Translate

domingo, 24 de julho de 2011

Trânsito melhor, um desafio de todos nós

Problema da mobilidade não é uma exclusividade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, entre outras capitais e grandes cidades

As grandes metrópoles brasileiras precisam urgentemente buscar soluções criativas para o problema da mobilidade urbana, com a consciência de que, se mantido o ritmo atual de expansão da frota de automóveis, de pouco adiantará construir viadutos e rasgar novas avenidas. Mesmo as novas linhas do Metrô tendem a receber uma demanda de passageiros muito superior à sua capacidade, na medida em que novos bairros passam a ser integrados ao sistema.

Na realidade, o problema da mobilidade não é uma exclusividade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, entre outras capitais e grandes cidades. Metrópoles como Nova York, Tóquio, Cidade do México, entre outras, enfrentam problemas semelhantes, mas com uma diferença considerável – estão quilômetros à frente em termos de soluções alternativas, entre elas ciclovias, corredores de ônibus e malhas ferroviárias.

No entanto, por mais qualificados que sejam nossos engenheiros envolvidos no desenvolvimento de alternativas, uma solução importante é buscar o envolvimento da sociedade nesse debate, tanto de associações e entidades, como de lideranças de bairros e da indústria como um todo.

Por que não lançar uma grande campanha em TVs, rádios, jornais e escolas, incentivando mudanças de hábitos e apresentação de propostas? Por que não atrair a comunidade acadêmica para o debate? Infelizmente, os governantes parecem omissos, ou lentos, nesse processo. E mais do que aplicar multas e multiplicar a instalação de radares, deve-se priorizar a orientação e a educação de nossos motoristas.

Em geral, a iniciativa privada é mais rápida na busca de soluções. Tome-se como exemplo o que ocorreu quando, no município de São Paulo, foi proibido o tráfego de caminhões pesados pelas principais vias da cidade. Em curtíssimo prazo, as empresas que operam com logística conseguiram montar grandes centros de armazenamento em regiões periféricas ou municípios vizinhos para recepção e distribuição de milhares de produtos.

De sua parte, as indústrias automobilística e de baús e carrocerias desenvolveram mais de uma dezena de veículos adaptados às novas exigências da legislação. Hoje, para cada tipo de serviço, para cada exigência de mobilidade e para o transporte dos vários tipos de mercadorias, há um pequeno caminhão com um baú ou carroceria especial.

Se conseguirmos unir toda a sociedade – população, governo, indústria e academia –, sem dúvida encontraremos soluções cada vez mais inteligentes e sustentáveis. O que não podemos é deixar que a economia e a saúde das pessoas das grandes metrópoles e cidades continuem reféns do caos no trânsito.
Marcos Rodrigues é bacharel em Direito e diretor da Trucksider, empresa fabricante de baús e carrocerias de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/cotidiano/transito-melhor-um-desafio-de-todos-nos/45671/

39 comentários:

ONG ALERTA disse...

O tränsito é responsabilidade de todos, mas a infra estrutura depende do governo...este é complicado.

Chris B. disse...

O que diz respeito ao governo só podemos esperar aumento de impostos... infelizmente.

Hoje presenciei um acidente feio aqui por causa disso. Até quando?

Boa semana amiga,
Um Beijo

Tha Boss disse...

Realmente tudo para o governo fica bem mais complicado, mas enfim espero estar vivo pra ver isso mudar um dia.

Unknown disse...

E vamos que vamos, deixando uma postura de positividade para que tudo no transito melhore.
Vamos colocar a boca no megafone e bradar para que os poderes público venha a fazer o seu papel.
Abraço

Camila Monteiro disse...

Ahhh com certeza esse problema nao é só em grandes capitais, aqui por exemplo, São José do Rio Preto, está um caos aliada a falta de educação, Tá dificil viu!

Flor de Jasmim disse...

Lisette querida
Deste lado do oceano eu penso que sim, que a união faz a força, mas não deveria ser o Governo o potencial mais forte para encontrar essas soluções.
Beijinho

Jorge (Nectan) disse...

