Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O desabamento de uma cinamomo na Rua 18 de Novembro

O desabamento de uma cinamomo na Rua 18 de Novembro, no bairro São João, na Capital, destruiu um Fiat Stilo na manhã desta segunda-feira. Segundo relato de moradores do local, a árvore estava com a raiz apodrecida e o risco da queda era iminente.
O proprietário do veículo atingido, Lauro Iost, 30 anos, afirma que a empresa em que ele trabalho, que está localizada nas proximidades do acidente, já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pedindo o corte da árvore. — O RH da minha empresa acabou de me confirmar que mandou uns três ou quatro e-mails pedindo para que eles podassem o cinamomo, mas nada aconteceu.
Agora, quem pagou a conta fui eu — diz. Iost garante que irá buscar na Justiça a reparação dos danos causados ao veículo.
No momento em que a árvore caiu, atingiu fios da rede elétrica e um poste. Para facilitar o trabalho de remoção do Corpo de Bombeiros, foram cortados os fios que estavam entrelaçados nos galhos, o que deixou os moradores da região sem luz. Para dificultar ainda mais o trabalho dos bombeiros, um enxame de abelhas foi encontrado no topo do cinamomo. — Era uma árvore muito grande e velha.
Deu para perceber que estava oca por dentro.
A remoção é delicada, pode demorar horas, ainda mais que tivemos esses contratempos — relata o tenente do Corpo de Bombeiros, Miguel Ribeiro. Segundo o diretor de Praças, Parques e Jardins da Smam, Márcio Del Pino, há somente um pedido para a poda da árvore, que ocorreu no último dia 2.
A equipe do órgão foi ao local no dia 6 e agendou o corte de galhos secos.— Nessas ocasiões, nós não conseguimos enxergar a parte interna da árvore e fica difícil definirmos o corte. Mas mesmo nesse único pedido, não havia urgência no pedido. Poderíamos ter resolvido muito antes se a comunidade tivesse nos alertado — resume.
Fonte: ZH online, 06/07/2009 14h17min

2 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Porto Alegre é linda mas as árvores estão velhas e podres porque não vai um especialista, analisar para a retirada ou grande poda?

Mariana disse...

Na rua anterior a minha tem uma árvore no meio da rua.(É verdade).O tronco está apodrecendo, mas o condomìnio não teve autorização para derrubar a árvore.
Alguém já viu uma árvore no meio (literalmente) da rua?
Pois existe.
É preciso preservar as árvores, mas precisamos ser sensatos com os fatos.