Translate

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto inclui disciplina ´Educação no Trânsito´ no Ensino Fundamental

Projeto inclui disciplina ´Educação no Trânsito´ no Ensino Fundamental

O Código Brasileiro de Trânsito prevê a matéria nas escola, mas as Leis de Diretrizes e Bases não a incluem. Wagner Ramos quer mudanças

Os atuais conflitos de trânsito, quase sempre regados a falta de educação, irritação e até vias de fato, podem começar a ser redesenhados para um futuro próximo. Para materializar essa expectativa, garantir a segurança das crianças e promover a cidadania, o vice-líder do Governo do Estado, deputado Wagner Ramos (PR), aposta em educar os pequenos cada vez mais cedo para as normas de conduta no trânsito.

O parlamentar assegura que ensinar as crianças a atravessar na faixa de pedestres e a respeitar as sinalizações deve ser uma das principais metas. Educadores vão mais além. Segundo eles, é importante que desde o maternal até a oitava série os alunos tenham contato direto com exemplos de educação no trânsito.

“Apenas a forma de tratar o assunto deve variar de acordo com a idade das crianças, mas desde os três anos elas já podem aprender algumas noções, inclusive em projetos de teatralização e dramatização. Dessa forma, as crianças concluiriam o ensino fundamental já com base formada sobre educação no trânsito”, disse Wagner Ramos.

Já para os “crescidinhos”, poesias, notícias de jornais, cartilhas, trabalhos e projetos devem ser realizados e analisados na escola. “Em todas essas etapas, o mais importante é promover o respeito ao motorista e ao pedestre. Se você trabalhar com a criança, com certeza ela vai se tornar um adulto mais educado”, completou o republicano.

Sobre o assunto, ele apresentou nesta quinta-feira (16) o Projeto de Lei nº 296/2011. O documento inclui na grade curricular das escolas estaduais de ensino fundamental a disciplina “Educação no Trânsito”, com carga horária mínima de cinco horas. Nesse caso, devem ser obedecidos os procedimentos previstos pelas legislações federais e estaduais vigentes.

A matéria vai abranger primeiros socorros; prevenção de acidentes; proteção ao meio ambiente e cidadania; direção defensiva e legislação de trânsito. Ainda de acordo com o projeto, os temas serão abordados de forma padronizada e de acordo com o nível de ensino e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) poderá firmar acordos, convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas para materializar a proposta.

Em seu Artigo 76, o Código Brasileiro de Trânsito prevê a prática da educação no trânsito no ensino infantil, fundamental, médio e superior, com a ajuda dos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federal. Para isso, eles devem formar núcleos pedagógicos que incentivem projetos nas escolas. Entretanto, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) não inclui o estudo do trânsito em sua base nacional comum.


Fonte: Assessoria de Gabinete
http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=143959&codDep=11

37 comentários:

ONG ALERTA disse...

As escolas deveriam colocar em prática pois a educaçáo muda um pais.
Mas aqui tudo é demorado...

Unknown disse...

Oi Alessandra, obrigada pela sua visita e comentário, fico muito feliz.

E é verdade, neste país tudo é demorado. Tão bom se tudo fosse fácil e ágil aqui no Brasil, sem tanta burogracia.

Bjinhoss e parabéns pelo belíssimo trabalho ;)

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Nossa Lisette, adorei o projeto. E concordo plenamente que isso ajudará e muito na educação do trânsito, mais ainda na educação do futuro cidadão. Estava pensando no seguinte, a visão quanto às escolas deveriam mudar, me lembro que jurava a Bandeira, tinha aulas mais co-relacionadas à sociedade em si, e hoje não temos nem se quer o ensino básico bem praticado!

Beijos

Cidinha disse...

Olá, Lisete.È uma boa noticia esse projeto. que seja colocado em pratíca e logo!As crianças , adolecentes e pedrestes são prioridades.VC está fazendo um ótimo trabalho. È preciso que toda a população também cobre! Grande abraço!

Lucinalva disse...

Olá Lisette

Obrigada pela visita lá no meu blog, que Deus te abençoe ricamente e te ajude nesta caminhada da vida. Um forte abraço.

Só pra você disse...

Adorei as informações. É tão importante blog's que nos dão um suporte de sabedoria. Teu espaço é demais!

Beijocas

Silvia disse...

Oi, Lisette
acredito que é preciso conscientizar desde muito cedo os nossos jovens para que sejam motoristas responsáveis. Espero que as esolas e os professores estejam equipados para essa nova tarefa.
Abraço

Unknown disse...

Lisette! Estou totalmente descrente do Governo Brasileiro. Para sair do papel qualquer projeto que visa beneficiar o nosso povo, a demora é tão grande que talvez as crianças de agora o coloquem em prática como professores.
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Lisette, vim retribuir a visita e o carinho.
Seria ótimo se todos os estados fizessem isso, ainda acredito em um país mais humano, mais gentil, e a educação é de fato a base para a mudança.
Bjos se cuida e tenha um lindo dia repleto de magia e fantasia.

Anônimo disse...

Boa noite, Lisette!

“...Se tens algo a pedir para Deus, que seja o amor, que é o instrumento divino de transformação verdadeira. Não tenha medo de amar, de recomeçar, de transformar, afinal de contas, tudo começa com um gesto, com uma atitude, com um desejo e eu desejo que você realmente seja feliz.”

Um abraço super carinhoso

Deus seja sempre a tua fortaleza!

