Falta de sinalização motiva infrações
Motoristas andam pelo acostamento em trecho da BR-116, em Canoas
Recentemente recapeado, o trecho canoense da estrada Porto Alegre-Novo Hamburgo (BR-116) se tornou um convite à imprudência para os condutores.
Como as faixas ainda não foram pintadas sobre a via, o acostamento passou a ser usado por motoristas apressados como uma terceira pista, aumentando o risco de acidentes.
E pior, sem a demarcação, fica mais difícil para os policiais rodoviários autuarem os infratores.– Apesar de existir um desnível na pista, o que indica a existência de um acostamento, o motorista pode recorrer da multa, alegando que não havia sinalização adequada no trecho – alerta o inspetor Jorge Nunes, chefe interino da comunicação da Polícia Rodoviária Federal.
Ao custo de cerca de R$ 80 mil, a recuperação do asfalto foi concluída há cerca de três semanas. Uma semana depois, as faixas separando as pistas e o acostamento já poderiam ter sido pintadas sobre o asfalto, mas não foram.
O serviço chegou a ser agendado para o final de semana passado, mas um problema no veículo que demarca a via suspendeu o trabalho.Sem as faixas, muitos motoristas parecem incitados a dirigir pelo acostamento nos horários de pico. Para comprovar o desrespeito à legislação de trânsito, Zero Hora monitorou ontem por 30
minutos, entre 7h10min e 7h40min, o movimento de veículos no km 266 da rodovia, próximo à estação Fátima da Trensurb, em Canoas.Neste intervalo, um dos mais críticos, a equipe flagrou mais de 70 veículos andando no acostamento da pista Interior-Capital – a maioria havia acabado de acessar a rodovia pela Avenida Victor Barreto.
Alguns dos motoristas flagrados não dispensaram sequer o chimarrão ao volante ou a conversa ao celular.Entre os condutores, a maioria estava em veículos leves ou motociclistas.
Como a conduta irrita muitos caminhoneiros, é comum veículos pesados fecharem a frente de quem se arrisca pelo acostamento, aumentando a possibilidade de colisões.
– Os caminhoneiros podem ser punidos com multa pois também colocam vidas em risco – afirma o inspetor.Outro problema constatado pela reportagem ocorre à noite.
Sem a sinalização horizontal que separa as duas pistas, alguns motoristas acabam circulando no meio da rodovia, aumentando o risco.
– Isso pode causar acidentes. É muito comum acontecer com motoristas que não estão acostumados a andar nesse trecho – explica o policial.
francisco.amorim@zerohora.com.brFRANCISCO AMORIM
A infração
> Dirigir no acostamento é infração gravíssima. Além da multa de R$ 540, o motorista recebe sete pontos na carteira.
Contraponto
O que diz Vladimir Casa, superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit)
Depois de ser recuperado, é preciso esperar um tempo para o asfalto receber a pintura. Tínhamos programado isso para o final de semana passado, mas ocorreu um problema no veículo que faz a demarcação. Estamos pensando em fazer no próximo fim de semana, mas como tem feriadão, é preciso conversar com a Polícia Rodoviária Federal, já que pode causar congestionamento.
Fonte: Jornal Zero Hora, 09 de abril de 2009.
5 comentários:
Falta sinalização, falta estrutura, faltam engenheiros, faltam governantes.
Falta tanta coisa que tema até gente faltando. Com vida ninguém se preocupa.
Estou na estrada todo dia nem existe nem políciais...imagina segurança.
Sou motorista de taxi a 30 anos e o que vejo durante meu trabalho a senhora nem acredita, muita coisa errada.
Sinalização não existe, mas agora placas avisando q "ali" na frente tem um radar, para q o motorista possa diminuir a velocidade e não ser multado,isto tem.
Acho errado o jornal Zero Hora publicar diariamente aonde estarão os radares móveis.Até já questionei o jornal, mas não obtive resposta.
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