Translate

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Rotina de trânsito causa danos à saúde dos paulistanos

Quase sete milhões de veículos circulam por São Paulo. A quantidade é maior do que qualquer outra cidade do país, são ao todo 6,9 milhões. A rotina de engarrafamentos pode ser prejudicial à saúde.Uma pesquisa aponta que, em um ano, o paulistano perde, em média, 27 dias parado em congestionamentos. Todo mês, cerca de 19 mil veículos são emplacados por dia. Por isso, em toda a cidade, é fácil encontrar motoristas estressados.Com tanto carro e moto circulando, os acidentes são frequentes. As ocorrências com motos correspondem a uma em cada cinco chamadas de socorro recebidas todos os dias pelo Corpo de Bombeiros.Além dos acidentes, cansaço, mau humor e estresse fazem parte do cotidiano dos moradores de São Paulo. Uma em cada dez pessoas ouvidas por um estudo da USP (Universidade de São Paulo) já tiveram depressão em decorrência de problemas causados pelo estresse. Vinte e quatro países foram avaliados sobre o mesmo tema, o Brasil ficou em primeiro lugar.Para tentar deixar o congestionamento menos estressante, uma trupe de atores voluntários usa o tempo dos carros parados no farol para fazer rir. Quando os carros param, o grupo tem apenas um minuto para distrair os motoristas.
Os psicólogos do trânsito não fazem parte de uma ONG (Organização Não Governamental) e nem querem receber dinheiro. O trabalho se paga com um sorriso, e uma buzina.

18 comentários:

ONG ALERTA disse...

Isso se chama estresse móvel, quando entramos no carro mudamos nosso humor e quando saímos do mesmo voltamos ao normal!!!!

BLOGZOOM disse...

Nem me fale ... não sei o que aconteceu, em menos de 1 semana a volta para casa virou um tormento maior ainda! Duplicou o tempo no transito congestionado.

Bjs

Luna Sanchez disse...

É uma sina, pelo jeito.

Um beijo, Lisette.

Valéria disse...

Oi Lisette!
É mesmo muito extressante!
Quando vamos a SP nos divertimos muito, mas meu marido fica doente, logo de cara o trânsito do aeroporto para a cidade lhe deixa muita dor de cabeça e tensão muscular, imagine a cabeça de quem vive isso diariamente!
Beijo carinhoso!

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Nem de longe quem não vê pessoalmente o que está acontecendo aqui em SP não imagina. A coisa está feia. Hoje mesmo chegamos mais cedo do escritório e meu marido quis adiantar os finados e ir ver nossa família nos cemitérios. Eu não quis ir, pq um é o oposto do outro e qto tempo eu ia ficar presa no trânsito? Eu sou uma que não aguento ficar mais parada no carro, me dá uma ansiedade tremenda. De repente, pode mesmo estourar em uma doença.
Mas não acredito mais em soluç~es. Preparo meus filhos para ir morar longe daqui. O único jeito, acredito.

Beijos, Lis!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para deixar um beijinho com carinho.

Sonhadora

Flor de Jasmim disse...

Lisette
Nossa que confusão. Eu adoro conduzir por vezes vou sem destino.
Beijinho amiga

Lúcia Laborda disse...

Em primeiro lugar quero pedir desculpas, por minhas ausências, mas estive for por um período, curtindo meu netinho, que nasceu em agosto.
Sobre a postagem, é realmente complicado. E ficando cada vez pior.
Beijos

Pati Alves disse...

Q lindo trabalho dos psicólogos do transito.Eu sempre q posso escolho por não dirigir pois transito de cidade é realmente estressante.

O Árabe disse...

Assim é, Lisette: uma das coisas que mais imagino de São Paulo é exatamente esse trânsito! Bom resto de semana, amiga.

Maria Adeladia disse...

O trânsito de São Paulo é estressante mesmo, apesar que não conheço a cidade, mas acompanho os noticiários.

Lisette, beijões, linda.

Graça Pereira disse...

E em tempo de feriado, tudo se complica. Parece que todo o mundo combinou sair á mesma hora e para o mesmo sítio...é de doidos!
Espero que o resto da semana seja mais calma para todos.
beijos
Graça

Anônimo disse...

Lizette tudo bem com você querida...vim te ver..
Esse texto mostra bem a verdade..o transito por ex de campinas a algum tempinho atras era bem melhor..agora é um sufoco...
beijos mil..bom feriado..bom descanso..
titi

Marlene Maravilha disse...

Esta semana passada eu saí do litoral para a Capital e um transcurso que seria de 01 hora, levamos 04. Coisa de louco! mas coisas normais de SPaulo. E todos desvairados.
Beijo e um feriado abencoado.

Guilherme Brandão disse...

Agradecemos o apoio, carinho e espaço!
Um grande beijo,
Gui Brandão
Presidente e fundador da ONG PSICÓLOGOS DO TRÂNSITO

Simone butterfly disse...

olá querida vim aqui lhe desejar um ótimo feriado e sem problemas de trânsitos, beijos carinhosos

Cidinha disse...

Olá Amiga. Passando por aqui. O Trânsito sempre nos estressa e até quando ficaremos sem solução? Má desejo que vc tenha um ótimo dia amanhã. Bjos e obrigada pelo seu carinho!

Anônimo disse...

Lisette. O trânsito de SP é uma loucura. Beijos!