Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aperto o cinto e boa viagem!

Não basta apenas elaborar o roteiro, fazer as reservas de hospedagem e carregar a bagagem. Além de fazer uma boa revisão no veículo, é preciso estar sempre atento a tudo que se poderá enfrentar durante a permanência na rodovia. Reunimos aqui algumas situações que podem acontecer e damos as dicas para você cair na estrada sem problemas.
ANIMAIS NA PISTA
Ao avistar animais andando na pista ou nas proximidades, olhe pelo espelho retrovisor para verificar se existem carros perto, reduza imediatamente a velocidade e redobre a atenção. Procure passar sempre por trás dos bichos. Nunca buzine. Isso pode assustá-los. Da mesma forma, faróis altos à noite podem paralisá-los à sua frente, o que só aumenta o risco de acidente. É preferível parar e esperar que passem, procurando sinalizar a outros motoristas sobre o perigo.
BEBIDA ALCOÓLICA
Está provado cientificamente que o álcool provoca alteração da coordenação motora e diminui os reflexos. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) teve seu Artigo 165 do Capítulo XV, considera gravíssimo o ato de dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes e pune os infratores com a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alterado.
A partir do decreto de junho de 2008, dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerada infração gravíssima. Na fiscalização, o condutor é submetido a testes de alcoolemia por aparelhos homologados pelo Contran, os chamados bafômetros.
Aos olhos da lei, estar bêbado é ter mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue - o equivalente a duas doses de uísque ou duas latas de cerveja para uma pessoa que pesa 70 quilos. Ainda deve-se levar em conta o metabolismo individual. Em teoria, quanto mais se come, menos os efeitos do álcool são sentidos. O tempo de recuperação para quem bebeu pouco mais de duas doses de uísque é de, no mínimo, três horas. Acima disso, é melhor pegar o volante só no dia seguinte. O ideal é nunca dirigir depois de beber.

