Translate

quinta-feira, 28 de maio de 2009

No Paraná, motorista que deixar de entregar CNH cassada será preso

No Paraná, motorista que deixar de entregar CNH cassada será preso
O motorista do Paraná que tiver sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada e não entregar em 48 horas poderá ser preso em flagrante por desobediência.
Há uma estimativa no Estado de que apenas 10% dos motoristas que têm a habilitação suspensa entregam o documento.
Outros 90% continuam com a CNH e ainda continuam dirigindo.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou nesta quarta-feira que irá colocar a polícia para "caçar" os motoristas com a CNH suspensa. A resolução foi assinada hoje por Delazari.
"Temos mais de 100 mil notificações de suspensão da CNH enviadas aos motoristas. A partir de agora, todos eles, sem exceção, poderão receber a visita de policias militares em suas casas e deverão ser encaminhados à delegacia mais próxima para responderem ao crime de desobediência. É melhor que todos comecem logo a procurar o Detran para entregar seus documentos", disse o secretário.
De acordo com a resolução, após o período de 48 horas da notificação, o Detran -PR (Departamento Estadual de Trânsito) irá encaminhar uma lista à Polícia Militar com os dados dos motoristas que não entregarem a CNH.
A PM deverá ir atrás dos condutores para recolher o documento. Em caso de desobediência à ordem policial, o motorista será preso e encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.
A medida também se estende à autoridades que descumpram a ordem, segundo o secretário. "Não haverá proteção.
Cidadãos comuns e autoridades públicas que não respeitarem a ordem sofrerão as consequências.
Na Secretaria da Segurança eu já solicitei um levantamento para ver se há policiais que estão com as carteiras suspensas para tomar as providências internas. Sugiro que todos os órgãos e empresas façam a mesma coisa, ajudando a polícia", afirmou o secretário.
Atualmente, o Estado do Paraná tem cerca de 3,9 milhões de pessoas habilitadas. Até abril deste ano, o Detran contabilizava pouco mais de 112 mil notificações enviadas de aviso de suspensão de carteira que ainda esperam cumprimento.
Outros 139,5 mil motoristas estão cumprindo a suspensão conforme a lei.
Carteira cassada
O deputado Fernando Carli Filho (PSB)que se envolveu no acidente que provocou a morte de Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20, estava com a carteira de habilitação cassada.
A CNH do parlamentar foi suspensa porque excedeu o total de pontos permitidos --totalizava 130 pontos, enquanto o máximo permitido é de 20.
De acordo com informações do Detran, o deputado possuía 30 multas, desde 2003. Destas, 23 eram por exceder limites de velocidade. O deputado recorreu de 12 das 30 multas.
Fonte: Folha de São Paulo on line

3 comentários:

Mariana disse...

Até parece que irá funcionar.
O que mais existem são leis, mas não há o cumprimentos delas.

João Francisco disse...

Leis, normaa o que mais estes caras querem............

Lu Citadin disse...

A idéia é ótima,quero saber quem vai fiscalizar!!!!!