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quinta-feira, 9 de julho de 2009

População pode cobrar placas e sinaleiras

SINAL VERDE
População pode cobrar placas e sinaleiras
Bem justificados, pedidos da população têm chances de serem atendidos pela prefeitura
Uma comunidade do bairro Belém Velho, na Capital, mostrou neste ano que pode fazer a diferença para melhorar a segurança no trânsito.
Foram os moradores que garantiram, após muita persistência, a instalação de uma sinaleira para pedestres na Avenida Oscar Pereira.
Qualquer cidadão pode solicitar à prefeitura um semáforo ou placa de trânsito, desde que haja justificativa.Um dos critérios que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) observa antes de considerar o pedido é atender a uma demanda da comunidade.
Um abaixo-assinado, por exemplo, pode ser um incentivo ao órgão, que mesmo assim vai consultar os moradores próximos para saber se aquela placa ou semáforo é um desejo coletivo.– Muitas vezes, convidamos os representantes daquela vila ou bairro para uma consulta no Centro Administrativo Regional mais próximo.
E, depois da análise daquela reivindicação, enviamos uma correspondência ao solicitante explicando o que foi decidido e os motivos – afirma Roberto Rambor, chefe de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão, da EPTC.Fundamental para prosperar, a nova sinaleira ou placa não pode colidir com a legislação de trânsito ou com as características das vias.
Um dos fatores que atrasaram o semáforo da Oscar Pereira, na Vila Parque Belém, próximo ao número 7.010, foi o fato de estar em uma curva. A solução foi remodelar o trecho, com redutores de velocidade e sinalização para alertar os condutores.
leandro.rodrigues@zerohora.com.brLEANDRO RODRIGUES
Para pedir a sinalização
Quero que reponham uma placa que já existia:

- Use o telefone 118, que funciona 24 horas por dia, ou o e-mail eptc@eptc.prefpoa.com.br
- O site www.eptc.com.br também oferece caminho para esses pedidos
Quero semáforo ou placa que hoje não existe:
- Para preencher a solicitação com detalhes, a EPTC pede que os interessados se dirijam à Central de Atendimento ao Cidadão, Av. Erico Verissimo, n° 5
- O local funciona entre 8h30min e 17h
O que eu tenho de levar:
- Leve seus documentos para preencher um formulário
- Será preciso detalhar o que você está querendo, o local e as suas razões
- Em certos casos, detalhes como o sentido da via e horário em que ocorre o problema podem ser necessários
- De acordo com a solicitação, o funcionário orientará sobre as informações necessárias
O que recebo depois do pedido:
- Você receberá comprovante com um número de protocolo
- Com ele, pelo 118 e no site www.portoalegre.rs.gov.br (na coluna da esquerda, clique em Processos prefeitura e depois em Consulta processos) você acompanha o andamento da questão
Como fico sabendo se vão atender ao meu pedido:
- A EPTC não define prazo para atender à demanda
- Uma carta será enviada com a justificativa para o atendimento ou da requisição
Como a EPTC vai tratar o meu caso:
- Os técnicos vão ao local para verificar o problema
- Serão pesados critérios como a legislação de trânsito e o fluxo das vias para avaliar se a sinalização exigida não trará outros problemas
- A proximidade de escolas e hospitais, por exemplo, geralmente conta pontos em favor de uma nova sinaleira
- Já em um cruzamento movimentado, o semáforo pode ser rejeitado como solução
Fonte: Jornal Zero Hora, 09/07/09

5 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Talvez um dia depois de toda esta burocracia consiga, ver uma sinaleira ou imaginar ela colocada.

Renata Santos disse...

isso a gente faz e depois??????

Mariana disse...

"Pode cobrar"!!! é obrigação do poder público cumprir as leis...

Sonia Ramos disse...

Na teoria pode tudo mas faz que quer não é assim.

Luiza Fonseca disse...

Pedimos emploramos segurança, fiscalização, saúde e que mais queremos...