Translate

domingo, 22 de março de 2009

Freios ABS passarão a ser obrigatórios

Freios ABS passarão a ser obrigatórios

A partir do próximo ano, uma parcela de automóveis saídos de fábrica terão como item obrigatório o Sistema Antibloqueio de Frenagem, o freio ABS.
O equipamento extra não irá interferir no preço final do veículo, garante o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva.Segundo ele, os membros do conselho irão definir as exigências relativas à implantação obrigatória do ABS na próxima reunião do órgão, na primeira semana de abril.
A ideia é que, até 2014, o equipamento de segurança faça parte de todos os veículos fabricados no país, como já foi decidido em relação ao airbag.
– Iremos fazer a reunião em abril para implantar a lei. A partir de 2014, todos os carros do país sairão de fábrica com o airbag.
O mesmo prazo será usado para os freios ABS – informou Silva durante apresentação do desempenho dos sistema de freios realizada ontem no autódromo de Brasília.A mostra serviu como embasamento técnico aos membros do Contran.
Três tipos de manobras com carro, com e sem o sistema de frenagem, foram demonstradas em chão molhado.
Logo após as apresentações, o presidente do órgão também decidiu testar o equipamento.– A diferença é brutal. A falta do ABS é impressionante – afirmou Silva.A porcentagem de carros que deverão sair de fábrica já em 2010 com o sistema ABS também será decidida na reunião. Segundo Silva, a implantação dos freios será feita aos poucos até abranger todos os carros em 2014.
– Nós vamos fazer de uma maneira progressiva para que a indústria automobilística tenha condição de implantar isso – disse Silva.
Fonte: Jornal Zero Hora

Um comentário:

Ricardo Conceição disse...

Muito bom mas vão ensinar a usar?