metropolitano e o urbano.
A forma como procuramos consertar isso é trabalhar em cima de plataforma de bilhetagem eletrônica, mas com a lógica de que todo mundo que está no corredor deve ir para o mesmo lugar. É a ideia do Portais da Cidade.
Ao mesmo tempo, a ideia é racionalizar a utilização dos ônibus pela bilhetagem eletrônica integrando o sistema metropolitano com o sistema urbano.
Esse é o projeto. Isso com aquele terminal, é só ir lá na Salgado Filho para ver o que é aquilo ali. Estamos reformulando o projeto, fazendo adaptações, como eliminar o terminal previsto no Largo Zumbi dos Palmares, mas temos a solução.”
marcelo.gonzatto@zerohora.com.brMARCELO GONZATTO
Fonte Jornal zero Hora, 22/05/09

3 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Não te contaram a cidade já parou!

Jurandir Santos disse...

Contrata um engenheiro talvez ajude como defende este blog?

Maria Inês Mascarenhas disse...

sr quer fazer algo ou só aparecer como todos