Yehi Or

Tânia T. disse...

Nossa.. isso seria ótimo!!!

Tomara que esse projeto saia do papel! xD

bjuu

Ale disse...

tantas vidas seriam poupadas se seguissemos a risca o nosso código de trânsito, respeitássemos as leis, e limites de velocidade,


bjs

ValeriaC disse...

Acho que essa educação no transito, deva mesmo ser ensinada desde os mais pequenos até os maiores, com certeza é algo mais para conscientizar.
Bom dia amiga...beijos
Valéria

Luma Rosa disse...

Mais que tarde! Em muitos países essa medida educativa já é adotada assim como noções de direitos e deveres dos cidadãos - essa última, algo que foi tirado das escolas depois que a "Democracia" foi institucionalizada. Beijus,

Lúcia Soares disse...

olá lisette a paz, boa reflexão, tenha uma tarde maravilhosa na presença de Deus. um grande abraço.

Flor de Jasmim disse...

Lisette querida
Óptima noticia.~
Beijinho

Ventania da Noite disse...

Lisette,

Obrigada pela sua presença sempre carinhosa!

Que esse projeto não fique só na intenção para que a vida seja levada mais a sério.

Beijos de luz no seu coração e que a paz permaneça em seus dias

Deus seja contigo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Passando para deixar o meu beijinho e o meu carinho de sempre.

Sonhadora

Vera Lúcia disse...

Todo bom projeto tem sempre obstáculos à sua frente.
Beijos.

Roseli disse...

Tomara seja breve a aprovação desta lei, pois seria maravilhoso nossos pequenos crescerem já instruidos. Este seu blog sempre tão rico de informações. Beijinhos carinhosos querida e tenha uma linda noite.

Carla Fernanda disse...

Querida é tão livre o amor que infelizmente, se despede de nós antes da estarmos preparados. Daí, mesmo indo, ele continua sempre em nós...
Beijos,
Carla

Alala disse...

Achei muito bonita a iniciativa do seu blog e a sua força para isto. Parabéns, vou divulgar!

Utilia Ferrão disse...

Boa Tarde
Passei por aqui e deitei uma olhadela
Bonito
Abraço
Utilia
Venho do blog Memórias Vivas e Reais

Unknown disse...

olá...
Verdade...
Mto bom o projeto...
Tenho certeza que ajudará na educação no transito...
Já é um importante passo nessa luta!!

Safira disse...

Sim para a EDUCAÇÃO.

Bj.

lis disse...

É verdade , se as escolas tivesssem essa disciplina no currículo nossas crianças já aprenderiam antes de iniciar o caminho comum que é a direção de um automóvel.
Tomara o projeto tenha sucesso .
um abraço

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Andradarte disse...

Haja quem faça algo de novo.....
Beijo

shan-Tinha disse...

trabalhei 25 anos em escola municipal com alunos de primeira a quarta série e participávamos de projetos recomendados pela secretaria de educação, sempre trabalhamos trânsito em sala de aula e participando de concursos, há diversos materiais pedagógicos não ficando só na teoria, o Projeto aluno guia onde crianças junto com o guarda cuidam da travessia próximas à escola, ecologia e também relacionado à drogas o projeto PROERD que é ministrado por policiais militares. Projetos existem e são trabalhados, mas ainda assim o aumento de veículos e falta de atenção faz com que acidentes de trânsito continuem ocorrendo, assim mesmo temos que continuar incutindo a educação em todas as áreas do conhecimento.
bj e ótimo final de semana!

Toninho disse...

Engraçado né Liste, como as coisas demoram para tomar vida e deixam levar vidas.O processo de eduação é urgente e não se entende como estas autoridades ficam a tecer novelos para implantar logo uma politica para amenizar esta coisa horrivel.
Um bom fim de semana na paz
QUe Deus nos proteja sempre.
Um abraço.
Bju de luz nos seus dias.

Smareis disse...

Lisette, o que precisa é mais conscientização dos jovens, e ver como as escolas vão se preparar pra dar esse suporte aos alunos. Não acredito muito que isso aconteça. Um beijo e ótimo fim de semana. Smareis

Anônimo disse...

Passando para lhe desejar um ótimo domingo!
Beijos meus

angela disse...

É uma parte importante para diminuir os acidentes. Seria bom que fosse implantado no pais.
beijos

Anônimo disse...

super necessário este projeto. Educar é a cura para vários males inclusive o de violência e perda de vidas no trânsito.

Um beijo, Lisette!

Flor de Lótus disse...

Oi,Lisette!Não levo muita fé nessa lei ai não eles não conseguem ensinar bem o feijão com arroz que é português,matemática e ciências, se meter no trânsito,hum não sei não.As crianças andam saindo do ensino fundamental sendo analfabetos funcionais, leem mais não sabem o que leem, tu imagina no que isso vai dar no trânsito elas sabem que não podem dirgiri em alta velocidade mas não sabem o que significa dirigir em alta velocidade?Vai se mais ou menos isso...
Um ótimo começo de semana!
Beijosss

chica disse...

E faz falta e muita essa educação...beijos,chica

Silenciosamente ouvindo... disse...

Tudo o que deveria ser feito desde
criança através dos pais e da
escola deveria ser a prioridade
das prioridades de qualquer
governo.
O seu blogue é muito útil,
merecia que os governos lhe
dessem atenção.
Um beijinho
Irene