Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Acidentes de trânsito: maior causa de morte entre adolescentes

Todo ano cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Um terço dessas vítimas são jovens, com menos de 25 anos. Por que os jovens são tão vulneráveis e o que se pode fazer para poupar suas vidas?
Prasad Ganesh estava a caminho da sua casa quando foi atirado longe da sua bicicleta por um caminhão em excesso de velocidade numa rua movimentada de Hyderabad, na Índia. O jovem estudante não teve a menor chance.
A família enlutada de Prasad – cuja história consta em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) intitulado “Rostos por trás dos números: o que dizem as vítimas das colisões de trânsito e suas famílias” – não está sozinha. A cada hora, quarenta pessoas com menos de 25 anos morrem em acidentes de trânsito em todo o mundo. Segundo a OMS, essa é a segunda principal causa da morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos de idade.
O Banco de Dados de Mortalidade da OMS afirma que mais de 90% de todos os acidentes de trânsito fatais ocorrem em países com renda baixa ou média, onde o planejamento viário muitas vezes não leva em conta pedestres e ciclistas, que são obrigados a compartilhar o espaço nas vias públicas com carros, caminhões e ônibus, o que aumenta a possibilidade de se envolverem em uma colisão.
Quando ocorre um acidente, o usuário não motorizado sempre sai perdendo. A maioria dos jovens que morrem em acidentes de trânsito fazem parte da lista dos usuários mais vulneráveis das vias públicas: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Pequenos demais para verem e serem vistos
As crianças, em especial, não possuem as habilidades ou o conhecimento para lidar com o caos das ruas. O fato de não serem tão atentas quanto os adultos – ao contrário, são cheias de energia e impulsivas – pode fazer com que elas saiam correndo de repente para a rua atrás de uma bola, por exemplo.
Outro fator que também desempenha um papel vital é que as crianças não são altas o suficiente para ter uma visão abrangente do tráfego à sua volta, e os demais usuários da via pública podem não vê-las pelo mesmo motivo.
No caso de adolescentes e jovens adultos ao volante, outros fatores bem diferentes contribuem para aumentar o risco de se envolverem em um acidente. Além do comportamento mais arriscado, a inexperiência, a falta de uso do cinto de segurança ou capacete, dirigir alcoolizado e com excesso de velocidade aumentam as probabilidades de colisão entre motoristas jovens.

Segurança no trânsito: acidente zero
Melhorar a segurança no trânsito para as crianças exige uma combinação de diferentes medidas e ações. Como o comportamento das crianças é moldado desde cedo, surte efeito incluir a educação de trânsito no currículo escolar, dando aos professores, por exemplo, recursos para ensinar as crianças no curso primário sobre os perigos do trânsito.
Para produzir os melhores resultados em termos de segurança no trânsito, a ONG GRSP (Global Road Safety Partnership) aconselha uma combinação de diversas abordagens, como treinar motoristas e fornecer um ambiente e uma infraestrutura viária seguros.
Providenciar faixas de cruzamento seguras, ciclovias e vias para pedestres, além de usar recursos que diminuam a intensidade do tráfego, como lombadas e rotatórias, estão entre as muitas possibilidades. Medidas adicionais incluem uma estrita fiscalização das normas de segurança viária e o apoio ao comportamento seguro dos motoristas. Se todos usassem cintos de segurança, por exemplo, a redução dos acidentes fatais seria de 50%.

Use a cabeça, use capacete
A forma mais eficaz, considerada isoladamente, para evitar ferimentos na cabeça e mortes por colisão de bicicleta ou motocicleta é o capacete. Segundo a agência norte-americana de segurança viária NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), os capacetes reduzem em 30% o risco de morte em uma colisão de motocicleta e em 40% o risco de ferimentos fatais na cabeça.
Na Índia, país com o maior número de acidentes fatais, os veículos de duas rodas são um meio de transporte essencial. Todo ano milhares de jovens morrem ou sofrem ferimentos em colisões de trânsito que poderiam ser evitados com o uso do capacete.
Em função disso, diversas organizações lançaram campanhas para promover o uso do capacete na Índia e incentivar sua obrigatoriedade em todos os estados do país, uma medida que normalmente eleva o uso do capacete para 90% ou 100%.
Nem essa iniciativa nem qualquer outra medida de segurança viária poderão devolver a vida do jovem Prasad ou a de outras crianças mortas em acidente de trânsito. E, a não ser que se tomem medidas drásticas para conter essa tendência em ascensão, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito continuará a crescer nos próximos anos.

Quatro em cada dez crianças e jovens que morrem por ferimentos são vítimas de acidentes com carros ou outros veículos.

