Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Caxias do Sul:Atraso de obras ajuda a transtornar trânsito

Caxias do Sul:Atraso de obras ajuda a transtornar trânsito
POR QUE AS OBRAS NÃO ANDAM?
Enquanto a frota de veículos cresce apressadamente em Caxias do Sul, a prefeitura não consegue cumprir prazos de execução de obras importantes. Segundo o secretário do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Vinicius Ribeiro, o Estado e a concessionária de pedágio são parcialmente responsáveis pela morosidade. Mas esses não aceitam a culpa e devolvem as críticas. No meio do jogo de empurra, sofrem motoristas e pedestres
Caxias do Sul – A frota de 210.596 veículos cresce a uma velocidade média de 1,3 mil novos emplacamentos, todos os meses, no município. Na contramão, obras anunciadas pela Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) para reduzir os gargalos que esses carros produzem estão empacadas.
Há obras que deveriam estar concluídas no final de 2008, mas sequer foram iniciadas. Na maioria, faltam ações mais incisivas do secretário Vinicius Ribeiro e do prefeito José Ivo Sartori (PMDB) para que deixem de existir apenas em planilhas de engenheiros.
Estão emperrados, por exemplo, os acessos às comunidades de Desvio Rizzo, Ana Rech e Planalto, e a construção de passarela para pedestres sobre a BR-116, no bairro São Ciro.O secretário aceita as críticas, mas divide a culpa com o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer), a concessionária Convias e o governo federal.
Porém, os arrolados se defendem e devolvem a responsabilidade à prefeitura.As duas rótulas de acesso ao Desvio Rizzo perderam a funcionalidade nos horários de pico. As longas filas de veículos na RSC-453 para quem deseja acessar o Rizzo ou retornar para o Centro no final do dia e os pedrestres cruzando a rodovia apressadamente em meio aos carros denunciam que a intervenção é urgente.
A promessa da prefeitura de implantar semáforos no convulsionado acesso foi feita no dia 8 de setembro de 2008, mas ficou no discurso. Vinicius diz que há recursos e afirma que o projeto está pronto, dependendo somente de liberação do Daer. A mesma desculpa é utilizada para a igualmente conflagrada rótula de Ana Rech.O Daer não aceita as críticas.
Após pesquisar no 2° Distrito Operacional de Bento Gonçalves (responsável pela área de Caxias), no Departamento de Estudos e Projetos e no Departamento de Concessão e Pedágios, o chefe de Comunicação do Daer, Fernando Noronha, afirma que os projetos de sinaleiras no Desvio Rizzo nunca chegaram até o órgão.
Em relação ao trecho urbano da BR-116, em Ana Rech, Noronha afirma que tanto a prefeitura quando a Convias foram notificadas a apresentar um plano funcional, conforme consta em um documento do Ministério Público Federal, de 18 de novembro de 2008.– Até o momento, esse plano funcional não foi recebido – revela.
Enquanto aguarda esse documento, o Daer diz que está avaliando tecnicamente um pedido de criação de uma rótula no entroncamento da Rua José Toni Partinado, em Ana Rech, com a BR-116.– Mas esse projeto só foi encaminhado ao Departamento de Estudos e Projetos do Daer pela primeira vez em 15 de julho – conta Noronha.Não é só o Daer que contesta o secretário em relação às promessas dos acessos do Desvio Rizzo e de Ana Rech.
A assessoria de imprensa do consórcio Univias, grupo ao qual pertence a Convias, garante, por meio de nota, que “a concessionária não recebeu qualquer projeto formalmente da SMTTM para emitir parecer.
Diante disso, não poderia ter recusado ou reprovado qualquer intervenção da prefeitura’’.No que diz respeito à passarela na BR-116, no bairro São Ciro, há nova suspeita de morosidade dentro da secretaria. Embora tenham sido aprovados R$ 300 mil do governo federal, por meio de uma emenda parlamentar ao Orçamento da União apresentada pela deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B), a verba ainda não foi liberada.
Segundo o Pioneiro apurou, a secretaria está devendo uma cópia do cadastro atualizado do município para um órgão denominado Cincove. Só depois disso o dinheiro será liberado, por meio do Ministério das Cidades. A versão do Ministério é confirmada pela deputada Manuela.Já a intervenção no bairro Planalto, onde deve ser modificada a rótula no entroncamento com a BR-116, tem um problema adicional: o projeto elaborado pela secretaria foi reprovado por Daer e Convias.
roberto.dias@pioneiro.com.br ROBERTO CARLOS DIAS
Foto:À espera de semáforos, acesso ao bairro Desvio Rizzo pela RSC-453 apresenta longos congestionamentos todos os dias em horários de pico
Ampliação do Rek Parking sem data
O secretário Vinicius Ribeiro contesta a informação de que a ampliação do Zona Azul, com a implantação de mais 500 vagas novas e a colocação de 16 a 20 parquímetros, deveria ter ocorrido em maio.
– Quem disse que era maio? Não foi a secretaria. Foi a empresa (Rek Parking). Quem gerencia o Zona Azul é a prefeitura e nós não anunciamos prazos. Vamos ampliar o sistema. Já fizemos estudos e já encaminhamos para empresa, que já deferiu. Quando tivermos tudo isso prontinho, vamos comunicar a imprensa. Isso vai ocorrer logo.
Fonte: Jornal Pioneiro, 28/07/09

3 comentários:

Mariana disse...

O que é que não atrasa neste país? Se for para benefício do povo e de vidas.Com certeza, atrasa.

Jurandir Santos disse...

Por que o governo é limitado...nada acontece neste pais...

Sonia Ramos disse...

O problema é querer fazer em ano eleitoral tudo vai mudar.