Ou nunca beber se for dirigir. Confira:
• Um copo de cerveja ou uma taça de vinho: 0,2 g/l - Você fica um pouco mais confiante, mas ainda está tudo bem. A bebida não é suficiente para causar alterações neurológicas
• Uma dose de uísque ou uma latinha de cerveja: 0,3 g/l - Sua noção de distância e de velocidade fica prejudicada. Um carro que parece longe está um pouco mais perto do que você imagina
• Duas taças de vinho ou dois copos de cerveja: 0,4 g/l - Os reflexos ficam comprometidos e você perde a capacidade de responder rapidamente a situações de perigo demora mais para acionar o freio, por exemplo)
• Duas doses de uísque ou duas latas de cerveja: 0,6 g/l (limite máximo permitido no Brasil) - Sensação de euforia. Você perde a noção de perigo. O risco de acidentes dobra
• Quatro taças de vinho ou quatro copos de cerveja: 0,8 g/l - Sensação de calor e rubor facial. Você perde a coordenação motora e a noção de detalhes. Ainda consegue dirigir, mas suas reações são muito mais lentas
• Quatro doses de uísque ou quatro latas de cerveja: 1,2 g/l - Você está intoxicado. Não consegue fazer o raio correto de uma curva, nem seguir as faixas de trânsito
• Cinco latas de cerveja ou uma garrafa de vinho: 1,5 g/l - Você é incapaz de se concentrar no trânsito. Perde a memória e a capacidade de julgamento. Está a um passo de apagar ao volante
A multa é de R$ 957.50 e o motorista tem sua carteira suspensa por 12 meses. O veículo fica retido até a apresentação do condutor habilitado. O caso fica mais grave se o condutor alcoolizado se envolver em crimes de trânsito. A penalidade pode chegar de seis meses a três anos de detenção, além da proibição de dirigir veículo automotor.
COM CHUVA
Estradas molhadas (e mesmo ruas) exigem sempre maior atenção do motorista, já que ficam escorregadias. Com chuva mais intensa, o carro da frente vai levantar uma cortina de água, atrapalhando ainda mais a visão. Reduza a velocidade, não dê guinadas bruscas no volante, acenda os faróis, aumente a distância em relação ao veículo que trafega à sua frente e não freie de forma abrupta.
É mais seguro pressionar o pedal do freio progressiva e suavemente. Se possível, desvie de áreas com maior acúmulo de água para evitar o efeito da aquaplanagem. Ao frear a 80 km/h e com pista seca, um veículo geralmente percorre 30 metros até parar. Com pista molhada, essa distância passa a ser de 45 metros ou mais.
CURVAS
Ao se aproximar de uma curva, deve-se frear antes, desacelerando o carro. Tente aumentar seu raio de curva, ficando o mais possível do lado oposto (se a curva for à direita, posicione o carro bem à esquerda, sem invadir a outra faixa; aproxime-se do acostamento se a curva for para o outro lado), até que comece a entrar nela. Só então retome a aceleração de forma gradativa, deslocando o carro para o centro da pista. Isso ajuda a dar mais aderência ao veículo.
Não faça a curva dando golpes bruscos ou soquinhos no volante. Vire a direção com suavidade até o ângulo certo e nunca freie no meio da curva. O carro pode derrapar ou até capotar se as rodas travarem. Se entrar rápido demais, tire o pé do acelerador e reduza a marcha, mesmo que o motor suba de rotação. Apenas nessa situação, com maior controle do carro, você poderá usar moderadamente o freio.
DESLOCAMENTO DE AR
Deve-se ter bastante atenção ao ultrapassar ou ao ser ultrapassado por um caminhão ou ônibus. Veículos pesados provocam grande deslocamento de ar, que faz com que seu carro balance. Segure o volante com firmeza e mantenha a trajetória mais reta possível.
DIRIGIR À NOITE
Guiar à noite requer maior concentração e menor velocidade. As luzes dos veículos na direção contrária podem atrapalhar a visão. Leve em conta que trafegar à noite dá mais sono ainda em quem já está cansado.
Evite manter os olhos em um ponto fixo. Use as faixas ou os olhos de gato de marcação das pistas como referência. Se não houver nenhum tipo de sinalização ou não conhecer a estrada, mantenha uma distância maior e utilize as luzes traseiras do carro que estiver à sua frente para se guiar.
Assim você poderá saber com antecedência o sentido das curvas, por exemplo. O mesmo serve para situações de neblina intensa. Nunca use farol alto quando houver veículos na sua frente ou vindo na direção contrária. O farol de milha, de longo alcance, é bastante útil. Ele produz um facho estreito de luz branca, como a projetada por um spot de teatro, que pode alcançar até 500 metros de distância.
