Translate

quinta-feira, 26 de março de 2009

Trânsito maluco

Trânsito maluco, por Ronald Pagnoncelli de Souza *

Durante alguns meses, fiquei impedido de dirigir. Ao voltar, parecia que o mundo havia mudado, tais as maluquices do trânsito.
Os carros correm a mais de 60 km/h .
Costuram, ultrapassam pela direita, em seguida freiam bruscamente porque a sinaleira fechou, ou aceleram para aproveitar o sinal amarelo, dizendo que, se não o fazem, o carro que vem logo atrás pode bater no seu. Subitamente surge uma moto, a toda a velocidade, não se sabe de onde.
Trata-se de um estresse incomum.
Os porto-alegrenses eram educados, hoje em dia é o caos. Os pedestres, se não se cuidam, são atropelados em plena faixa de segurança. Muitos atravessam fora das respectivas faixas porque não servem de segurança.
Incorrem, entretanto, numa conduta de maior risco.Nas estradas, ultrapassam pelo acostamento ou pela esquerda quando a faixa amarela é contínua e correm a 120 km/h ou mais porque sabem onde estão localizados os pardais. Passam como “anjos” nesses locais e onde estão os controles eletrônicos. Basta circular pouco tempo nas estradas e qualquer um observa essas irregularidades.
Em geral, são os motoristas mais habilidosos os que cometem tais desatinos.Os carros estão cada vez mais potentes e com maior estabilidade e conforto.
É realmente difícil não dar uma “experimentadinha”.O número de veículos é demasiado e nossas estradas, ruas e avenidas são, realmente, de má qualidade.
Não se pode dizer, entretanto, que em países mais avançados a situação seja diferente, porque as estradas e pavimentações são perfeitas e os limites de velocidade são rigorosamente observados, somente nas freeways são permitidas velocidades até 140 km/h, noutra faixa até 180 km/h e noutra até 200 km/h, onde não há nenhuma falha no piso, e não há travessias de forma alguma.Nas ruas e avenidas, entretanto, as velocidades são mais baixas e rigorosamente controladas.
Os pedestres, podem, inclusive, ser multados, mas “ai, daquele motorista que atropela uma pessoa”.
Ele vai direto para a Corte.Em nosso meio, o que existe é a impunidade. Só vejo, pois, um caminho: a educação para o trânsito; os cursos estão sendo dados, mas, como qualquer outro processo educativo, não pode ser decretado.
Precisa ser promovido até que se torne prestigiado e não só os governos devem participar. A comunidade precisa participar. Uma ONG pode ser uma alternativa; outdoors e logotipos com frases de efeito e imagens de acidentes. A mídia bem orientada seria muito útil...* Médico e escritor
Fonte: Jornal Zero Hora, 25 de março de 2009

3 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas em geral estão loucas, em um supermercado,empurrando os seus carrinhos com a maior ignorância batendo em nossos pés e sem pedir desulpas. No trânsito é igual, não existe a palavra educação,são verdadeiros motoristas "folgagdos" param em fila dupla, fazem conversões proibidas, aonde melhor lhes comvem e nós que tentamos obedecer somos taxados de "trouxas",temos que nos unir , nos movimentar, precisamos de punições verdadeiras ,de autoridades verdadeiras,de educação infantil de verdade, pois o que vivemos hoje é reflexo direto do descaso de nosso governo que a 20 ou trinta anos atráz entraram em um processo de descaso total na educação de nossas crianças, o que no caso gerou foram adultos incontroláveis nos dias atuais,policiais corruptos, politicos corruptos,drogas a vontade por todo o canto e mais corrupção focada nas autoridades,as quais, deveriam controlar e gerir tais processos de desordem ,estou com vergonha de ser brasileiro não por causa de mim mesmo, mas por causa das más atitudes dos outros.(Marcos Cesar-Analista Gerêncial).

marcos cesar disse...

O trânsito entrou em um processo de destruição, carros e maquinas cada vez melhores e mais rápidos na mão de humanos cada vez mais piores, sem educação e incontroláveis, tenho certeza que um dos caminhos para a solução de tais problemas, parte da educação geral pra todos e o respeito imediato as leis do trânsito ,com punições sevéras e coerentes.(Marcos César - Analista Gerêncial)

marcos cesar disse...

Mais piores, acho que essa expressão errada combina bem com a realidade de nosso trânsito, aonde 2+2=5, e tambem esta correto,iguamente em nosso trânsito, e ninguem faz nada , aonde vamos parar?(Marcos Cesar- Analista Gerencial)