Por Miki Yokoyama

Fonte:-- http://sustentabilidade.allianz.com.br/

29 comentários:

ONG ALERTA disse...

Este nímero é muito maior que imaginamos pois quando se sofre um acidente e vem a falecer em outro local já náo entra nas estatisticas...infelizmente ninguém sabe a realidade dos números.

Anônimo disse...

Lisette

Por isto mesmo seu trabalho de concientização e informação é tão importante

Um beijo!

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Nossa, eu não sabia desse adendo que você colocou aqui a respeito das estatísticas encobertas, digamos assim..puxa..deplorável! Excelentes posts..como sempre... ;-)

Lau Milesi disse...

Oi Lisette, como vai? Lisette, volto a bater na mesma tecla.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) destina um capítulo inteiro à educação de trânsito. Não entendo porque não incluem no currículo escolar o assunto.O próprio Governo Federal peca nas políticas de conscientização de um trânsito mais humano, seguro. As campanhas que lançam são fraquinhas,na minha opinião, totalmente desprovidas de um conteúdo pedagógico. Sonho, espero e quero poder um dia constatar que houve uma mudança de comportamento nessa área.

Minha admiração de sempre por sua luta. Se cada um de nós fizer sua parte nos tornaremos agentes multiplicadores dessa conscientização.

Obrigada por sua visita. Adorei!

Beijosss

angela disse...

Terrível realidade. Uma verdadeira guerra.
beijos

Antônio Lídio Gomes disse...

É uma tristeza e uma dor que nos invade e toma conta.
Jovens que estão partindo bem cedo.
Abraços , beijos.

Tha Boss disse...

Nossa realmente é muita gente que morre no trânsito, eu como sempre digo acredito na educação como melhor arma, criar consciência desde pequeno para criar melhores pedestres e motoristas.

Toninho disse...

O numero por si, já nos assusta e saber que eles nao refletem a realidae que é pior,dá uma angustia.Jovens com tanta vida pela frente e sendo ceifados de maneira às vezes tão absurdas.Que Deus nos proeja amiga e sigamos nesta corrente de tentar acordar as pessoas para a perigosa arma,que livremente estão nas ruas e estradas.Meu terno abaço de belo fim de semana a voce.Bju de luz nos seus dias de toda paz.

Mônica disse...

Lizette
Gostei do seu blog e dos seu comentario.
Um abrçao carinhoso

Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

Minha Querida:
Emociono-me sempre que leio os seus artigos, porque é incrível a sua vontade de salvar a vida do próximo, o amor que a Lisete tem aos que a rodeiam.

Um abraço cheio de amizade e gratidão.

Unknown disse...

Passando para deixar um beijão pra vc....estou saindo para as férias, mas volto em breve, é só um descansinho...rsrsrsr

Mas já estou com saudades...beijão e fica com Deus!!!

maria claudete disse...

Lisette admiro-a muito por sua coragem e sobretudo por superar a sua dor e continuar sendo uma fonte de apoio e divulgação desta nobre causa que você abraçou. Sempre fico de coração apertado quando uma filha sai no trânsito, mas temos que passar por isto e orar muito para que nada aconteça ,é angustiante. Abraços e bom final de semana.

João Batista da Silva disse...

Feliçidades e muito amor ao proximo desejamo sque os motorista sejam mais tolerantes no transito.tenham um pouco mais de paciência.pois vale apena perder alguns minutos no engarrafamento do transito do que se arrempender mais tarde por uma atitude intepestiva contra alguem indefeso,em que são principalmente os pedestres e motociclistas as principais vitiímas.
Meus parabéns pela mensagem Amiga Lisette o blog esta muito legal.
um abração deste seu admirador depois da margem do nosso querido e próspero Rio Mampituba.em que tem muita haver com a sua familia na qual o ex vice governador Paulo Feijó inaugurou a ponte da integração entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.nós súlistas dos Pampas somos muito grato por esta obra aos motoristas em especial aos homens da páz no transito agradecem.

Considerações do blog SulPampa

Anônimo disse...

Bom dia, Lisette.

Vim lhe desejar um fim de semana de paz e deixar o meu abraço.


Deus seja contigo!

Abraços,

Wilson

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Maria Rodrigues disse...

Amiga Lisette como sempre um post de qualidade e sensibilização.
Hoje passei especialmente para lhe oferecer um miminho especial, é o Selo “PREMIO SUNSHINE AWARD”. Deixei no meu cantinho “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” e no “Divagar sobre tudo um Pouco” (http://algarve-saibamais.blogspot.com/2011/07/selo-premio-sunshine-award.html). O seu cantinho merece pois é um espaço sempre maravilhoso, onde a qualidade, sensibilidade e o bom gosto estão sempre presentes em todos os posts.
Beijinhos
Maria

Gloria e Rogerio disse...

