Cidade do ABC iniciou testes em 60 cruzamentos nesta semana.Sistema de gerenciamento é baseado em software alemão.
Software foi instalado para melhorar fluidez em ruas como a Jurubatuba, no Centro de São Bernardo (Foto: Divulgação)
Foto: Roney Domingos/ G1
A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, começou a testar nesta semana um sistema de semáforos baseado em um programa de computador importado da Alemanha que promete reduzir os acidentes de trânsito em até 25% e aumentar a fluidez do tráfego em 30%. A novidade entrou em cena na segunda-feira (13) em 54 semáforos de 60 cruzamentos.
"É um programa de computador que calcula os tempos nos semáforos e produz 'ondas verdes' para aliviar o trânsito", afirma o engenheiro de tráfego Alexandre Zum Winkel, ex-funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e mestre na área formado na Alemanha, de onde trouxe a tecnologia.
Winkel diz que o sistema reduziu o horário de pico nas vias do sentido São Bernardo - Santo André em 30 minutos durante a manhã de terça-feira (14), segundo dia de testes."Ainda estamos fazendo ajustes", afirma. Ele espera que o sistema esteja funcionando plenamente dentro de duas semanas. Por enquanto, a prefeitura não realizou a compra de nenhuma licença do software.
O coordenador de projetos da Prefeitura de São Bernardo, Geraldo Moura, afirma que o programa de computador custa R$ 30 mil, mas a implementação de todo o processo custará cerca de R$ 300 mil.
O projeto piloto é parte da preparação da licitação de uma central semafórica orçada em R$ 22 milhões. A licitação será aberta no segundo semestre deste ano. Ainda de acordo com Moura, a escolha do programa de computador agora não afetará a livre concorrência quando a licitação for aberta.
A frota de São Bernardo tem 437 mil veículos, mas a cidade também serve como ponto de passagem entre a capital paulista e as cidades do ABC. Por causa disso, de acordo com a prefeitura, as ruas da cidade recebem um total de 850 mil carros por dia.
O engenheiro Alexandre Zum Winkel apresenta o software Lisa, uma espécie de 'marronzinho eletrônico' (Foto: Roney Domingos/ G1)
A Avenida Faria Lima, eleita como prioridade, concentra o maior número de pontos de estrangulamento. Atualmente, para passar pela via, os motoristas param em até cinco semáforos.
Os técnicos querem tornar possível percorrer todo o trecho com, no máximo, uma parada. O novo sistema será utilizado também nos corredores Jurubatuba, Marechal Deodoro e Santa Filomena.
Batizado de "Lisa +", referência à abreviatura de semáforo em alemão, o software em teste cria ritmos de funcionamento para os semáforos de acordo com o momento do dia.
Winkel afirma que, diferentemente dos outros gerenciadores de tráfego, o Lisa + "olha" para todos os cruzamentos e suas adjacências ao mesmo tempo. Os semáforos reagem à dinâmica do tráfego aliviando automaticamente os pontos onde pode haver concentração de veículos.
Antes de entrar em operação, o software precisa ser abastecido com informações sobre o tráfego. Técnicos alimentam o programa desde 13 de fevereiro com estatísticas sobre origem, destino, velocidade, capacidade, tempo de segurança e outras variáveis.
Em seguida, o programa faz tudo sozinho."Após a contagem das informações, o software monta todas as operações dos semáforos", explica. Winkel mostra uma tela colorida parecida com a de um videogame que apresenta a especialidade de Lisa +: a simulação do tráfego em São Bernardo e em uma estrada do interior paulista.
Os veículos se movem em harmonia, sem pontos de parada e com segurança. "A diferença é aqui [na simulação] os carrinhos não se movem aleatoriamente. Tudo tem paralelos com o mundo real, em escala menor", afirmou Zum Winkel.
O Portal de Notícias da Globo 16/04/09 - 06h35 - Atualizado em 16/04/09 - 08h16
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Fiscalizar é a palavra chave.
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