Translate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Air Bag-conheça melhor

Air Bag - Conheça melhor

Dirigir é uma atividade que envolve riscos. Portanto, todo cuidado é pouco para se evitar ou minimizar as conseqüências de um acidente.
Orientar e educar motoristas e pedestres, atualizar regras de trânsito e aprimorar dispositivos de segurança que visem maior proteção ao motorista e passageiros são essenciais.O desenvolvimento da engenharia automotiva e o crescente emprego de tecnologias mais avançadas na produção de automóveis são acompanhados da criação de uma série de acessórios que conferem maior conforto ou segurança ao condutor e passageiros.
Os cintos de segurança, de uso obrigatório, destacam-se por sua comprovada ação de proteção, sendo responsáveis por expressiva redução de mortes e lesões em acidentes.
Mais recentemente, foi desenvolvido o chamado airbag ou bolsa inflável, equipamento disponível em vários modelos de automóveis, dos básicos ou populares até os mais sofisticados, como item opcional ou incorporado ao veículo.
Desde sua introdução no mercado de automóveis, os airbags, valorizados como importante item de segurança, criaram expectativas que nem sempre correspondem às reais características do produto.
Procuramos, a seguir, apresentar informações que possam esclarecer aspectos como funcionamento, correta utilização, benefícios e até mesmo riscos apresentados pelos airbags e, dessa forma, contribuir para uma opção mais consciente e uso responsável do equipamento.

AIRBAGS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM
Os airbags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento para a frente dos ocupantes dos assentos dianteiros - airbag frontal, ou para os lados - airbag lateral, em fortes colisões.
Os mais comuns são os frontais que ficam alojados no volante e no painel de instrumentos para maior proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros.
Existem também os laterais ou side bags.
Dispostos geralmente nos bancos ou nas portas, sua função é a de proteção em impactos laterais ou capotamentos. Fornecendo uma proteção adicional, os airbags reduzem os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax, amortecendo o seu movimento contra o volante e o painel do automóvel, ou contra as laterais do veículo (side bag).
Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: os airbags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado.
AIRBAG FRONTAL
Diversos componentes formam o equipamento e operam para o seu funcionamento. Sensores eletrônicos detectam a colisão acionando o mecanismo de enchimento das bolsas, por meio deum explosivo.
Os airbags são insuflados por gases liberados pela explosão, desdobrando-se diante do motorista e passageiro, esvaziando-se em seguida. O diâmetro da bolsa insuflada supera o diâmetro do volante da direção e a espessura chega a 40 cm.
Tudo ocorre em frações de segundo, em grande velocidade (a velocidade de enchimento das bolsas é de 320 Km/h), gerando ruídos de até 140 decibéis e provocando um esfumaçamento no interior do veículo.

CUIDADOS NECESSÁRIOS
O consumidor que optou por adquirir um automóvel equipado com airbag deve ter alguns cuidados, não apenas para garantir maior eficiência do equipamento em caso de acidente, mas por uma questão de segurança.
• saiba que o airbag é um dispositivo suplementar, ou seja, não substitui a proteção oferecida pelos cintos de segurança, que sempre devem ser usados.
Criado para funcionar conjuntamente, o acionamento do airbag poderá ocasionar graves ferimentos se os cintos não forem utilizados.
• dirija mantendo sempre as mãos na parte externa do volante. Caso o airbag seja acionado, não encontrará obstáculos à sua abertura que possam causar ferimentos ao motorista;
• não mantenha objetos entre o airbag e o motorista ou passageiros;
• não viaje com objetos no colo, mãos, boca, que possam causar ferimentos, caso venham a chocar-se contra o airbag;
• não permita que os passageiros apoiem mãos ou pés no painel;
• não cole ou aplique nenhum material sobre a cobertura do airbag do volante, painel ou bancos (side bag);
• não dirija em posição muito próxima ao volante. Confira no manual do veículo a posição e a distância mais adequadas para evitar a trajetória de insuflamento das bolsas;
• volante, painel ou banco devem ser desmontados exclusivamente em oficinas credenciadas do fabricante ou importador;
• observe cuidadosamente os critérios do fabricante ou importador quanto à instalação de acessórios e equipamentos elétricos.
• não se esqueça de que crianças devem ser transportadas nos bancos traseiros, em cadeirinhas/assentos apropriados.

BENEFÍCIOS E RISCOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Estudos e estatísticas de trânsito apontam para os benefícios da proteção adicional proporcionada pelos airbags.Entretanto, existem efeitos indesejáveis que devem ser conhecidos e avaliados quando da opção pelo equipamento.
BenefíciosEntre seus benefícios está a proteção contra sérias lesões e ferimentos que podem ser fatais.
Devido à sua ação de retenção, os airbags são responsáveis pela redução de fraturas na face, do risco de lesões na medula, costelas e órgãos internos.
RiscosAlém dos riscos provocados pela não observância dos cuidados necessários, existem aqueles decorrentes de seu próprio funcionamento.
• O acionamento das bolsas pode provocar ferimentos na face e no pescoço, com riscos de queimaduras e lesões oculares.
• Existem manobras que oferecem perigo, como o braço cruzado à frente do volante que pode ser projetado contra a face do condutor no momento de acionamento do airbag.
Se os benefícios oferecidos pelos airbags superam os riscos de efeitos indesejados, a opção pelodispositivo deve levar em conta todos os aspectos envolvidos.
Airbag - considere prós e contras e faça uma escolha consciente.
SAIBA MAIS
Os airbags são projetados para funcionar uma única vez, ou seja, se forem acionados, o equipamento deverá ser substituído, implicando, muitas vezes, na troca de vários itens do automóvel.
Nunca deixe de atender a convocações do fabricante ou importador para inspeção, substituição ou reparação de alguma peça ou parte do automóvel. Pode haver riscos à sua segurança e a de terceiros.

SEUS DIREITOS
Código de Defesa do Consumidor: é direito básico dos consumidores a informação clara e adequada sobre as características e forma correta de utilização dos produtos, bem como o de serem alertados quanto aos riscos que apresentam à vida, saúde e segurança.
• Os automóveis devem ser projetados e fabricados de modo a oferecer padrões de qualidade, desempenho e segurança compatíveis com as legítimas expectativas dos consumidores.
• Falhas de fabricação, defeitos de projeto ou de concepção do produto, assim como informações insuficientes ou inadequadas sobre seu funcionamento, características, riscos e cuidados necessários, devem ser corrigidos e, os responsáveis, obrigados a reparar todos os prejuízos causados aos consumidores.
É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.
Fonte: PROCON SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que realmente as empresas se preocupam com segurança.