'Fiscalização vai salvar vidas'
O professor da UnB, David Duarte, é doutor em segurança de trânsito e comenta perigo das motos no trânsito.
Alexandre Garcia assistiu a reportagem ao lado do professor David Duarte, da Universidade de Brasília (UnB). Ele é doutor em segurança de trânsito. O comentarista do Bom Dia Brasil lembra que o Código Brasileiro de Trânsito existe desde 1997.
“Havia esse impedimento de as motos costurarem no trânsito.
O professor da UnB, David Duarte, é doutor em segurança de trânsito e comenta perigo das motos no trânsito.
Alexandre Garcia assistiu a reportagem ao lado do professor David Duarte, da Universidade de Brasília (UnB). Ele é doutor em segurança de trânsito. O comentarista do Bom Dia Brasil lembra que o Código Brasileiro de Trânsito existe desde 1997.
“Havia esse impedimento de as motos costurarem no trânsito.
Conta-se que havia um motociclista esportivo, importante, no gabinete civil da presidência da República que sugeriu que se vetasse o artigo.
E se criou a cultura de as motos trafegarem nos chamados corredores da morte e o automóvel não dar espaço igual ao de um carro para as motos”, conta Alexandre Garcia.
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O professor David Duarte diz que é preciso mudar a estratégia de fiscalização.
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O professor David Duarte diz que é preciso mudar a estratégia de fiscalização.
“É preciso, por exemplo, colocar cones em locais específicos, aumentar o volume de fiscalização, parar as motos.
Ou vamos continuar com essa carnificina de motos”.
Imagina-se que, este ano, o número de mortos em acidentes de motos chegue a 10 mil.
“Em 2007, foram 6,5 mil mortos e 50 vezes mais feridos.
O número de motocicletas aumenta a cada ano – e o número de mortos e feridos também.
Isso deve custar ao Brasil cerca de R$ 8 bilhões só com acidentes de motos.
Há dois tipos de colisões básicas nas grandes e médias cidades: batida na traseira ou batida na lateral”, reforça o especialista em trânsito.
Se o projeto for aprovado, essa será uma infração nova, com multa média e quatro pontos na carteira. Para David Duarte, “não há lei sem penalidade.
É preciso isso para que a vida dos motociclistas seja protegida.
A fiscalização vai salvar vidas”.
Criou-se uma cultura e as restrições não entraram em vigor.
É impossível o governo fiscalizar todas as motos em todo o país.
“Não é o governo que dirige a motocicleta, é o motociclista. O governo tem a obrigação de ensinar técnicas corretas, de promover a segurança.
O motociclista tem que ser educado para dirigir de forma segura”, aponta o professor da UnB.
O Portal de Notícias da Globo 15/04/09 - 08h01 - Atualizado em 15/04/09 - 08h01
O Portal de Notícias da Globo 15/04/09 - 08h01 - Atualizado em 15/04/09 - 08h01
5 comentários:
A realidade é que ninguém acha que vai acontecer até o dia em que o pavor bate em sua porta, tem de existir sim mais cuidado pois os responsáveis sempre pagam pelos irresponsáveis é como tudo neste país, infelizmente tem de haver leis mais eficientes e serem cumpridas é lógico...outro ato falho aqui no Brasil, deixa assim...
O governo deve fazer sua parte fiscalizar, lei sem resposta não existe.
Quem salva vida é a responsabilidade de ensinar, mostrar o que esta errado neste país.
É preciso se preocupar com vidas só isso.
Fiscalizar o que, quem, aonde, alguém se importa.
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