Sem a educação também nada poderá avançar com equilíbrio. Mesmo o governo, que são pessoas, tem sua educação. Mas deve ser pautada no Amor e respeito e isso começa dentro do lar.

Um grande abraço!

sandrafofinha disse...

adorava que não houvesse tantos e tantos acidentes nas estradas. há pessoas que não têm consciencia daquilo que fazem na estrada,é preciso acautelar os perigos que podem ocorrer. boa semana!!

Toninho disse...

Sim amiga, este casamento de forças e pensamentos é o sonho de ver a humanização do transito.Cada vez maior o numero de carros e as obras não definirão o ponto de equilibrio.Então é crer nesta proposta do desafio.
Um abração terno de paz.
Uma boa semana a voce.
Bju.

O Árabe disse...

Belo texto, Lisette; excelente escolha! Boa semana.

::Tetê:: disse...

Oi Lisette! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Olá Lisette, de fato a melhoria para o trânsito teria que ter envolvido a todos de modo geral, o nosso problema é que vivemos em uma sociedade muito egoísta, isso generalizando mesmo.
Por exemplo, motoristas de ônibus. Eles tem um local de parada pré-definido, no entanto preferem para no meio da rua, muitas vezes fazendo com que o condutor acesse a via na contra-mão para ultrapassagem. O pedestre não atravessa onde deveria atravessar, o motorista não respeita sinalizações, o motoqueiro menos ainda, visto que seu trabalho é mais rentável de acordo com o número de serviços executados. Então, concluímos que a massa não coopera entre si, menos ainda o governo ou a nossa justiça que já deveria ter tirado das ruas uma grande massa de motoristas assassinos, que após alguns $$$ simplesmente desaparecem dos holofotes.

Enfim, uma extremamente necessária. Porém igualmente complicada.

Beijos

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Flor de Lótus disse...

O trânsito é um problema e tanto e com certeza deixou de ser exclusividade dos grandes centros, aqui em Rio Grande, graças ao dito desenvolvimento, o trânsito está um caos.
Beijosss

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Querida Lisette, eu penso que o governo precisa sim fazer a sua parte, mas se a população não se conscientizar,não cooperar, fica difícil, por isto este trabalho que você faz é importante, é um trabalho co conscientização muito valido, beijos Luconi

Jeanne Geyer disse...

Não acredito mais em governos...
aqui em Porto Alegre a campanha para que faixas de segurança sejam obedecidas não deu certo. ninguém mais fala nisto e os pedestres têm que atravessar correndo, pois que abre o sinal e se estás no meio da faixa eles já aceleram. Muitos esperam o sinal fechar e abrir de novo...
e os idosos que não têm a mesma agilidade?
Beijos

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Um enorme desafio que nem todos querem ter a responsabilidade na hora da atuação.
Beijos, Lisette!

MARILENE disse...

Profissionais bem capacitados podem ajudar. Nosso maior problema é que, nem sempre, são eles os escolhidos para os projetos.

Bjs.

Val Du disse...

Todos precisam colaborar para que haja melhorias.
Cobrar e exigir mudanças, depende de nós.

Bjos.

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Obrigada por sua visita ao meu Blog, mais uma vez a correntes entre Blogs não podem se partir... seu Blog é muito bom e trás temas que devemos pensar e refletir, acho que para o Brasil só tem uma solução investir em condução coletivas, boas, com horarios certos e eficientes, ninguém quer ficar dando de 30 a 50 mil em um carro, se tiver condução boa e que seja eficiente teríamos um transito melhor e com mais saúde... Bjs e Luz...♥

Lunna disse...

Bom dia querida Lisette!
Realmente esse é um problema muito sério, e mais sério ainda é o pouco caso da maioria dos governos em fingir que não vê.
Beijos de margarida.
Lua.

Anônimo disse...

Oi,
chegará o dia em que os condutores
terão a CNH com tarja preta!!!

um grande abraço

Vivian disse...

Bom dia, Lisette!!

