Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prefeitura de Viamão não faz poda e corte

Prefeitura de Viamão não faz poda e corte
Uma inconveniente vizinha preocupa a família Vach, na Rua Alcebíades Azeredo dos Santos, na Vila Sítio São José, em Viamão. Ela não faz festas nem arruma confusão, mas o risco que oferece é iminente.Trata-se de uma timbaúva, árvore nativa, que está rachada e se localiza em frente à casa do comerciário Sérgio Silveira Vach, 43 anos.
Preocupado que a planta caia a qualquer momento, ele alertou a prefeitura de Viamão.– Fica perto de casas, da Associação Comunitária e de duas paradas de ônibus próximas. É um perigo para os pedestres – adverte.
O comerciário afirma que seu primeiro contato sobre o problema foi com o Corpo de Bombeiros, que informou que só corta quando a árvore está em perigo de queda e que a responsabilidade é da administração municipal.
A segunda tentativa foi com a Smov, que indicou que Sérgio deveria ir ao Departamento de Meio Ambiente e solicitar o corte. Depois disso, a situação seria analisada.No dia 8 de junho, ele foi ao departamento e fez o pedido de corte. Sem retorno, ligou para a Smov e foi informado que o processo havia sido arquivado por falta de equipe para realizar o serviço.A filha de Sérgio, a estudante Fernanda Vilar Vach, 17 anos, ressalta que a família recebeu várias respostas diferentes da prefeitura até saber do arquivamento.
– Agora, eles querem que nós contratemos uma empresa para fazer o corte, mas o serviço sairia caro e seria preciso interromper o tráfego da rua – revela Fernanda.Há 23 anos, quando a família se mudou para o local, o projeto da sua garagem teve de ser alterado por causa da árvore.
– Na época, a prefeitura disse que era uma planta nativa e não podia ser cortada – lamenta Sérgio....
... - Quem quiser que pague do próprio bolsoA prefeitura de Viamão explica, por intermédio da sua assessoria de comunicação, que não há equipe que realize esse tipo de serviço no município e a Smov não faz podas nem cortes de árvores.
A assessoria orienta o morador a retirar, na Smov, o alvará de licença para corte, concedido pelo Departamento de Meio Ambiente, e procurar alguém para efetuar o serviço, arcando com os custos do mesmo.
Fonte: Diário Gaúcho, 11/08/09

Um comentário:

Anônimo disse...

Cambada de vadios