Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Do teste de baliza para os cadernos

Do teste de baliza para os cadernos
Instrutores de autoescolas de todo o Brasil passarão por provas
Uma medida inédita tira os 7 mil instrutores de trânsito catarinenses do banco do carona e obriga os profissionais a frequentarem a sala de aula.
A decisão, que prevê avaliações a cada três anos, atinge também os 300 examinadores que atuam no Estado.A intenção do Conselho Nacional do Trânsito, que acatou proposta da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) e do Distrito Federal, é melhorar a qualidade de ensino nos centros de formação de condutores.
A resolução vale para todo o Brasil.– Você só vai ter o aluno bem formado se tiver um bom professor.
Vamos investir em quem ensina – diz o diretor do Contran, Alfredo Peres.Segundo a coordenadora de Educação do Detran de Santa Catarina, Rosângela Bittencourt, a decisão é importante, mas esbarra em complicações técnicas:– Não temos condições de operacionalizar a prova eletrônica.Segundo as determinações do Denatran, a aplicação das provas ficará a cargo dos estados e do Distrito Federal.
Quem não fizer o exame ficará proibido de trabalhar.
Os profissionais terão de alcançar, pelo menos, 70 dos cem pontos da prova.Quem não tirar a nota mínima, vai fazer um cursinho de requalificação. A data de realização da primeira prova ainda não foi definida.– Tenho medo das vendas de certificados.
Acho que devemos estipular uma portaria interna em SC para exigir exames para quem se saiu mal na primeira prova – sugeriu Rosângela.Entre 2000 e 2005, o Detran de SC realizou seminários e provas para avaliar instrutores e examinadores. Por falta de amparo legal, os reprovados não foram descredenciados.– Cerca de um terço dos participantes foi reprovado. Infelizmente, nossa iniciativa caiu no descrédito – lamenta Rosângela.
Detran já avaliou profissionais de SCO diretor do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Santa Catarina, Murilo dos Santos, lembra que o Denatran oferece curso de capacitação anual, sendo que o último ocorreu em Joinville, em abril.
Há outro previsto para o final do mês, numa parceria do sindicato com o Instituto de Certificação de Estudos de Trânsito e Transportes (Icetran), com turma em Blumenau.– Santa Catarina é modelo em educação para o trânsito, com cursos de tecnólogo e pós-graduação na área – complementou o especialista em Segurança no Trânsito Emerson Andrade.
*nanda.gobbi@diario.com.br
Fonte: Diário Catarinense

4 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Investir em quem ensina é o mínimo que devem fazer.

Maria Inês Mascarenhas disse...

nós pagamos impostos o mínimo é investir em que ensina principalmente os motoristas que estão cada vez piores.

Mariana disse...

Profissionais qualificados é fundamental, afinal estam lidando com vidas.

Anônimo disse...

vamos ver cumprir...