Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sistema de direção eletroassistida

Sistema de direção eletroassistida
Recursos avançados, comuns em veículos estrangeiros, mas raros nos modelos nacionais, como a direção com assistência elétrica, aos poucos chegam aos carros populares.
A gaúcha DHB desenvolveu um sistema de direção eletroassistida para modelos de entrada de motores 1.0, 1.4 e 1.6, que deverá equipar uma plataforma nacional até 2010. O E3D é um dispositivo de direção elétrica acionado de acordo com a velocidade do veículo e está em testes de homologação por montadoras do país.
Por ter menor número de componentes do que a direção hidráulica, a montagem é mais simples e rápida, inclusive para a troca da peça ou instalação em um veículo sem assistência na direção.O sistema de direção elétrico atua como o sistema hidráulico, reduz o esforço nas manobras de estacionamento e oferece a mesma comodidade.
Para o diretor superintendente da DHB, José Roberto da Silveira, o produto desenvolvido pela empresa gaúcha abrirá caminho para um novo segmento de consumidor que deseja usufruir dos benefícios da direção hidráulica, mas até então decidiu por não investir nesse tipo de opcional.
Nos testes comparativos em condições técnicas controladas, veículos da mesma marca e modelo com motorização 1.6 movidos a álcool tiveram uma redução de consumo de 7% em relação aos equipados com direção hidráulica convencional.
Fonte: Zero Hora Caderno Sobre Rodas, 06/08/09

Um comentário:

Mariana disse...

Tudo o que for para dar mais segurança nos carros, serão sempre bem vindos.