Translate

domingo, 22 de março de 2009

Freios ABS dão segurança ao motorista


Sistema de freios ABS permite frear e desviar o carro em uma aquaplanagem. Com freios tradicionais os pneus travam e o veículo derrapa (Foto: Divulgação) Um dos novos compontentes de segurança que ajudam o motorista principalmente nos dias de chuva é o sistema de freios ABS. Conhecido como Sistema Antibloqueio de Frenagem, o ABS evita o travamento das rodas em uma freada brusca.
Freios ABS dão segurança ao motorista
Sistema evita bloqueio das rodas e a derrapagem.Apenas 3% dos carros populares do Brasil têm freios ABS.
Rafael Corassa Especial para o G1

"O item mais seguro para um motorista em dias de chuva e menos usado no Brasil são os freios ABS", quem comenta é o piloto e instrutor de pilotagem Ricardo Dilser. Para se ter uma idéia do poderio dos freios, Clauset garante que "com um ABS o carro nunca irá rodar numa aquaplanagem, por que as rodas não travam", analisa.
Em um asfalto molhado, o automóvel, com esse sistema de freios, tem sua distância de parada reduzida em até 30% em relação aos carros com freios convencionais.
Além disso, o motorista tem a opção de mudar a trajetória do carro, impossível para os sistemas tradicionais, que travam as rodas e o volante.
"Se estiver numa velocidade de 40 km/h e brecar bruscamente, o carro vai patinar em linha reta por uns quatro metros. Se frear com ABS, ele não vai patinar e ainda terá a opção de desviar do veículo da frente", conta Visconti.
No Brasil, o índice de instalação de ABS em carros pequenos ou populares, que representam mais de 70% da venda no país, é de apenas 3%.
No mercado nacional total, não supera os 13%. Estados Unidos lidera o segmento com 91% dos automóveis com o sistema, contra 85% do Japão e 57% da China.
Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), na melhor das hipóteses, o freio ABS custa 5% do valor do carro.
Atualmente algumas montadoras comercializam o kit com ABS e Air Bag por R$ 2.500. A instalação em uma oficina autorizada também não sai por menos que esse valor.
"O problema é que as montadores demoraram para colocar o utensílio como item básico. Antes, para comprar um carro com ABS, era necessário optar também pelo kit com banco de couro, teto solar, etc.", comenta o instrutor Dilser.
Mas a culpa não é só das empresas, já que muitos brasileiros se preocupam mais com a aparência e o conforto, e na hora de escolher um carro novo dá prefência ao chamado "kit conforto", com vidro e travas elétricas, pintura metálica, som e tapete, do que os kits de segurança, como os que incluem o ABS.
A engenheira paulista Micaela Muramoto, por exemplo, gosta de ter o carro sempre impecável. "Ter meu carro limpinho, arrumado, bonito, isso é o que vale, que me faz bem", garante.
O programador Ednilson Silva, por sua vez, considera que "o air bag e o ABS são melhores e mais baratos quando vem de fabrica.
O resto se instala por fora e se paga em várias prestações", comenta. A publicitária Graziela Graviola, que mora em Miami, nos Estados Unidos, afirma que nem precisa pensar na segurança. "Aqui, isso é o kit básico", diz.
O Portal de Notícias da Globo 01/11/07 - 07h30 - Atualizado em 01/11/07 - 09h48

2 comentários:

Anônimo disse...

Segurança pagando todos tem até guarda costas.
Fernanda Guerra

Ricardo Conceição disse...

As pessoas sabem usar o ABS?