Translate

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Segurança no trânsito do Brasil

Um manequim em cadeira de rodas alerta os motoristas sobre a importância de dirigir de maneira segura. (Foto: Reuters)
Com mais de 30 mil acidentes fatais a cada ano, o Brasil apresenta um dos piores registros do mundo em segurança no trânsito.

Mais de 35 mil pessoas morreram nas ruas e estradas do Brasil em 2006, segundo um estudo do Ministério da Saúde intitulado “Saúde Brasil 2007”. Os custos econômicos e sociais dos acidentes de trânsito no Brasil são enormes. Eles impedem o desenvolvimento do país, já que a sociedade precisa lidar com dezenas de milhares de perdas irreparáveis decorrentes das mortes no trânsito, além dos casos de invalidez e ferimentos sérios que ocorrem a cada ano. Quase um terço das vítimas de acidentes de trânsito se refere a pedestres, principalmente crianças e idosos. A seguir, são passageiros de veículos e motociclistas que, em conjunto, representam 40% de todos os casos fatais relacionados ao trânsito.

“Atualmente, a situação está piorando, pois o número de motocicletas está crescendo”, diz Eduardo A. Vasconcellos, especialista em segurança no trânsito em países em desenvolvimento e consultor da ANTP no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o número de motociclistas mortos nas ruas e estradas do país aumentou vertiginosamente, passando de 300, em 1990, para cerca de 9 mil em 2008, com jovens entre 20 e 29 anos correndo o maior risco.

Número de acidentes aumenta com o uso de bebida alcoólica
Outro problema no Brasil são os motoristas alcoolizados: em 2008, cerca de 11 mil motoristas foram pegos dirigindo alcoolizados, mais do que os 6.373 no ano anterior. Estima-se que cerca de metade das mortes no trânsito envolvendo jovens pode estar relacionada ao álcool. Esses resultados se alinham com um recente estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual os acidentes de trânsito são apontados como a principal causa de mortes entre crianças e jovens com idades entre 10 e 24 anos. A maioria dos acidentes ocorre nos países em desenvolvimento, onde as condições das vias públicas e a educação sobre segurança no trânsito são precárias e as leis de trânsito não contam com um controle rigoroso.

Desorganização do trânsito e das ruas ajuda no número de acidentes
“A razão para o alto número de acidentes de trânsito fatais no Brasil está na forma como a infraestrutura viária é organizada e utilizada – a disposição das ruas e calçadas, a sinalização e até a visibilidade”, afirma Vasconcellos. “Tudo isso influencia os tipos de conflitos que ocorrem no trânsito e o comportamento das pessoas, colocando pedestres e ciclistas em condições muito desvantajosas. Quanto mais confuso é o ambiente no trânsito, maiores são as probabilidades de acidentes”.

Embora pareça uma equação simples, o Brasil experimenta dificuldades para melhorar a segurança no trânsito. O país sofre por falta de investimentos em educação do trânsito, infraestrutura urbana e estradas mais seguras, assim como pela ausência de uma fiscalização do trânsito mais organizada e consistente. Então, o que o Brasil precisa fazer para melhorar a segurança no trânsito? “Algumas medidas simples poderiam reduzir, de modo significativo, o número de acidentes”, diz Vasconcellos. “Os motociclistas deveriam manter-se dentro das faixas de rolamento, ultrapassando apenas os carros em fila ou parados, e sua circulação em vias de tráfego mais pesado deveria ser proibida.

“Fora isso, é essencial ter um processo de educação permanente para incentivar o respeito ao pedestre, conjugado a uma mudança fundamental no ambiente do trânsito: ruas perigosas precisam ser refeitas, deve-se impor limites de velocidade mais rigorosos e fazer calçadas mais seguras para os pedestres. Por fim, é preciso expandir os sistemas de transporte público, de modo que mais pessoas utilizem os trens e ônibus, que são formas de transporte mais seguras.“

Em agosto de 2008, o país aprovou uma das leis mais rigorosas do mundo em termos das sanções impostas a quem dirige alcoolizado: motoristas que sentarem ao volante após beber uma cerveja são multados em R$ 957 e têm a habilitação suspensa por um ano. Embora as fatalidades no trânsito tenham diminuído desde que a nova lei entrou em vigor, muita gente reclama que as regras são restritivas demais. De fato, as pessoas podem sentir falta de uma cervejinha, mas, com certeza, é um golpe bem menos duro do que a perda definitiva de um ente querido.

