Translate

domingo, 31 de julho de 2011

Educação para o trânsito!

Mais uma vez é do exemplo dos pais que surge a consciência das crianças, também com relação às regras de trânsito.
Orientando os pequenos desde cedo, os pais estarão contribuindo para reduzir o risco de acidentes envolvendo seus filhos.
O primeiro passo para isso é deixar bem claro para a criança que ela é uma passageira especial e até os dez anos deverá ir sempre no banco de trás.

Até atingir a altura de 1,40m é recomendável o uso de cadeirinhas de segurança. Depois disso, pequenas almofadas servirão para auxiliar na melhor adaptação do corpo da criança ao cinto de segurança. E a orientação dos pais não deve cessar nunca, especialmente sobre os riscos e perigos de colocar braços e cabeça para fora do carro.

A educação das crianças para o trânsito envolve também sua consciência dos deveres e direitos do pedestre.

Até a idade de sete anos não se deve permitir à criança que circule sozinha, mas sempre acompanhada por um adulto. Mas muito antes disso, os pequenos já estão atentos à movimentação de pessoas e veículos nas ruas.

É o momento de instruí-los sobre os principais tipos de sinalização no trânsito, como semáforos, faixas para a travessia de pedestres e pisca-pisca luminosos instalados nas garagens dos edifícios. E também restringir o uso de bicicletas, skates e patins a parques e locais adequados para esse tipo de atividade.

Código Nacional de Trânsito
A promoção de atividades que permitam à criança conhecer e vivenciar situações de circulação no trânsito, seja como pedestre ou passageira, é uma das exigências do Código Nacional de Trânsito.

Os Detrans das cidades brasileiras têm profissionais preparados para dar instruções nesse sentido a professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Em São Paulo, a Divisão de Educação de Trânsito do Detran mantém, inclusive, uma Cidade-Mirim, onde acontecem visitas agendadas pelas escolas.

Os recursos pedagógicos utilizados pelos policiais militares monitores vão desde palestras até dramatizações com linguagem adequada a cada faixa etária. Para transmitir aos pequenos noções básicas de segurança no trânsito e conscientizá-los da importância de garantir sua própria integridade física e a das outras pessoas valem canções e todo o tipo de brincadeiras.

Os professores que acompanham o processo também são instruídos a relembrar o assunto em momentos oportunos. No interior do Estado, a mesma proposta é realizada pelo Programa Educativo de Trânsito "Clube do Bem-Te-Vi" desde 1990, através de visitas às escolas que agendam horários.

A idéia é, além de educar as crianças para noções de segurança, investir na formação de motoristas adultos mais conscientes sobre suas responsabilidades no trânsito.

Ensinamentos Básicos
  1. Em caso de acidente, somos sempre projetados contra o painel e o pára-brisa. Portanto, crianças devem andar sempre no banco traseiro, onde estarão mais seguras e protegidas.
  2. Crianças devem evitar jogar bola, andar de bicicleta e de skate na calçada. Uma boa alternativa são os parques, campos e escolas. Do contrário, as crianças correm o risco de serem atropeladas.
  3. Oriente seus filhos para que eles nunca coloquem o braço ou a cabeça para o lado de fora do veículo.
  4. Quando forem para a escola de ônibus, oriente as crianças para que só embarquem ou desembarquem quando o ônibus estiver totalmente parado.
  5. Ensine as crianças a não jogar lixo pela janela, explicando a elas que além de atrapalhar outros veículos, cada objeto jogado na rua contribui para aumentar a poluição da cidade.



Fonte: http://www.alobebe.com.br

28 comentários:

ONG ALERTA disse...

Mas o maior exemplo vem de dentro de casa # dos pais #...estes esquecem que seus filhos sáo os maiores observadores e quando adultos seráo iguais aos pais!!!

Everson Russo disse...

Precisamos muito dessa educação no transito,,,grande beijo de boa semana pra ti amiga...

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Com toda certeza Lisette, a educação deve partir de dentro de casa, a conscientização em tenra idade tende em muito criar adultos mais conscientes em relação ao trânsito e os valores da própria vida.
Inclusive, permita-me acrescentar que a atenção dos Pais e adultos também é muito importante, por vezes algo tão simples deixa de ser levado em consideração, que por ventura uma criança pode sofrer de daltonismo e nem ter sido levado em conta.

Beijos

Flor de Jasmim disse...

Lisette
è de facto necessária com urgência.
Beijinho

ღPat R.ღ disse...

A educação começa em casa e permanece em casa... excelente amiga!

Quando entro aqui, olho as imagens da bela Alessandra e enche meu coração de aperto transbordando nos olhos... que sorriso mais lindo ela TEM!

Um beijo para si amiga.

Ingrid disse...

sempre para refletir.
beijos querida

cidinha disse...

Olá, Lisette! É preciso que tomem conciência de suas responsabilidades,passar a mesma para as crianças para serem adultos responsáveis! Estou aqui também agradecendo o carinho da sua visita. Muito obrigada e tenha uma boa semana! Grande abraço.

Mariz disse...

A educação no trânsito tb é muito importante em casa, os pais devem orientar e tb seguir as regras, pois vemos muitos q não obedecem.
Um ótimo texto.

beijos e ótima semana prá vc!

ॐ Shirley ॐ disse...

Querida Lisette, voce está certa, tudo começa em casa. Porém, nem todos tem discernimento. Consciência é uma coisa que não se compra, se alcança. Beijo!

Carla Fernanda disse...

Acabei de ver o filme: "As mães de Chico Xavier", tão lindo amiga!!
Beijos e boa semana!!
Carla

Dani Gomes disse...

Concordo plenamente: Educação que vem de berço é essencial na formação de pessoas de bem, em todos os sentidos!