Espero ver um dia, em que todos aprendam a cooperar e assim mudar o que está errado!Porque não basta ter leis de trânsito, o povo deve ser educado para respeita-las.
E os imensos engarrafamentos das grandes cidades são frutos do descaso do governo...as estruturas das estradas devem ser avaliadas e reformadas...

Naty disse...

UM GRANDE DESAFIO.

BJAO

Anne Lieri disse...

Lisette,vc tocou num assunto que sempre comentamos aqui em casa!As coisas tem solução e algumas são bem faceis,mas o governo realmente é devagar,quase parando!Excelente alerta!Bjs,

Tânia T. disse...

Tem toda razão.. é uma responsabilidade de todos nós!!

:))

bjuu

Graça Pereira disse...

É um grande problema,principalmente em cidades antigas, como Lisboa e Porto...o trânsito aumenta e a resposta não pode ser tão rápida e nem tão desejável, como todos quereriam. Unindo esforços, aí como cá.. é possível chegar a bom porto.
Bjs e boa semana.
Graça

Pena disse...

Preciosa Amiga:
Sempre actualizada quanto à segurança nas estradas. Um trabalho dignificante e exemplar.
MUITO OBRIGADO pelo afecto que retribuo.
Beijo amigo de respeito.
É excelente no que faz.

pena

Tayane Sanschrí disse...

Temos que aprender a exercer a 'esperança'. É, nos dias de hoje é exercer, uma ora vai que ela deixa de ser esperança e virá realidade.

Lúcia Soares disse...

olá a paz de cristo, muito boa reflexão, tenha um marailhoso dia. bjs

Anônimo disse...

Lisette,

Muito importante levantar essa questão, até porque é um problema que tente a se agravar com o passar do tempo. Essa semana li uma reportagem interessantíssima num jornal da UFRJ sobre a valorização do transporte público, uma aposta que, se fosse bem sucedida, resolveria alguns de nossos problemas de congestionamentos - uma vez que as pessoas passariam a ter meios de locomoção de qualidade como opção a utilizar o carro particular todos os dias.

Bjs!

Anônimo disse...

Buscar o envolvimento da sociedade, organizar eventos, propagandas e campanhas são de fundamental importância para que esse problema!

Aquí em Olinda também tem cada acidente com vítimas fatais que poderiam ter sido evitados se houvessem uma ajuda por parte da sociedade!

Asas da Ilusão disse...

Seu blog é comovedor e emana força e responsabilidade. Parabéns por esse trabalho tão belo. Parabéns pela energia que tens, com certeza o amor que levas dentro de ti faz com q voes tão alto. Acompanharei este blog e ajudarei no que puder. Conte comigo para divulgação ou qualquer coisa que precisar. Acredito sim, que tudo pode melhorar, este blog é uma prova disso.Que Deus abençoe, ilumine e acompanhe hoje e sempre, a ti, tua familia e o teu trabalho. Namastê!

Everson Russo disse...

Um dia repleto de paz e poesia pra ti minha amiga,,,beijos e beijos.

tecas disse...

Um problema generalizado em todo o planeta. Não existem infras estruturas para sustentar tanto trânsito. Não é um problema só do Brasil...é por todo o lado. Todos os dias morrem milhares de pessoas em acidentes de viação por todo o mundo...mas o que fazer? É responsabilidade dos governantes que não governam.
Um bom alerta!
Saudações poéticas.

AFRICA EM POESIA disse...

Minha amiga

Beijos e saudades.
o seu blog é um alerta constante é pena que nem todos o leiam e reflictam
beijos

AFRICA EM POESIA disse...

Minha amiga

Beijos e saudades.
o seu blog é um alerta constante é pena que nem todos o leiam e reflictam
beijos

Tetê disse...

Oi, querida... Obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meu cantinho! Bjks Tetê

Poesias Partidas disse...

Com certeza há muitas imprudências no trânsito, assisto todos os dias isso, é cansativo e fere a todos nós. Gosto do teu espaço que nos ensina, que nos lembra, esse blog é super indicado. Parabéns!

Marcos Alderico