NEBLINA
Durante o dia ou à noite, o perigo da neblina é o mesmo, dificultando a visibilidade do motorista. Trafegue em baixa velocidade e mantenha distância ainda maior em relação ao carro da frente. Evite fazer ultrapassagens, acenda os faróis baixos e, se tiver, os especiais para neblina. Nunca utilize farol alto. A luz reflete nas gotículas responsáveis pelo nevoeiro, voltando para os olhos do motorista. Ou seja, a luminosidade do farol alto bate de frente com a névoa branca da neblina, impedindo que se tenha a visão do que está à frente.
Para esse caso, há o farol de neblina, que pode ter cor branca (melhor) ou amarela e tem um facho mais curto e mais largo, atingindo as laterais da estrada, e alcance entre 10 e 15 metros. Ilumina até 30 cm acima do solo, porque é a partir dessa altura que a neblina normalmente se forma. Use as marcações da pista ou as luzes traseiras do carro à frente como referência do caminho a seguir.
OBJETOS E BAGAGEM
Nunca carregue o compartimento de bagagens com peso acima da capacidade do veículo. Procure distribuir os itens, conforme seu peso e tamanho, garantindo equilíbrio ao automóvel. Evite que os objetos transportados fiquem soltos (em uma freada eles podem atingir os ocupantes ou provocar danos ao carro) e ultrapassem o limite do compartimento de bagagem, impedindo a visibilidade do motorista. Tenha essa preocupação mesmo que seu carro seja uma perua ou picape. Isso evita que o carro fique instável e ainda ajuda a manter a média normal do consumo de combustível.
QUEIMADAS
Em épocas de seca, quando a vegetação ao lado da pista fica ressecada, é comum ocorrerem incêndios. Às vezes o fogo é causado por pontas de cigarro atiradas por motoristas irresponsáveis. Em conseqüência, a intensa fumaça formada pode atrapalhar a visibilidade. Ao encontrar uma situação assim, reduza a velocidade e acenda os faróis baixos. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, melhor parar no acostamento, o mais longe possível da pista, com o pisca-alerta ligado, e esperar que a fumaça diminua.
SINAIS
Existem vários sinais que são utilizados para uma comunicação visual na estrada por caminhoneiros e motoristas de ônibus e carros. Saber o significado deles é bastante útil.
Aprenda a traduzir, e a usar, alguns deles:
· Duas buzinadas - Rápidas, em toques curtos, significam um agradecimento. Pode ser porque o motorista da frente permitiu ou facilitou a sua ultrapassagem. Um "obrigado" sonoro.
· Piscar faróis com intervalos - É usado para indicar para os veículos que trafegam no sentido oposto que eles encontrarão algum problema adiante e que devem reduzir a velocidade. Pode ser um acidente ou queda de barreira, por exemplo.
· Piscar faróis com insistência - É um aviso de que o carro que segue à frente na pista está com algum tipo de problema.
· Piscar os faróis e buzinar - Se o carro que vem atrás do seu piscar os faróis e buzinar com insistência, ele pode estar com problemas e está pedindo passagem.
· Seta esquerda ligada - Se o veículo da frente ligar a seta esquerda, saiba que ele está avisando para que você não faça uma ultrapassagem naquele momento, já que provavelmente há um outro carro vindo no sentido oposto.
· Seta direita acionada - A sinalização indica que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária. Porém, procure sempre se certificar disso, já que o motorista que sinalizou pode cometer um engano de cálculo.
SONO
Viajar durante o dia sempre é mais seguro. Se tiver que ser à noite, procure descansar bastante já no dia anterior. Se o sono bater, não lute contra ele. Não adianta pedir para que os outros passageiros conversem com você ou, se estiver sozinho, ligar o ar-condicionado, o rádio no máximo ou cantar. Pare o carro num local seguro e durma, nem que seja por meia hora.
ULTRAPASSAGENS
É durante as ultrapassagens que acontece o maior número de acidentes nas estradas, principalmente por imprudência e falta de perícia durante sua execução. Procure ser sempre preciso ao calculá-la. As dicas são as seguintes: obedeça à sinalização da pista, sempre dê seta antes para indicar seus movimentos e só ultrapasse pela esquerda, nunca pelo acostamento. Se necessário, buzine levemente para avisar o carro que está ultrapassando e mantenha uma distância segura dele. Volte logo à sua faixa.

