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sábado, 22 de agosto de 2009

Lei Seca derruba acidentes fatais

ALÍVIO NO TRÂNSITO
Lei Seca derruba acidentes fatais
Segundo Detran, no primeiro semestre de 2009 aconteceram 662 colisões com morte, contra 578 em igual período de 2008
A carnificina sobre rodas em solo gaúcho arrefeceu. Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revela que os registros de acidentes com morte reduziram 12,7% no primeiro semestre de 2009, em relação aos seis meses iniciais do ano passado.
A queda dos números é considerada pelas autoridades de trânsito como uma vitória, pois, nesse período, tanto a frota de veículos quanto o número de condutores cresceram, respectivamente, 18,22% e 10,74%.De acordo com Luís Fernando Linch, chefe de gabinete do Detran, uma das razões para a redução dos registros se deve ao advento da Lei Seca, que entrou em vigor em 20 de junho de 2008.
Divulgados ontem durante o 1º Encontro Estadual de Municípios Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, na Capital, os dados fazem parte de um inédito estudo denominado Diagnóstico da Violência no Trânsito.
Elaborado pelo Detran em parceria com organismos federais, estaduais e municipais, o estudo visa a auxiliar políticas de educação e prevenção para tentar derrubar ainda mais os índices de acidentes.
O levantamento mostra que 131 cidades não registraram acidentes com mortes entre janeiro de 2007 e junho de 2009, e, em contrapartida, apenas 30 municípios concentram mais da metade dos casos. Um em cada quatro acidentes com morte ocorre em apenas cinco cidades, com maior incidência no perímetro municipal, em ruas e avenidas.
Em números absolutos, Porto Alegre é a recordista em acidentes. Mas em proporção ao número de habitantes, os percentuais mais elevados pertencem a Lajeado, no Vale do Taquari, com taxa quatro vezes maior do que a Capital. Triunfo, na Região Carbonífera, apareceu na segunda colocação no ranking, seguida por São Francisco de Paula, na Serra.
– São cidades cortadas por muitas rodovias e com grande fluxo de veículos – avaliou Luís Fernando Linch, integrante da equipe de estatística do Detran.A pesquisa confirma que homens entre 18 e 24 anos são, ao mesmo tempo, os maiores causadores e vítimas de acidentes, ocorridos com mais frequência aos finais de semana e à noite.
O estudo aponta também que, proporcionalmente à frota, acontecem 12 vezes mais acidentes com morte envolvendo ônibus e micro-ônibus do que com automóveis.
joseluis.costa@zerohora.com.brJOSÉ LUIS COSTA
Os números do levantamento
Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Cruzaltense,Derrubadas, Dezesseis de Novembro,Dilermando de Aguiar, Dois Irmãos das Missões, Entre Rios do Sul, Erebango,Erval Grande, Erval Seco, Esperanca do Sul, Estrela Velha, Floriano Peixoto, Fortaleza dos Valos, Garruchos, Gramado dos Loureiros, Guabiju, Herval, Herveiras, Inhacorá, Itacurubi, Itapuca, Itatiba do Sul,Ivorá, Jacuizinho, Jari, Lajeado do Bugre, Lavras do Sul, Lindolfo Collor, Maçambará, Machadinho, Mampituba, Mariano Moro, Mata, Minas do Leão, Montauri, Monte Belo do Sul, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Nova Boa Vista, Nova Bréscia, Nova Candelária, Nova Ramada, Nova Roma do Sul, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Pareci Novo, Passa Sete, Paulo Bento, Pedras Altas, Pinhal da Serra, Pinhal Grande, Pinheirinho do Vale, Pinheiro Machado, Pirapó, Poço das Antas, Ponte Preta, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Protásio Alves, Quatro Irmãos, Quinze de Novembro, Relvado, Rio dos Índios, Riozinho, Rolador, Sagrada Família, Salvador das Missões, Santa Cecília do Sul, Santa Tereza, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São João do Polesine, São Jorge, São José do Sul, São Martinho da Serra, São Paulo das Missões, São Pedro das Missões, São Pedro do Butiá, São Valentim, São Valério do
