As grandes metrópoles do mundo vivem e enfrentam problemas sociais e econômicos alarmantes. Dentre os reflexos deles decorrentes, que estão diretamente relacionados com a qualidade de vida de suas populações, estão os de transporte e trânsito.
A administração do trânsito tornou-se um imenso desafio, uma vez que a disputa pelos espaços do sistema viário transformou-se em conflito constante entre motoristas e pedestres.
Nesse contexto foi que, em 1976, criou-se a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET com o objetivo de planejar e implantar, nas vias e logradouros do município, a operação do sistema viário, com o fim de assegurar maior segurança e fluidez do trânsito.
Essa missão certamente é cada dia mais difícil e complexa considerando o resultado da aceleração da demanda por veículos automotores, pronta e eficientemente respondida pela indústria automobilística, que introduz nas ruas paulistanas cerca de 500 novos carros por dia. Atualmente a cidade de São Paulo, uma das quatro maiores metrópoles do mundo, conta com aproximadamente 14.600 Km de vias, uma frota de veículos cadastrados de 4.900.000 e uma população de 10 milhões de habitantes, tem uma saturação quase permanente do sistema viário, tornando estratégicas as atividades de operação de campo, realizadas 24 horas por dia por engenheiros e técnicos operacionais.
Múltiplos objetivos passaram a ser simultaneamente prioritários, como a necessidade de fluidez, o aperfeiçoamento da segurança e a modernização dos equipamentos.
O investimento da Prefeitura do Município de São Paulo desde a criação da CET tem sido fator primordial para melhoria das condições do sistema viário e segurança de seus usuários nos diversos deslocamentos realizados diariamente.
Esses investimentos foram fundamentais para implantação de 5 modernas centrais de tráfego, permitindo a substituição de semáforos obsoletos em 40% dos quatro mil cruzamentos sinalizados, mudando o padrão de sinalização da cidade e diminuindo sensivelmente as horas de espera socialmente perdidas em extensas lentidões.
O programa de implantação de 163 câmeras de televisão nas principais interseções vem permitindo um melhor monitoramento operacional, tornando mais rápidas as providências para remoção de interferências que dão origem aos congestionamentos.
O uso obrigatório de cinto de segurança nos veículos foi uma ousada e consistente medida, pioneira no País, rapidamente absorvida pela população e seguida por muitas outras cidades brasileiras.
A segurança no trânsito aumentou com a introdução de registradores fotográficos de infração aos semáforos, tecnologia inteiramente desenvolvida pela CET.
Colocados nos cruzamentos mais movimentados, registrando fotograficamente as transgressões, vem mostrando alto poder de inibição da prática de infrações.
As numerosas melhorias implantadas no sistema viário - novas vias de ligação, túneis, pontes, viadutos, passarelas, alargamento do viário, etc. - exigiram estudos detalhados para integra-las ao sistema viário em operação, de forma a dar mais eficiência ao desempenho do trânsito.
Outra estratégia adotada, está direcionada à Educação para o Trânsito para se alcançar, a médio prazo, maior fluidez e segurança nos deslocamentos realizados, configurando-se em fator determinante para o desenvolvimento de atividades dirigidas a diversas faixas etária da população.
Para isso, temos atividades que são desenvolvidas nas escolas e locais públicos e outras que são desenvolvidas em nossos dois centros de treinamento.
A Secretaria Municipal de Transportes, responsável pela estratégia de atuação da CET dentro do Governo Municipal, apoia, de forma preponderante, os projetos que necessitam de maior investimento e de desenvolvimento de tecnologia de ponta.
Dessa forma a atuação da prefeitura nos investimentos realizados trouxe como resultado a diminuição do número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito, cujo índice por 10.000 veículos passou de 11,0 em 1987 para 3,3 em 1998, o que demonstra os esforços que vem sendo realizados para a melhoria das condições de segurança no trânsito da cidade.
8 comentários:
veria ter aqui em Porto Alegre?
Não tem engenheiros aqui só irresponsáveis.
Aqui como funciona?
Nós temos este órgão em nosso estado?
Como funcionaria se tivessemos uma engenharia? Haveria mais roubos?
isso existe, é só sonho
Depois de ouvir a Sra falar fiquei imprecionado com a falta de engenheiros
Interessante o CEYTRAN faz reunião para combate ao trânsito, é justamente o que a ong defende especialista nesta área, mas tudo ao seu tempo.
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