Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Direção irresponsável e imprudente causa muitos acidentes no trânsito

Direção irresponsável e imprudente causa muitos acidentes no trânsito
O que deixa você mais nervoso no trânsito? Certeza, muita gente vai responder que é buzina, ultrapassagem pela direita, motoristas que costuram ou insistem em não dar seta. Mas estas situações no trânsito provocam consequências que vão bem além da irritação que a gente sente ali, no momento.
Os atos agressivos de muitos motoristas também podem provocar acidentes.
Mão na buzina. Sinal clássico de irritação. Nas avenidas de trânsito rápido, mais demonstrações públicas de intolerância.
Motoristas mudam de faixa sem dar seta. As reações costumam ser ainda mais agressivas. Os pedestres também reclamam.
Na porta da escola, vans, carros e ônibus fecham a rua para o desembarque dos estudantes. Atitudes de imprudência também partem dos motoqueiros. Cortam pela direita, costuram no meio dos carros.
Um deles se coloca em uma situação de perigo pra ultrapassar uma Kombi. Comportamentos de risco que muitas vezes terminam assim. O motorista do ônibus disse que o piloto passava no meio, pelo corredor.
A carteira de habilitação confirma que o condutor passou por exames psicológicos. Esses testes comprovariam a capacidade de atenção e controle emocional do motorista. Mas a maioria das pessoas só é avaliada uma vez. Só quem dirige profissionalmente é submetido aos exames a cada cinco anos.
Uma resolução do Contran, que entrou em vigor neste mês, prevê que as pessoas envolvidas em acidentes graves também façam novos testes. Para esta psicóloga, todos os motoristas deveriam refazer as avaliações periodicamente.
Condutas agressivas tornam o trânsito mais violento, segundo a especialista. Abril de 2009. O motorista deste carro perdeu o controle da direção na estrada que liga Esmeraldas a Contagem. O veículo caiu em uma ribanceira.
Duas pessoas morreram. Solange Regina Gonçalves, de 31 anos, era casada, tinha uma filha de seis anos e estudava enfermagem. A mãe sofre a dor da perda. Ela diz que o motorista, amigo da família, dirigia de forma irresponsável.
O Denatran informou que determina a realização de exames de aptidão física e mental de motoristas, conforme o que exige o Código de Trânsito Brasileiro.
O motociclista que se envolveu no acidente mostrado na reportagem teve uma contusão no braço. Segundo a assessoria do hospital João XXIII, ele já teve alta.
Fonte: g1

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas o ser humano e tornou irresponsável e egoista.