Não ultrapasse nunca em curvas e aclives, a não ser que tenha total visibilidade da pista contrária, nem quando a faixa amarela que divide a pista for contínua. Na chuva, a atenção tem de ser redobrada. Só faça uma ultrapassagem com absoluta certeza de que conseguirá completá-la sem colocar em risco sua segurança e a dos demais veículos. Ao ser ultrapassado, não tente apostar corrida e facilite a manobra diminuindo sua velocidade até que o outro carro passe e atinja uma distância segura.
VENTOS LATERAIS
Durante uma viagem, você já deve ter sentido seu carro balançar, principalmente em trechos de estrada mais abertos e desprotegidos. Uma rajada de vento lateral pode desestabilizar seu carro, a ponto de fazê-lo sair da pista. Um bom indicativo desse tipo de ocorrência são as árvores e arbustos dispostos ao longo da estrada. Verifique se estão balançando muito. Se estiverem, reduza a velocidade e segure o volante com mais firmeza. Abrir um pouco os vidros também é útil para amenizar o problema.
Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/mecanica/viajar.shtml

31 comentários:

ONG ALERTA disse...

Uma reportagem longa, sei que é chato ler tudo mas vale a pena alguns tópicos, sáo dicas para quem utiliza a estrada.

Toninho disse...

Quem não perde um pouco do tempo para se orientar e ou aprender corre o risco de perder a vida num curto espaço de tempo.Um passo a passo perfeito Lisete.As vezes uma observação salva vidas.Parabens pela preocupação e postagem.Nunca devemos desistir de orientar. Sempre minha admiração e carinho.Bju de luz nos seus dias e um especial no dia das mães.

Sol disse...

vale a pena perder um pouquinho do nosso tempo, pra ganhar uma vida inteira...
obrigada pelas dicas amiga..

bjs.Sol

Hugo de Oliveira disse...

Ótima postagem...super interessante e necessária.

abraços

Tha Boss disse...

Prudência nunca é demais, o texto é extenso mas necessário com certeza, já copiei até pra mim aqui vou imprimir e deixar uma cópia dentro dos carros da casa.

Nilce disse...

Nunca é longa quando é excelente a reportagem. Dicas que devemos ler e reler sempre, Lisette.
Nunca é demais lembrarmos.

Bjs no coração!

Nilce

Atitude do pensar disse...

Ontem, eu vi em uma reportagem que os carros mais antigos - como fusca, brasília, entre outros -, estão entre os que mais provocam acidentes no trânsito. Impossível não lembrar de você.

Betty Gaeta disse...

Oi Lisette,
Sábios conselhos!
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

www.gosto-disto.com

Antonio José Rodrigues disse...

Se seguissemos, Lisette, todas as recomendações, os acidentes, com certeza, reduziriam a dígitos plausíveis. Beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Lisette
Passei para lhe desejar um feliz dia das mães. Que Deus continue lhe dando forças.
Bjux

Anônimo disse...

Oi Lisette, suas dicas são importantes e tenho lido pq vou viajar em Junho com o meu marido de carro, talvez chegaremos até o Nordeste.
Vou ficar atenta, bem que somos responsáveis no volante.
BJs Cynthia

Lidia Ferreira disse...

Eu nunca fiz isso, nem quero que você se sinta obrigado , por isso coloquei o link para você ler e caso queira ajuda, por favor sinta-se a vontade de não publicar esse comentário
bjs
Preciso da sua ajuda (leia a postagem ) , http://corderosachoque22.blogspot.com/2011/05/master-door-desrepeito-descaso.html

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade. Beijos.

Lau Milesi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lau Milesi disse...

Excelente matéria, Lisette, e importantíssima para a segurança de todos. Vide o alto índice de acidentes nas estradas do país.
Um domingo de paz e harmonia pra você e sua família.
Deixo também um abraço e um beijo por sua determinação, garra e luta.

ValeriaC disse...

Minha querida, excelentes orientações... todo cuidado é pouco para manter a segurança de todos.
Bom final de semana e feliz dias da mães pra voce amiga...beijinhos
Valéria

shan-Tinha disse...

ótimo post, ah se todos fôssemos conscientes, responsáveis, tão bom que é viajar, ida e volta ou mesmo transitar na cidade, as tragédias no trânsito, se tirássemos os causados pela imprudência e ficasse só as de falha mecânica, a estatística seria mínima, acredito.
que os anjinhos de cada motorista esteja bem alerta e não permita que seu protegido cometa imprudência porque viver é um espetáculo!
bj carinhoso mamãe nesse domingo especial!

Flor de Jasmim disse...

