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sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lei de Trânsito pode proibir motos de circular entre carros

Lei de Trânsito pode proibir motos de circular entre carros
Ideia está em discussão no Congresso e divide opiniões. Os argumentos? A favor, dar mais segurança ao trânsito. Contra, a previsão de mais congestionamento.
Quem já não se assustou com uma moto que passa raspando, com um motoboy mudando de faixa de repente? As motos são um perigo em alta velocidade e esse problema passa perto de milhares de brasileiros, todos os dias. São manobras arriscadas, que acabam em acidentes, muitos fatais.
Um projeto no Congresso quer mudar o Código de Trânsito, proibindo que as motos circulem entre os carros. A discussão divide opiniões.
Há quem diga que a medida acabará com a rapidez nas entregas.
É um consenso difícil, mas o projeto pode virar lei.
O problema é que, como todos sabemos, algumas leis aqui no Brasil simplesmente não pegam. Apenas a discussão do projeto já levantou uma série de dúvidas, principalmente com relação à fiscalização. Nas ruas, a imagem do abuso.
O espaço entre os carros é mínimo. Nas grandes cidades, a qualquer hora do dia, se tem congestionamento, os motoqueiros cortam por entre os carros para ganhar tempo.
“Eu acho perigoso porque eles vêm rápido e não dá nem tempo de desviar”, comenta a professora Adriana Paiva.
Vale passar até por onde parece que não vai dar. Em uma rua com carros demais, os motoqueiros usam a contramão para escapar do congestionamento.
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OPINE: O que você acha da mudança na lei?
'Fiscalização vai salvar vidas'
Em Salvador (BA), os motociclistas até se esqueceram que dirigir sem capacete é falta gravíssima, podem perder sete pontos na carteira e pagar multa.
Nas ruas do Rio de Janeiro, um motoqueiro morre por dia. Algumas motos até circulam sem placa e não são multadas.
O guarda disse que não tinha talão para multar: “Acabou no estoque há dois meses”.
Em Belo Horizonte (MG), as motos representam apenas 11% da frota de veículos, mas estão envolvidas em metade dos acidentes. No Amazonas, o número de vítimas cresceu 20% em relação ao ano passado.
Os números mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) são de 2006. Mostram que, em todo o país, quase 20 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito.
Desses, 3,1 mil estavam em motocicletas. Para tornar o trânsito mais seguro, em São Paulo foi criada a faixa preferencial para motos em algumas avenidas.
Mas os motoristas não respeitam.
No Congresso, um projeto em discussão cria uma nova norma: proíbe motociclistas de circular entre os carros. Eles também ficariam proibidos de trafegar entre um veículo e a calçada.
A multa prevista nesses casos seria de R$ 85.
Os motoqueiros não gostaram.
“Vai ser difícil respeitar porque os motoboys são muito apressados.
As empresas exigem que eles andem no limite”, diz o motoboy Iolando Nunes.
“Não tem como. É melhor andar de carro”, sugere um motoboy.
A ideia não é nova. Em 1998, passaria a fazer parte do Código Brasileiro de Trânsito. Mas a presidência da República vetou.
Naquela época, o Brasil tinha 2,5 milhões de motos.
Hoje, a frota é quase cinco vezes maior. “Imagina cada moto atrás de um carro, como o trânsito de São Paulo iria ficar?”, pergunta um motoqueiro.
O projeto segue agora para o Senado, mas a decisão final será mesmo do presidente Lula.
O Portal de Notícias da Globo 15/04/09 - 07h23 - Atualizado em 15/04/09 - 08h08

3 comentários:

Lisette Feijó disse...

Proibir não seria a palavra certa pois existem várias proibições sem competência, deve sim é ter mais fiscalização para as normas serem respeitadas.

Fernando Becker disse...

Concordo coma Senhora motos precisam ter mais cuidado a vida esta por um fio.

Claudia Fernandes disse...

Para utilizar motos deveria ser feito exames mais vezes para medir até o estresse pois isso pode matar várias pessoas.