Translate

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Férias exigem que pais dobrem cuidados para evitar acidentes com crianças

Férias exigem que pais dobrem cuidados para evitar acidentes com crianças
137 mil crianças são internadas por ano devido a acidentes em casa. Pequenos cuidados podem evitar ferimentos, diz ONG Criança Segura.
Neste fim de semana, um garoto de 9 anos morreu atropelado na Vila Jacuí, na Zona Leste da capital paulista, quando ia atravessar a rua para pegar uma pipa. O menino chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Veja o site do SPTV A tragédia serve de alerta para pais e filhos nessas férias de julho.
É época de redobrar a atenção com as brincadeiras dentro e fora de casa. Isso porque, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), 137 mil crianças são internadas por ano no país devido a acidentes ocorridos dentro de casa.
Cuidados como colocar uma proteção nas portas para evitar que elas fechem completamente podem evitar ferimento nos dedos e pés. Na cozinha, lugar número um de acidente com crianças, objetos cortantes e remédios devem ser guardados em locais fora do alcance das mãos. Também é preciso ficar atento ao fogo aceso.
E os cuidados também precisam ser estendidos até mesmo aos brinquedos. Nas crianças menores, o andador, por exemplo, pode ajudar os menores a “capotarem” em algum desnível do chão da casa ou até mesmo cairem de um andar para o outro, caso existam vários pavimentos na residência. Os pais também precisam prestar atenção, ao final da brincadeira dos filhos, na organização dos brinquedos. Eles devem ser guardados em um local seguro, pois caso fiquem espalhados podem causar acidentes com quedas.
De acordo com a coordenadora da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, é comprovado que a maior parte dos acidentes com crianças dentro de casa acontece mesmo com a presença dos pais. Por isso, segundo ela, é necessário que os responsáveis redobrem a atenção com os menores, façam adaptações dentro das casas para minimizar os riscos e eduquem os filhos sobre os cuidados que precisam ser tomados.
Fonte: O Portal de Notícias da Globo 13/07/09 - 12h23 - Atualizado em 13/07/09 - 14h31

4 comentários:

Maria Conceição disse...

Pais atentos......

Sonia Ramos disse...

Cuidado nunca é demais!

Mariana disse...

Nossos filhos são eternas crianças, acham que não existe perigo ao seu redor.
É preciso sempre estarmos atentos, pois um descuido pode ser fatal.

Jurandir Santos disse...

Pais omissos