Sul, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Sério, Silveira Martins, Tainhas, Toropi, Travesseiro, Tunas, Tupanci do Sul, União da Serra, Unistalda, Viadutos, Vicente Dutra, Vila Flores, Vila Lângaro e Vista Gaúcha
As 131 cidades onde não há registro de vítimas de acidente de trânsito
18 e 34 anos
dos acidentes com morte ocorrem em ruas e avenidas
em rodovias federais
em estradas estaduais
Acidentes com mortes no primeiro semestre
Menos acidentes
2007 2008 2009
610 662 578
Enquanto os acidentes reduziram, o número de veículos e de motoristas cresceu
Janeiro/2007 Junho/2009
Mais veículos
3.632.913
4.294.709
Janeiro/2007 Junho/2009
3.420.873
3.788.379
A frota Os motoristas
Dados de janeiro de 2007 a junho de 2009
Nas vias*
44%
31%
25%
Nas cidades*
30 municípios, que representam apenas 6% das localidades, concentram 51% dos
acidentes com morte
Em 131 pequenas cidades (26% das localidades gaúchas) ninguém morreu vítima de acidente
de trânsito
Porto Alegre 410 2,89
Caxias do Sul 89 2,23
Pelotas 80 2,35
Lajeado 77 11,41
Passo Fundo 61 3,33
Novo Hamburgo 55 2,17
São Leopoldo 54 2,6
Santa Maria 54 2,05
Gravataí 50 1,91
Canoas 49 1,5
Sapucaia do Sul 41 3,35
Rio Grande 40 2,06
Bento Gonçalves 33 3,28
Montenegro 32 5,63
Venâncio Aires 32 4,97
Erechim 32 3,44
Uruguaiana 32 2,59
Santa Cruz do Sul 30 2,59
Farroupilha 27 4, 51
Viamão 26 1,03
Bagé 25 2,22
Triunfo 24 10
Estrela 24 8,26
Ijuí 23 3
Sapiranga 21 2,84
Taquara 20 3,74
Torres 19 5,87
Carazinho 19 3,26
Santo Ângelo 19 2,57
São Francisco de Paula 18 8,46
Cidade Acidente Taxa por 10 mil habitantes
Dados do primeiro semestre de 2009
Risco nos veículos
O risco de morrer em um acidente com ônibus ou micro-ônibus é 12 vezes maior
do que em um acidente envolvendo automóveis. Em relação a caminhões, o perigo
é sete vezes maior
Tipo Acidente por 10 mil veículos
Automóvel 1
Motocicleta 2
Caminhão 7
Ônibus 12
Duas em cada 10 vítimas têm entre 18 e 24 anos.
A segunda faixa mais alta está entre os que têm mais de 60 anos, com 14,7%
A idade e o sexo
O dia e a hora
As noites de sábado, seguidas das de sexta e domingo, são as recordistas em
acidentes com morte
Dia Turno Acidentes com morte
Sábado Noite 50
Sexta Noite 40
Domingo Madrugada 36
Domingo Noite 34
Os causadores de acidentes
homens
95% 48%

6 comentários:

Lisette Feijó disse...

Não acredito nestes números pois quantos acidentes acontecem e nem sabem se o motorista esta bêbado ou não, bafômetro não são obrigados a fazer e conforme o grau do acidente nem dá tempo, aí vão para o hospital e a causa morte pode ser o àlcool mais morrem por outro motivo e voltamos a estaca zero. Enfim para divulgar números é bonito,mas não eficiente.

ONG ALERTA disse...

Realmente eles não sabem nada trabalho no HPS e venho acompanhando seu blog desde o início vi a Sra. o que passou e fiquei impressionada, pois eles nem imaginam quantos mais morrem de verdade. Que a Sra continue lutando para melhorar pois essa gente nem quer saber, só dar manchetes.

Maria Inês Mascarenhas disse...

Concordo não é bem assim as estatisticas...

Ricardo Conceição disse...

O papel aceita tudo são só números....

Sonia Ramos disse...

Papo furado esse...

Paulo Soares disse...

SÃO SÓ NÚMEROS NÃO MUDAM NADA ESTÃO ERRADOS.