Lisette minha querida

Excelente post,penso que todo o cuidado é pouco minha amiga, eu ainda ontem ía atropelando duas miúdas não tinham mais que 14 aninhos elas não respeitaram os sinais de transito, atravessaram a via com o vermelho, eu tinha o verde e quase que lhe passava com o carro por cima, fiquei doente, ainda ando, elas viraram-se para mim a rirem á gargalhada.
Beijinho minha querida sei que dia de Doningo dia 8 de Maio não vai ser fácil para ti, como nenhum dia o é, só te posso dizer que estás longe mas estás á muito no meu coração amiga.
Beijão

Ani Braga disse...

Oi querida Lisette,

Sei que seu dia das mães não tem sido muito feliz nos últimos tempos, mas espero que você continue nos alertando de coisas que as vezes passam despercebido em nossa vida, até que acontece uma coisa ruim... Obrigada por você fazer da sua dor um alerta.

Beijos e tudo de melhor pra você querida.

Magia da Inês disse...

°º♥ ·.Amiga!


♥ Bom fim de semana!
Feliz Dia das Mães!!!

Beijinhos.
Brasil

°º♫
°º✿
º° ✿♥ ♫° ·.

Maria Rodrigues disse...

Excelente postagem amiga, conselhos sempre a ter presentes.
Tenha um excelente fim- de-semana pleno de alegria e paz.
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”( Dalai Lama)
Beijinhos
Maria

Ruby disse...

Se todos levassem em conta as advertências e conselhos que se fazem antes de alguém sair de viagem com certeza muitas tragédias seriam evitadas, é longa mesmo, mas bem útil.

AFRICA EM POESIA disse...

PARA Ti
um beijo cheio de ternura.

Marinha disse...

Que meus braços te alcance, querida!
Feliz dia das mães!!!
Bjooo

Unknown disse...

Muito bem elaborada a lista. Embora eu não dirija, li com atenção, e realmente melhor não dirigir mesmo, está cada vez mais difícil e perigoso! Já tive carro, mas depois vendi e não quis mais saber.
Menos estresse...
Beijos :)

Flor de Lótus disse...

Oi,Lisette!Passando para desejar-lhe um Feliz di das mães!
Beijossss

Sandra disse...

´É com muito carinho que venho matar minha saudade depois de muito tempo..
"SAUDADE DE UM AMIGO

Amigos, se estão distantes,

Nos dão tristeza e saudade...

Coração fica apertado,

Abala a nossa amizade.



Quando retornam, que luz!

Nosso coração se aquece,

Por ver que esse nosso amigo,

Demora, mas não esquece!



Um bom abraço e afinal

Em uma doce união,

Ideal mesmo é brindar,

E alegrar o coração!



Toda a saudade se esvai...

Boas vindas, num sorriso,

Amigo nunca se esquece;

Palavras? Nem é preciso".

Carinhosamente, deixo o meu abraço de saudades
Sandra

Lena disse...

Lisette,
Obrigada por sua visita lá no meu cantinho. Sabe, é porque a gente não tem tempo, mas depois que vc deixou seu comentário lá, há poucos minutos, vim aqui no seu blog e rapidamente vi que trabalho lindo vc faz. Parabéns, minha flor. Serei mais constante aqui, para aprender mais e repassar tão excelente trabalho. Vou divulgar sempre que puder o seu blog entre meus amigos, os blogueiros que ainda não te seguem e os não blogueiros. Bjkas e uma semana cheia de sol pra você!

Vivian disse...

Bom dia,Lisette!!

Pequenas coisas que podem fazer toda a diferença!
pena que nem todos prestem atenção...
Informação sempre tem!
Beijos

O Árabe disse...

Belas dicas, Lisette; obrigado, boa semana!

Francisco disse...

Que bom seria se todos os que leram essa reportagem, imprimissem o texto, e antes de entrar no carro para viajar, dessem uma lida!
Obrigado por publicar isto, Lisette!
Beijos.