Translate

sábado, 30 de maio de 2009

Pesquisa revela o tempo que motoristas perdem nos congestionamentos

Pesquisa revela o tempo que motoristas perdem nos congestionamentos
O dia parece ter duas horas a menos para quem vive nas grandes cidades. É o que revela uma pesquisa sobre trânsito feita em quatro capitais.
Nem com sirene ligada é fácil avançar no trânsito caótico.
“A cada dia tá pior”, afirma um motorista. E está mesmo. Uma pesquisa feita em quatro capitais revela que em São Paulo, a maioria dos motoristas (38%) perde até três horas nos congestionamentos.
Em Porto Alegre (45%) e em Belo Horizonte, (44%), uma hora. E no Rio, o trânsito encurta o dia em duas horas das pessoas ao volante (53%). “É como se o dia tivesse 22 horas, porque duas horas elas já entregaram pro congestionamento”, declara Paulo Resende, pesquisador da Fundação Dom Cabral. E mais: carros e ônibus viraram sala de estar, escritório.
“To ouvindo a notícia”, fala o motorista.
“Ouvindo um sonzinho”, revela outro. Isto é o que a maioria faz, segundo a pesquisa, mas tem gente que lê, estuda ou adianta os negócios falando ao celular ignorando as leis de transito. Cenas que se multiplicam na mesma proporção do problema.
Em são paulo, a maioria dos entrevistados (53%) disse que enfrenta congestionamentos três vezes por dia. No Rio (47%), em Porto Alegre (53%) e em Belo Horizonte (45%), duas vezes por dia.
“Tem que ter Deus no coração! Só assim. Muita paciência”, comenta outra motorista. Hoje a frota cresce mais que o número de gente. Segundo a federação que representa as montadoras, mais de 500 carros novos vão parar as ruas por hora no Brasil.
Nesse mesmo período, de acordo com o IBGE, a população brasileira aumenta em 15 pessoas.
Para o coordenador da pesquisa, o investimento em obras públicas precisa acompanhar o ritmo do trânsito. E o que a maioria esta fazendo para escapar dos congestionamentos? “Sair mais tarde por causa do trânsito”, diz um senhor.
“Mais cedo pra chegar mais cedo”, afirma outro. São os cariocas os que mais têm buscado estas alternativas.
Desviar a rota tem sido a segunda opção de quatro de cada dez entrevistados nos quatro estados. “Tentar achar um caminho mais rápido mais perto”, diz um motorista. Mas andar de transporte coletivo ou carona poucos querem.
Mais de 50% assumiram que não estão fazendo nada para evitar os congestionamentos. “Uma pessoa sozinha no veículo, que isto é quase 70% ela está provocando congestionamento, porque ela poderia ter um acompanhante.
Mas as pessoas não se sentem responsável pelo congestionamento”, alerta o pesquisador.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 28/05/09 - 15h05 - Atualizado em 28/05/09 - 15h05

2 comentários:

Rogério Vargas disse...

Mas aprender a ter paciência.

Ana Maria Fonseca disse...

Tem coisas muita mais importantes no tânsito que o tempo que levam...