Por manter limpas as peças que entram em contato direto com o combustível, o aditivo acaba sendo benéfico também para o meio ambiente, pois mantém os níveis de emissões de poluentes nos patamares de fábrica por mais tempo. “Há também os benefícios difíceis de quantificar, como a manutenção dos níveis de consumo de combustível depois de certa quilometragem e a preservação da durabilidade do catalisador”, comenta o gerente.
Mas esses benefícios são observados a longo prazo. “Na ponta do lápis pode não valer a pena porque o custo desse combustível, ao longo do tempo, é superior ao que se gastaria com a manutenção de um motor que só roda com gasolina comum, que não recebeu os benefícios do aditivo”, comenta Romio
Rubens Venosa, proprietário da oficina Motor Max e consultor de Auto Esporte, concorda com o raciocínio. A cada 20 mil quilômetros, em média, um veículo popular acumula tantos resíduos do alto teor de enxofre que ainda temos na gasolina brasileira que chega a hora de fazer a limpeza do sistema. E esse custo, por volta dos R$ 150, geralmente é inferior ao que se pagou a mais pela gasolina aditivada ao longo da mesma quilometragem.”
Ainda sobre limpeza, o especialista lembra que o corpo de borboleta do sistema de injeção também acumula impurezas com o passar do tempo, seja lá qual for o tipo de combustível utilizado. “Nos veículos que rodam com gasolina comum, a limpeza da peça é feita junto com a dos bicos.
Os motores que funcionam apenas com gasolina aditivada se mantêm com os bicos limpos, mas o corpo de borboleta precisará ser descontaminado a cada 30 mil quilômetros, aproximadamente”, explica.
De qualquer forma, Venosa acredita que o uso do combustível com aditivo é benéfico, recomendando, pelo menos, um tanque de gasolina aditivada a cada cinco abastecimentos. Mas é bom estar atento a outra questão. Quem passa muitos quilômetros rodando com a comum e começa a usar a aditivada pode ter problemas.
Segundo o consultor, os resíduos acumulados podem se desprender em grandes quantidades, a ponto de entupir de vez os bicos injetores. Nesses casos, melhor continuar com o combustível comum, ou providenciar uma boa limpeza em todo o sistema para então trocar de gasolina.
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte
28 comentários:
Para melhor funcionamento do veículo seguir as orientaçóes do manual.
Oi Lisette!
O meu marido só abastece com aditivada, mas as vezes existem por aqui uns postos que colocam preço de comum igual a de aditivada e fica a dúvida se estamos comprando gato por lebre.rsrsr
Afinal este é um setor de muitos espertinhos!
Grande beijo e ótimo fds!
Uma bela informação Lisette é o que procuro fazer com frequencia embora as vezes devido o cartel este combustivel se torne oneroso por demais.Lendo o comentario da Valeria, não consigo crer que a aditivada possa ser vendida com igual valor mantendo a qualidade.É preciso desconfiar deste postos.Grato pela informação sempre proveitosa.
Meu abraço de paz.
Bju de luz nos seus dias.
Oi, Lisette,
Interessante o esclarecimento.
Só uso a comum por recomendação da concessionária.
Ótimo fim de semana para você.
Beijo.
Lisete, eu tou adorando o teu blog, porque traz informação importante. Deixo o meu afeto.
Minha querida
Passando para deixar um beijinho com carinho e desejar bom Domingo.
Sonhadora
Interessante sua postagem.
abraços
Informação é tudo de bom!
Bom final de semana, Lisette.
Bjos.
Oi, Lisette.
Interesante saber. O posto onde abastecemos habitualmente também vende a aditivada pelo mesmo preço da comum. Como é um posto BR, acreditamos. Será?
Bom domingo!
Ai! minha estréia aqui e vai um "interesante" desses! rsrsr
IntereSSante. rs
É bom saber destes detalhes.
Ninguém nos ensina isto.
Beijos.
Oi Lisette
Adoro as informações do seu blog
Beijos pra você e bom domingo.
Eu sempre segui a orientação do fabricante. Até me lembrei dela, lendo o texto, pois me aconselharam, na concessionária, a abastecer com gasolina comum.
Bjs.
Mas não esquecer que nem todo carro pode ser abastecido com gasolina aditivida, por isso leiam o manual sempre.
Ótima informação!Lindo dmingo!bjs,chica
Li,
Passando pra deixar um 'Oi' e um excelente domingo!!!
Até o cheiro de gasolina já temos que pagar pra sentir.....aff
bjs
Catita
°º♫
°º✿Bom domingo!!!
º° ✿♥ ♫° ·.
Muito bom saber isto querida...
Bom domingo e ótima semana Lisette!
Beijos...
Valéria
Boa tarde Lisette
Vim agradecer a sua linda visita ao meu cantinho. Obrigada!Volte sempre que desejar, sua presença sempre será muito bem vinda.
Abraço Fraterno.
Maria Alice
O importante mesmo é termos nossos veículos sempre revisados e com manutenção que possa oferecer sobretudo segurança.
Cadinho RoCo
Estou amando a série de dicas para melhorar o desempenho de nossos veículos, bem como para aumentar, sempre, a nossa cosncientização! Você sabe que adoro seu blog há tempos..beijinhos e ótima semana ;-)
Querida amiga, como eu já trabalhei com postos de gasolina, é difícil acreditar em gasolina aditivada, a grande maioria dos combustíveis são todos adulterados.Tenha uma linda semana. Beijocas
Se tiver um tempinho de uma passadinha no meu novo blog.
http://worldgeoblog-marilu.blogspot.com
Oi Lisette
Não sabia de nada disso. Achei muito interessante as informações.
Usamos a aditivada, mas muitas vezes ficamos em dúvida se é mesmo.
Bjs no coração!
Nilce
Oi, Lisette
Adoro vir aqui, só informações úteis, esclarecedoras, informativas. Eu te juro que não sabia de nada disso. Mais uma vez, obrigada pela dica. Beijokas com muito carinho!
LISETTE
Para ti que sei que a tua luta é inspiração constante um beijo
LISETTE
Para ti que sei que a tua luta é inspiração constante um beijo
LISETTE
Para ti que sei que a tua luta é inspiração constante um beijo
Obrigada pela informação, menina!
beijos
com carinho
da
Fátima
Postar um comentário