Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Acidente com van escolar no Rio deixa famílias em luto

Acidente com van escolar no Rio deixa famílias em luto
Serão enterrados hoje os corpos de três das quatro vítimas do acidente com uma van escolar ontem no Rio de Janeiro. Um outro menino também morreu e seis crianças ficaram feridas
O acidente levanta uma discussão séria: o número cada vez maior de vans escolares clandestinas e a falta de fiscalização sobre elas. É dentro das vans que muitas crianças fazem o trajeto de ida e volta da escola. Mas nem sempre esse transporte é seguro.
No Rio, o sindicato das empresas que fazem esse serviço afirma que para cada van legalizada, existem três piratas. No acidente da tarde de ontem as quatro crianças que morreram e outras seis que ficaram feridas eram levadas para casa numa van escolar que não tinha autorização para fazer esse tipo de transporte.
O motorista Carlos Alberto de Souza, de 57 anos, disse à polícia que dirigia devagar, foi fechado por um ônibus e bateu no reboque parado no acostamento para atender uma outra van enguiçada.
Os motoristas que transportam alunos são obrigados a fazer um curso preparatório para esse tipo de serviço e nunca ter cometido uma infração grave ou gravíssima.
A fiscalização nos veículos que fazem o transporte escolar é muito mais rigorosa. São feitas duas vistorias por ano para verificar as condições e os itens de segurança.
Entre eles, o cinto, que é obrigatório para todas as crianças. A faixa amarela identificando o tipo de transporte e a inscrição da van e um equipamento que grava toda a movimentação do veículo. Mas quando se trata de vans clandestinas estes itens na maioria das vezes não existem.
Na escola onde os alunos estudavam parte das aulas foi suspensa e uma festa junina marcada para sábado cancelada. No IML, as famílias emocionadas ainda aguardavam a liberação dos corpos.
“O meu filho era muito bom, um rapaz muito lindo, um bom filho e a gente não sabe o que fazer”, diz Marcio da Silva, pai do Vinícius. O motorista da van, Carlos Alberto de Souza, continua preso.
Fonte:Jornal Hoje 02/07/09

2 comentários:

Mariana disse...

Conforme reportagem ontem à noite na Record, o motorista pagou fiança e está solto.Sua Van era clandestina à 8 anos e há 2 anos que não fazia revisão no carro, MAS tinha autorização do Círculo de Pais e Mestres da escola./Disse uma mãe das vítimas, q pagava a Van para seu filho não ser assaltado,atropelado./Se houvesse fiscalização, se os pais ao contratarem um serviço fossem mais cuidadosos (mas vão pelo menor preço), afinal filhos são a riqueza dos pais e precisam de zelo.
Este acidente poderia ter sido evitado, se cada um tivesse feito a sua parte (autoridades, fiscalização, escola, pais).
O pior é saber que muitos motoristas neste momento estão transportando clandestinamente alunos que vivem a fase da inocência.

Jurandir Santos disse...

O problema ja sabem tem que fiscalizar mas ninguém quer!