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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mais segurança em veículos zero-quilômetro

19 de fevereiro de 2009, Jornal Zero Hora

Mais segurança em veículos zero-quilômetro

Lei, que depende de sanção e regulamentação, exige airbags de fábrica
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que torna obrigatória a instalação de airbag para o condutor e para o passageiro do banco dianteiro do carro.Segundo a proposta, que só depende da sanção presidencial para entrar em vigor, os novos modelos deverão contar com o equipamento de segurança a partir do primeiro ano de regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) das especificações técnicas e do cronograma de implantação.
Para os carros zero-quilômetro de modelos já existentes, a obrigatoriedade será exigida em cinco anos.A transferência para o Contran da definição do calendário de implantação e o período de cinco anos de prazo para as montadoras provocaram críticas.– Só em 2014 os carros serão obrigados a ter airbags.
Estamos abrindo mão de fixar um prazo específico deixando para o Contran fazer isso – afirmou o deputado Hugo Leal (PSC-RJ).Favorável à obrigatoriedade do airbag, o deputado defendeu a aprovação de um outro projeto, também na pauta de votação, que fixava um calendário de implantação progressiva do equipamento pelas montadoras, partindo de 30% no primeiro ano até 100% no quinto ano.Mesmo com as críticas, os deputados comemoraram a aprovação do projeto. Eles ressaltaram o aumento da segurança do condutor e do passageiro.
Na defesa da obrigatoriedade do equipamento, o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), médico ortopedista, afirmou que o airbag protege e dá mais chance de recuperação ao acidentado.O deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR) foi na contramão dos discursos. Ele disse que a obrigatoriedade do airbag aumentará o preço dos carros.
– O carro mais simples não vai mais custar R$ 20 mil, mas sim R$ 22 mil – afirmou.Atualmente, o airbag é importado e instalado nos carros pelas montadoras no país, mas empresas brasileiras estão se associando para produzir o equipamento nacional.Brasília

A nova regra

> Os novos modelos deverão contar com os airbags a partir do primeiro ano de regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito das especificações técnicas e do cronograma de implantação
> Para os carros zero-quilômetro de modelos já existentes, a obrigatoriedade será exigida em cinco anos

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema é o preço, né como vai ficar? Segurança em primeiro lugar.