Fonte: http://sustentabilidade.allianz.com.br

Por Leonardo Pessoa

28 comentários:

ONG ALERTA disse...

Como tudo uma questáo de prioridade, o país vai investir milhóes na copa do mundo e como fica a educaçáo, saúde, segurança, nestes pontos básicos para a populaçáo nada é investido, mas também nem querem um país culto e sim burro onde podem comprar votos!!!!
Como ja vimos inumeras vezes precisamos de gente que faça a diferença, demora mas um dia quem sabe os políticos iráo ser políticos por ideal e náo por salários e nosso país crescerá...
Eles nem sabem que o tränsito mata como uma guerra!!!!

Evanir disse...

Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto..
A amizade
que nos une pode vencer todas as distâncias.
Ela sim é mais forte que o tempo.
No decorrer da nossa existencia se vacilamos
em alguma coisa.
Seus verdadeiros amigos estão ali sempre
a seu lado mesmo se o Mundo conspire
contra você.
Hoje quero deixar um abraço através dessa telinha e dizer
te amo linda amizade por tudo que representa na minha vida.
Um beijo carinhoso,Evanir.
Amigos para Sempre
Amada li sua postagem estou com calafrio..verdade nua e crua cemitério no asfalto.

Bandys disse...

Lizette,

Na minha opinião mata mais que uma guerra.
Basta juntar Saõ Paulo e Rio e Minas.

Hoje dia do amigo receba um beijo e um carinho

AC disse...

O seu trabalho tem sido exemplar em prol da segurança. Parabéns!

Beijo :)

Betty Gaeta disse...

Oi querida,
Se cada motorista fizesse a sua parte, creio que reduziria em muito os acidadentes.
Bjkas e um Dia do Amigo maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Vera Lúcia disse...

Creio que medidas governamentais são importantes neste caso, mas o fator preponderante deveria se constituir em trabalhos contínuos de conscientização dos cidadãos. A mudança de conduta de cada um é necessidade que se impõe.
Beijo.

Lindalva disse...

Olá amiga vim depositar um beijo em teu coração neste dia do amigo, mas meu carinho por tu é diário. Luz e Paz no teu caminhar!

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

É uma guerra camuflada por nossas autoridades, matando e mutilando muitos, nesse país continente.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Maria Luisa Adães disse...

tenho um mimo para você, se o quiser...

Vai aos "7degraus" no cimo, direita clica na palavra:

"Premios - clique para ver"

e vai direta ao prémio do amigo e o
leve, é seu, se o quiser...

Abraço,

Maria Luísa

Anônimo disse...

Passando para deixar um beijinho e ler as matérias. Engraçado como sempre lembro de você, da sua experiência, mas esse domingo fiquei chocada com o meu sobrinho tirando onda falando que dirigiu um carro com marcha automática, só que ele tem 14 anos. Desanimador, bem na minha familia pertinho, claro que fiz um discurso, mandei uns videos para minha irmã, vê se consigo conscientizar mas confesso desanimador, saber que a maioria dos brasileiros pensam como ela, acham legal o filho de 14 anos dirigir. Como diz o meu marido brasileiro é igual aos politicos, com certeza se pensássemos diferente nossos politicos seriam diferente. Queria até sua ajuda. Bjs Eliane

Lunna disse...

Nesse dia especial, passei para te dar um beijo.
Feliz dia amigaaaa!!!!!!
Beijos com rastro de estrelas.
Lua.

Andradarte disse...

É tudo trágico....Difícil conseguir
ganhar essa guerra...
Enquanto não se pensar no mal que
se causa ao próximo........,e hoje é dia do Amigo!!!!!
Um Abraço

Maria Rodrigues disse...

Amiga Lizette sendo hoje o dia internacional da Amizade e do Amigo, passei especialmente para agradecer a sua companhia, as gentis mensagens que deixa no meu cantinho, o seu carinho e acima de tudo a sua amizade.
“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.” (Ralph Waldo Emerson)
Um abraço bem apertadinho e um grande beijinho
Maria

Anônimo disse...

