


Pardais para conter quedas no Dilúvio
EPTC planeja pôr quatro novos controladores de velocidade na Ipiranga
Dois anos depois da instalação do último equipamento, na Avenida Cavalhada, a família dos pardais voltará a crescer na Capital.Ameta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é inaugurar pelo menos quatro novos controladores na Avenida Ipiranga dentro de dois meses.
Os pontos ainda não estão definidos.Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, aumentar a vigilância eletrônica em uma das avenidas mais movimentadas da Capital não estava nos planos da prefeitura.
Mas os números da Ipiranga nos seis primeiros meses deste ano chamaram a atenção: 554 acidentes, 115 feridos e três vítimas fatais.Além disso, um tipo de acidente que só essa avenida pode oferecer aos motoristas vem se tornando comum, a queda no Arroio Dilúvio. Foram, pelo menos, seis desses acidentes, tendo ocorrido o último caso segunda-feira, próximo à Rua Santana, envolvendo um Peugeot 307 (veja mapa ao lado). A EPTC tem convicção de que as ocorrências estão ligadas ao excesso de velocidade porque ocorreram em pontos diferentes.
EPTC projeta controladores para o início de setembro– Se fosse em um mesmo trecho, mais de uma queda no dilúvio, poderíamos pensar que um guard-rail ali pudesse resolver. Mas foram quedas em locais afastados, e isso indica que as pessoas estão dirigindo acima dos 60 km/h, o que somente é permitido na Castelo Branco – diz Senna.Hoje, a avenida tem dois controladores de velocidade em cada sentido, que admitem velocidade máxima de 60 km/h.
A EPTC realiza estudos para definir os melhores locais para os novos controladores. A ideia inicial é implantar mais quatro nos dois sentidos. Senna espera uma licitação rápida e projeta para setembro o início do funcionamento.Atualmente, os motoristas da Capital cruzam por 12 pardais todos os dias.
O último começou a vigiar a Avenida Cavalhada em junho de 2007, entre a Avenida Otto Niemeyer e a Rua Padre João Batista Réus. A medida atendeu a uma reivindicação da comunidade. O local sofria frequentemente com choques e capotagens.
Fonte: Jonal Zero Hora, 16/07/09
2 comentários:
A EPTC planeja tanto e faz tão pouco!!!!!
Talvez proteções ecologicamente corretas ajudaria!!!!!!!1
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