Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Só 98 motoristas deixaram de dirigir

LEI SECA
Só 98 motoristas deixaram de dirigir
No Estado, 684 infratores perderam o direito de conduzir veículos, mas permanecem nas ruas

Dos 5,5 mil motoristas gaúchos reprovados no bafômetro desde a implantação da Lei Seca, apenas 1,75% está efetivamente fora do volante. Em um ano, 98 condutores que tiveram a carteira suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) devolveram o documento em uma autoescola, dando início ao prazo de um ano longe da direção.
No Estado, outros 684 motoristas estão impedidos de dirigir por embriaguez, mas continuam circulando por ruas e estradas.O Detran atribui o baixo índice de motoristas fora de circulação ao amplo direito de defesa.
Cada motorista flagrado embriagado pode recorrer três vezes da infração e mais três vezes do processo de suspensão.
Do momento da autuação até a conclusão do procedimento administrativo de perda da carteira, o condutor poderá ficar pelo menos 18 meses ao volante. Desde o início da Lei Seca, 2.264 processos foram abertos no Estado.Esse é o caso de um morador de Uruguaiana, de 38 anos. Ao desviar de um cachorro e bater com uma moto em uma cesta de lixo, em 20 de junho de 2008, ele foi o segundo gaúcho flagrado embriagado sob a nova legislação.
O teste do bafômetro da Brigada Militar apontou que ele tinha 0,73 mg/l – índice duas vezes superior ao necessário para ser preso.Em um ano, lei reduziu mortes em estradas federaisPara ser liberado da prisão, pagou fiança de R$ 1,5 mil.
Posteriormente, apresentou recurso da multa, que ainda não foi julgado. Por outro lado, o processo criminal já está em andamento.
O juiz Cássio Benvenutti de Castro, da 2ª Vara Criminal de Uruguaiana, determinou ao morador, em abril, o cumprimento de serviços comunitários por dois anos em uma escola de Uruguaiana.Em um ano, a Lei Seca resultou em menos mortes nas rodovias federais, em comparação com os 12 meses anteriores. No Rio Grande do Sul, a queda foi de 8,83%. No país, a queda foi menos expressiva, de 1,7%.
Fonte: Jornal Zero Hora, 19/06/09

8 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Só quero saber se buscaram os bafômentros em Brasília?

Sonia Ramos disse...

No que vai dar tuod isso até o ex deputado fazer algo????????

Maria Inês Mascarenhas disse...

Porque não tem quem fiscalize!!!!!!!

Fernanado Rosa disse...

Fisalização!!!!!!!!!!!!!!

Sidney Pereira disse...

Quantos soltos matam pessoas/

Jurandir Santos disse...

Isso não é nada, todos andam sem carteira de motorista

Paulo Soares disse...

Baita estatistica deveriam ter vergonha

Fernanda Guerra disse...

esse número é nada