Querida Lisette...

hoje venho agradecer sua amizade...e desejar que possamos estar sempre perto...


deixo meu carinho....sempre...


Zil

Valéria disse...

Oi Lisette!
è uma equação nada fácil de resolver, afinal são muitas variáveis. Agora quando viajei fiquei horrorizada com o que vi. Na estrada entre Diamantina e Montes Claros vimos dois grandes acidentes no mesmo trajeto, um animal na pista que se projetou longe com o impacto com um caminhão e outro um caminhão de carvâo que virou e um carro veio e bateu. Fiquei muitas vezes com um medo terrível das ultrapassagens perigosas que vi, caminhões em velocidade ultrapassando sem pensar duas vezes. A situação das estradas, mal sinalizadas, sem acostamentos, com buracos, nooossa!Como nunca havia feito uma viagem tão longa e de carro dou graças à Deus ter chegado em paz. É assustador!

Grande beijo e um feliz dia do amigo!

soninha disse...

Falta segurança e principalmente educação...cada um tem que fazer sua parte.

Unknown disse...

E em pleno dia dos amigos e da amizade é que acontece as broncas dos inimigos dos estradeiros e destruidores de vida alheia.
Vamos dá um basta nisso tudo em nossas estreadas.
Feliz dia do amigo e da amizade.
Abraço

Flor de Jasmim disse...

Lisette querida
É incansavél a sua luta.
Bem-hajas amiga.
Beijinho especial neste dia da amizade

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Lisette, os números não são afronta ao homem, mas sim à própria vida.
Uma contagem que nos representa o quão ignorado esta a vida.
E concordo plenamente com você, gasta-se milhões para se fazer isso e acolá, mas sobre a vida ninguém tem coragem de falar, quem dirá fazer!

Beijos e feliz dia do amigo!

Roseli disse...

Querida uma postagem terrível. Passando para lhe desejar um feliz dia da amizade,´pois lhe tenho muito carinho... Beijinhos carinhosos para ti querida e tenha uma linda noite.

...Drika disse...

Lizette, querida... continue firme neste trabalho, nesta missão... Deus te muita força, a cada dia, sempre!

Com minhas orações... e afeto,
Drika

Sandra Gonçalves disse...

Feliz dia do amigo...
É amiga o transito é uma catastrofe e por mais que se faça, ainda ha muito o que fazer.Bjos achocolatados

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Hoje passando para agradecer a tua amizade de sempre e deixar um beijinho carinhoso pelo dia do amigo.
Tenho um miminho no lado direito do meu blogue.

Beijinhos
Rosa

Lau Milesi disse...

Lisette, lamentavelmente, você está certíssima nas suas argumentações. O problema maior, na minha opinião , é que o pouco que investem é em vão. As campanhas educativas são tímidas e não são sistemáticas. Sem contar a grande vilã: a impunidade.
Um beijo e minha admiração de sempre.

Zininha disse...

ISSO É MUITO CRUEL...

COISAS TRISTES DEMAIS...

ALEXANDRA DO SORRISO LINDO DEMAIS, FELIZ DIA DO AMIGO, AMIGAAAAAAAA...


"O que seria de nossa vida se não fossem os amigos, fiéis parceiros, companheiros de jornada, pessoas que entram em nossa vida para somar, para completar o que nos falta, por isso, sempre digo, ao acordar de manhã agradeça pela amizade, pelos amigos que tem."

BEIJOS...

maria claudete disse...

Pior é que as ´pessoas continuam bebendo e achando que nada vai acontecer. Vi o vídeo do acidente de sua filha e comoveu-me muito , cada vez mais admiro sua luta e coragem. Feliz Dia do Amigo e obrigada por sua amizade.

Anônimo disse...

Hoje vim trazer-lhe aquele abraço bem apertado que os amigos trocam.

Espero que seu dia do amigo tenha sido com você rodeada deles.

Beijos Lisette

ValeriaC disse...

Concordo plenamente com voce querida...algo urgente tem que ser feito, para que a segurança no transito seja conseguida.
Bom dia...beijos...
Valéria