Sal é espalhado para evitar congelamento da pista na BR-116 em Caxias do Sul
Trabalho ocorreu na madrugada desta sexta-feira
Com temperaturas abaixo de 0°C, os policiais rodoviários e concessionárias de pedágio precisam recorrer a uma prática inusitada para evitar que se forme gelo sobre as rodovias.Em alguns pontos críticos, principalmente na BR-116, entre Caxias do Sul e São Marcos, patrulheiros e funcionários da Convias espalham sal grosso sobre a pista.
O ingrediente diminui o ponto de congelamento da água e evita a formação de uma escorregadia lâmina de gelo.Desde as 4h da madrugada até as 8h desta sexta-feira, uma equipe da Convias espalhou cerca de 50 quilos de sal na 116. O ponto mais perigoso é o Km 135, conhecido como Curva da Santinha.
No trecho, uma camada de água escorre sobre a pista em dias de umidade alta.De acordo com o chefe substituto da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leandro Barbosa, a prática é comum nos dias mais frios do ano.
Nas viaturas, policiais levam pelo menos 10 quilos de sal para o caso de, em rondas preventivas, encontrarem água sobre a pista.— Nós temos que ficar atentos, pois depois que congelar, não adianta muita coisa.
Temos que espalhar o sal antes, na água. Ainda assim, recomendamos aos motoristas cautela, pois o trecho é muito sinuoso — alerta Barbosa.De acordo com a assessoria da Convias, além da preocupação com a segurança dos motoristas, a prática também é importante para a conservação do asfalto.
Quando a água se torna gelo, aumenta de volume.Portanto, quando congela entre ranhuras do pavimento, contribui para sua deterioração.
Fonte: Pineiro online, 24/07/09
Trabalho ocorreu na madrugada desta sexta-feira
Com temperaturas abaixo de 0°C, os policiais rodoviários e concessionárias de pedágio precisam recorrer a uma prática inusitada para evitar que se forme gelo sobre as rodovias.Em alguns pontos críticos, principalmente na BR-116, entre Caxias do Sul e São Marcos, patrulheiros e funcionários da Convias espalham sal grosso sobre a pista.
O ingrediente diminui o ponto de congelamento da água e evita a formação de uma escorregadia lâmina de gelo.Desde as 4h da madrugada até as 8h desta sexta-feira, uma equipe da Convias espalhou cerca de 50 quilos de sal na 116. O ponto mais perigoso é o Km 135, conhecido como Curva da Santinha.
No trecho, uma camada de água escorre sobre a pista em dias de umidade alta.De acordo com o chefe substituto da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leandro Barbosa, a prática é comum nos dias mais frios do ano.
Nas viaturas, policiais levam pelo menos 10 quilos de sal para o caso de, em rondas preventivas, encontrarem água sobre a pista.— Nós temos que ficar atentos, pois depois que congelar, não adianta muita coisa.
Temos que espalhar o sal antes, na água. Ainda assim, recomendamos aos motoristas cautela, pois o trecho é muito sinuoso — alerta Barbosa.De acordo com a assessoria da Convias, além da preocupação com a segurança dos motoristas, a prática também é importante para a conservação do asfalto.
Quando a água se torna gelo, aumenta de volume.Portanto, quando congela entre ranhuras do pavimento, contribui para sua deterioração.
Fonte: Pineiro online, 24/07/09
2 comentários:
Motoristas devem receber informações de como dirigir com a pista com camada de gelo, para evitar acidentes.
Não é para tanto .....
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