Adoramos o seu blog,é maravilhoso e já estamos seguindo.
Glorinha e Rogerio Rinaldi
Criadores do brinco look do dia.
http://sbrincos.blogspot.com
um ótimo domingo.

sandrinha disse...

Olá!Alessandra...vim conhecer o seu espaço...e adorei..achei muito interresante...informativo e já estou te seguindo assim sempre posso estar lendo aqui.Parabéns!

sandrinha disse...

Lisette.

Me perdoe...só agora lendo o seu perfil é que pude compreender...te admiro mais por isto...por esta inaciativa sua me alertar e mostrar os perigos do transito que não deixa e ser uma forma de violência!
Eu como mãe de dois filhos posso me colocar no seu lugar...

ontem de ontem mesmo.tivemos uma digamos que quase tragédia na família com o irmão da minha nora que a 2 anos atrás em uma estrada perdeu o controle do carro e capotou várias veses..na ocasião ele estava com um amigo do lado que perdeu a vida na hora.
irmão da minha nora se salvou por um milagre de DEUS!mas machucou um dos pés!passou por varias cirurgias...colocou pino...ficou quase 2 anos para se recuperar.e ainda assim ficou mancando um pouco.
Ontem de ontem andando de moto aqui pela cidade veio um carro que estava errado...e bateu de cheio na moto..justamente no pé que ele havia machucado no acidênte...e machucou muito de novo.

Já passou por uma cirurgia..passará por muitas ainda!e talvez terá que fazer incherto ...está internado.

Bem deixo o meu relato aqui..sobre acidentes no transito...pois a minha família aqui está passando por isto!

Um abraço amiga!

Carla Fernanda disse...

Belo trabalho de conscientização!!
Querida um ótimo domingo de luz e sol!!
Beijos,
Carla

Pelos caminhos da vida. disse...

Lisette!

Hoje Quero Agradecer

Através dessa mensagem, quero lhe agradecer, por estar sempre presente mesmo estando ausente daqui.

E quero que saiba que pessoas tão especiais como você estão sempre prontas para fortalecer a união fraterna.
Eu procuro olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor.

Obrigado por sua atenção e pelo carinho dedicado.
Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.
Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.

Muito obrigado!

beijooo.

Penélope disse...

Lisette, passando para deixar meu abraço e desejar um domingo muito belo para si!!!
PAZ E LUZ!!!!

Anônimo disse...


Bom dia!
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. (Lucas 11:35-37)

Que sua semana seja abençoada e de muita paz!

Deus seja contigo.

Blog Yehi Or!
www.hajalluz.blogspost.com

Magia da Inês disse...

ჱܓOlá, amiga!
。°✿
Passei para deixar um abraço.
Boa semana!
Beijinhos.
Brasil

✿✿♪

♫° 。✿ ✿ჱܓ

Everson Russo disse...

Uma linda semana pra ti minha amiga querida,,,muita paz, amor e versos...beijos e beijos.

Entrevidas disse...

Se o ser humano não mudar seu comportamento a esse respeito, vai ser dificil melhora um dia. Vamos esperar que tomemos consiencia da nescecidade. Beijos

Sandra disse...

ola Pessoa Maravilhosa...
Venho com muito carinho lhe visitar e dizer que és um ser muito especial para mim. Nossa amizade virtual nos enche o coração de carinho. Sabemos que o tempo muitas vezes é muito curto e não conseguimos vir todos os dias. Principalemente quando ainda se trabalha. Os compromissos são muitos. Por isso estou vindo nos finais de semana retribuir os carinhos e a visitas. Sei que a nossa amizade começou a muito tempo e perdurará por muito mais tempo ainda. Só tenho agradecer esse afeto e ternura. Muito obrigada pela companhia.
AMIGOS SÃO TESEOUROS, GUARDADOS NO CORAÇÃO..

Nossa Amizade Já dizia o poeta: "A Amizade é o perfume da vida".
Realmente, a amizade é o perfume da vida pois é ela que faz soprar sobre nós o aroma do Companheirismo e do Amor.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Roseli disse...

Oi querida passando para lhe desejar um lindo domingo para ti e beijinhos carinhosos com certeza.

Camila Monteiro disse...

Acho teu trabalho tão lindo! É incrivel como algumas pessoas passam pela dor de maneira diferente!
Vc conseguiu força pra lutar e fez de uma tragédia um aprendizado! Parabens por ser assim! Realmente me alegra ver que algumas pessoas ainda sentem como vc! Teu trabalho é lindo!
Beijos