Translate

terça-feira, 7 de julho de 2009

Projeto disponibiliza bicicletas dentro de campus da UnB

Projeto disponibiliza bicicletas dentro de campus da UnB
Ideia é facilitar a movimentação de pessoas e diminuir o trânsito de carros.Bicicletas devem ser deixadas pelo campus e qualquer um pode usá-las.
Um novo projeto promete encurtar as distâncias para quem anda a pé no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).
Um grupo de alunos, professores e voluntários fez campanha pela doação de bicicletas, montou uma oficina, consertou pneus, freios e peças, e agora as disponibiliza para transeuntes da universidade. Veja o site do Bom Dia DF “Tem dia que a gente tem muita aula em lugares diferentes, uma na ala sul, outra na ala norte. E aí a gente volta exausta”, afirma a universitária Bruna Paixão. “Se estiver atrasado, fica cansado mesmo. Tem que ir correndo de um lugar para o outro, já que é distante”, acrescenta a estudante de fisioterapia Gláucia Pessoa.
Os voluntários espalharam a novidade pelo campus, as bicicletas amarelas. Além de melhorar o condicionamento físico, elas diminuem o trânsito e a poluição.
Qualquer um pode usar, sem custo algum, e não precisa deixar documento nem assinar recibo prometendo devolver. Quando o usuário estaciona, não pode prender com correntes e cadeados, basta deixar pelo campus depois de terminado o trajeto. Quem encontra a bicicleta pode então usá-la.
O projeto Bicicletas Livres conta com 18 bicicletas. Ainda é pouco, mas os idealizadores do projeto planejam dobrar esse número para o próximo semestre. “Bicicleta sempre vai ser um lazer. Independente se tiver utilizando como transporte, como trabalho para qualquer coisa. É divertido pedalar, né?”, destaca o coordenador, Yuriê Batista César.
Na oficina, os voluntários aprendem a fazer a manutenção. “Tem o pessoal aqui que sabe e ensina a gente a mexer. Então, não tem problema não saber mexer nas bicicletas. É possível vir e a gente aprende fácil, fácil”, diz a pedagoga Fernanda Rachid. “É um exercício que contribui para você manter sua qualidade de vida”, afirma o professor de educação física Alexandre Rezende.
Fonte: g1, 07/07/09

3 comentários:

Mariana disse...

Este exemplo deve ser espalhado e copiado.

Fernanda Guerra disse...

Isso mesmo deveria ter estes outdoors no Brasil.

Fernanda Guerra disse...

Errei fazer andar de bicicletas no Brasil não tem incentivo, ruas , calçamentos para isso.