Grande beijo para ti,

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Sônia Silvino disse...

Se houvesse uma preocupação em ensinar regras de trânsito e de responsabilidade no mesmo às crianças e adolescentes, talvez as pessoas não fossem tão imprudentes. É preciso aprender desde pequenos.
Beijos, amiga!

Olhos de mel disse...

Querida amiga; como sempre um tema super legal! Temos mesmo que fazer a nossa parte. Afinal somos espelhos para nossos filhos. Não só orientar, mas que possamos deixar também, nossos exemplos.
Boa semana! Beijos

Vivian disse...

Bom dia,Lisette!!

O exemplo dos pais faz toda a diferença, não só educar para o trânsito, mas em tudo!!
Beijos!!
Bom início de semana!

Tatuagem disse...

É importante educar as crianças para evitar todo tipo de accidentes.

Beijo

Anne Lieri disse...

Lisette,tem razão!Os pais devem dar sempre um bom exemplo ao dirigir e andar a pé pelas ruas!Nas escolas, as professoras tb podem orientar muito as crianças!Um belo texto!bJS,

Daniela disse...

Olá, linda postagem, realmente precisamos com muita urgência, grande abraço fraterno, estou te seguindo...

Lúcia Soares disse...

olá a paz de cristo, tenha um ótimo dia, um grande abraço.

ValériaC disse...

Com toda certeza toda informação que as crianças tiverem sobre educação no trânsito, trará bons frutos, mas imensa é a responsabilidade do bom exemplo que os pais, também motoristas, deixam para os seus filhos.
Boa semana amiga...beijos
Valéria

::Tetê:: disse...

Oi Lizette! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Tudo passa
por educação
e exemplos.

Que em ti haja a alegria
de uma manhã de sol...

soninha disse...

Com certeza somos o espelho de nossos filhos,tudo eles copiam...

Bandys disse...

Oi Lizette,

O Exemplo é a melhor maneira de educar.

Um beijo

Folha em Branco disse...

Amei os dois últimos post sobre educação no trânsito. Sempre fui chata com meus filhos, nunca, mas nunca coloquei criança no banco da frente e o mais legal foi ver a cara do meu filho quando ganhou o direito de andar no banco da frente, tiro maior onda com o meu garotão. Minha filha mais nova não pode e ela respeita, também não tem opção e o mais legal é ver essa espera para ter o direito de andar no banco da frente. No fundo acho que estou ensinando eles que a vida não é do jeito que a gente quer, tem momento para tudo e idade. A melhor coisa é esperar o momento certo. Amo educação e me stresso muito com a falta de educação dos adultos (inclusive os da minha familia). Como se diz "As palavras convencem, mas o exemplo arrasta". Agora falando de outro post sobre a falta de impunidade no Brasil é uma vergonha e como os países de primeiro mundo tratam os acidentes no trânsito com responsabilidade, eu e meu marido vimos algumas matérias sobre isso e dá uma vergonha do Brasil, mas enfim nascemos aqui. Bjs Eliane

Sueli disse...

Olá Lisette, perfeito! tenho 2 filhos, um de 7 e outro de 9. Desde que nasceram andam de carro nas cadeirinhas para bebe, depois no assento elevatório, e o de 9 que agora já tem 1,42 agora vai direto no banco de trás com cinto. Nunca se recusaram a colocar o cinto, ao contrário hoje eles sozinhos afivelam o cinto, porque eu sempre expliquei que isso era uma questão de vida ou morte em caso de acidente. Abraços, Sueli.

LUCONI disse...

Esta educação se torna urgente, mas você está certa o maior exemplo é o que damos aos nossos filhos em nossa casa, no dia a dia, beijos Luconi

Anônimo disse...

[p]What's more, Mulberry Sale can make you get a faddish [url=http://www.mulberryfhandbags.co.uk]mulberry handbags[/url] item of this season . Fashion Mulberry Bags For You what is definitely an acclaimed all-embracing British cast which
Like accustomed visitors, we could this sort of a ample mark or Fortunately, a mulberry individual backpack to listen to, but we rarely apperceive the achieved action of establishing a mulberry bag . After the buyer paid for were [url=http://www.mulberryfhandbags.co.uk]cheap mulberry handbags[/url] gratified, so to my warehouse grading is very good . You want [url=http://www.mulberryfhandbags.co.uk]mulberry handbags outlet[/url] to flaunt the latest style but feel constrained because of the cost factor that is involved in buying original mulberry wallets and designer bags? Put your worries to rest for now you have the replica handbags that will beautifully serve the purpose and will make you feel as if you own the real one . Here we will direct you to where there are a huge range of Mulberry Alexa bags, Bayswater, for Target mulberry outlet these Mulberry footwear nevertheless seems as fabulous and eye-catching due to the fact the bags, for example, this Mulberry Bayswater massive Heel mulberry outlet Pump . If you are a fan of Mulberry bags, you would know the newly released Mulberry Tote Bags that would be a shocking reply to the high demands of many people . The home life was exceedingly pleasant, and himself, the best type of man UK Mulberry Outlet Shop Bags Levin knew, was very interesting to him was one of [url=http://www.mulberryfhandbags.co.uk]mulberry handbags sale[/url] those people, always a source of wonder to Levin, whose convictions, very logical though Mulberry Handbags outlet original, go one way by themselves, while their life, exceedingly definite and firm in its course, goes its way quite apart and almost always in direct contradiction to their convictions was an extremely advanced man . Buy Cheap Designer Mulberry Shoulder Bags Online
Buy designer Mulberry Shoulder Bag [url=http://www.mulberryfhandbags.co.uk]mulberry handbags uk[/url] online.[/p]