Translate

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Esperança para as magrelas

Esperança para as magrelas
ROBERTA SCHULER
Prefeitura assinou ontem o Plano Diretor Cicloviário, que prevê a construção de 495km de vias para quem anda de bicicleta.Aprovada ontem pelo prefeito José Fogaça, a lei do Plano Diretor Cicloviário da Capital é esperada com ansiedade por quem depende da magrela para ir ao trabalho.
Ziguezagueando entre os carros, ônibus e caminhões, todo início de manhã, milhares de ciclistas enfrentam os perigos do trânsito e driblam a insegurança das ruas.
O pedreiro Jorge Leandro Rosa, 30 anos, da Restinga, faz parte desta estatística. Diariamente, ele pedala 18km até a obra, na Vila Nova.– Levo uns 40 minutos. Na Zona Sul, muita gente usa bicicleta para ir trabalhar – conta Leandro, que pedala há três anos.
- “O trânsito é perigoso”Assim como ele, que redobra a atenção para evitar ser atropelado, no outro extremo da cidade, na Zona Norte, o metalúrgico Arleu Bitencourt, 51 anos, move os pedais com pressa, por 25 minutos, pela Assis Brasil, rumo ao trabalho. Há cinco anos, a rotina é igual.
– O trânsito é perigoso, não respeitam o ciclista. Às vezes, é preciso subir na calçada porque os carros andam em alta velocidade.
Eu torço muito para que façam a ciclovia – afirma.- Primeiros 11km saem este anoQuando sair do papel, o plano vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas, que poderão circular nos 495km projetados para servir como rede de deslocamento de ciclistas.Segundo a promessa da EPTC, ainda neste ano, Jorge e Arleu poderão andar nos primeiros trechos. Os moradores da Restinga ganharão 3,2km exclusivos para pedaladas na Avenida João Antônio da Silveira. Na Zona Norte, Sertório e Assis Brasil terão 7,8km de ciclovias.
roberta.schuler@diariogaucho.com.br
Fonte: Diário Gaucho, 16/07/09

3 comentários:

Lisette Feijó disse...

Teríamos menos carros nas ruas e pessoas mais saudáveis, mas tem de treinar os motoristas para respeitar o ciclista.

Maria Inês Mascarenhas disse...

Concordo poderia melhorar a vida de muitos mas os motoristas precisão ser educados.

Mariana disse...

Seria bom para o meio-ambiente e tb seria econômico.