A Latin NCAP realizou hoje um evento de lançamento em São Paulo, iniciando seus trabalhos de avaliação de segurança de modelos vendidos na América Latina. Os resultados dos oito testes realizados com veículos à venda no Brasil foram divulgados, com surpreendente má performance geral. Dos modelos testados, a nota maior na proteção de adultos ficou com o Toyota Corolla, que ganhou quatro estrelas. Já a proteção para crianças, em todos os modelos avaliados, não passou de duas estrelas.
A avaliação seguiu o padrão europeu, com testes de impacto frontais a 64 km/h. Dentro dos veículos, dois bonecos adultos foram posicionados nos bancos da frente, enquanto no banco traseiro foram colocados dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses.
Seis veículos foram testados, dois deles nas verões com e sem air bag: Toyota Corolla Xei, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4 ELX, VW Gol Trend 1.6, Peugeot 207 e Geely CK1. De acordo com a avaliação geral da entidade, todos ficaram devendo em segurança, principalmente infantil.
Nos modelos em que havia proteção por airbag, o dispositivo não funcionou apropriadamente, chegando a permitir o choque do peito do motorista contra o volante, como no caso do Meriva.
O Fiat Palio demonstrou ter estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. O Peugeot 207 também apresentou problemas estruturais, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal.
Apesar de ainda não ser vendido no Brasil, o chinês Geely CK1 também foi testado e recebeu a pior avaliação. Não ganhou nenhuma estrela para ocupantes adultos e apenas duas para crianças. Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo.
Segundo avaliação do Latin NCAP, é necessário maior investimento em segurança nos carros vendidos no país, principalmente na proteção para crianças. Segundo Michel Van Ratingen, representante do Euro NCAP, duas estrelas não é um bom resultado e apenas um dos cinco modelos testados trazia a opção de desativar o airbag para levar cadeirinha infantil no banco da frente, evitando esmagamento em caso de colisão.
Segundo o representante do Latin NCAP, Jean Marie Mortier, "o custo anual com acidentes de automóvel no Brasil é de R$ 22 bilhões". A entidade informou que alguns testes foram pagos pelas próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados pelo instituto.
O Latin NCAP foi criado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com supervisão da matriz europeia. No Brasil, a entidade é representada pela Pro Teste. (com Alberto Cataldi)
Resultado dos testes, onde a nota máxima possível é de cinco estrelas:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Fonte: Autoesporte.com.br ,por Renata Viana de Carvalho
A avaliação seguiu o padrão europeu, com testes de impacto frontais a 64 km/h. Dentro dos veículos, dois bonecos adultos foram posicionados nos bancos da frente, enquanto no banco traseiro foram colocados dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses.
Seis veículos foram testados, dois deles nas verões com e sem air bag: Toyota Corolla Xei, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4 ELX, VW Gol Trend 1.6, Peugeot 207 e Geely CK1. De acordo com a avaliação geral da entidade, todos ficaram devendo em segurança, principalmente infantil.
Nos modelos em que havia proteção por airbag, o dispositivo não funcionou apropriadamente, chegando a permitir o choque do peito do motorista contra o volante, como no caso do Meriva.
O Fiat Palio demonstrou ter estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. O Peugeot 207 também apresentou problemas estruturais, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal.
Apesar de ainda não ser vendido no Brasil, o chinês Geely CK1 também foi testado e recebeu a pior avaliação. Não ganhou nenhuma estrela para ocupantes adultos e apenas duas para crianças. Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo.
Segundo avaliação do Latin NCAP, é necessário maior investimento em segurança nos carros vendidos no país, principalmente na proteção para crianças. Segundo Michel Van Ratingen, representante do Euro NCAP, duas estrelas não é um bom resultado e apenas um dos cinco modelos testados trazia a opção de desativar o airbag para levar cadeirinha infantil no banco da frente, evitando esmagamento em caso de colisão.
Segundo o representante do Latin NCAP, Jean Marie Mortier, "o custo anual com acidentes de automóvel no Brasil é de R$ 22 bilhões". A entidade informou que alguns testes foram pagos pelas próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados pelo instituto.
O Latin NCAP foi criado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com supervisão da matriz europeia. No Brasil, a entidade é representada pela Pro Teste. (com Alberto Cataldi)
Resultado dos testes, onde a nota máxima possível é de cinco estrelas:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Fonte: Autoesporte.com.br ,por Renata Viana de Carvalho
21 comentários:
Carros cada vez mais modernos mas seguraça é fundamental principalmente no que diz respeito as crianças.
um critério a ter em conta na compra de um carro. Mais que a estética.
Infelizmente os carros mais seguros são acessíveis apenas para os ricos.
Muito interessante tua matéria, realmente não paramos para pensar, mas há de alguma coisa se fazer, segurança é tudo, e todos os carros têm que ter independente de serem populares ou não, parabéns querida, excelente mensagem, beijos Luconi
Ótimo texto, sempre é bom reforçar a necessidade de segurança nos carros.
Beijos
Lamentável e preocupante, até porque mesmo os carros ditos "populares" são bastante caros aqui no país e o que nos oferecem é muito pouco, em conforto e o principal, falta segurança.
Ótima semana...beijinhos
Valéria
Segurança nos carros é um item que tem que ser levado em consideração na hora da compra de um.
BeijooO*
Isso é muito sério e deve ser divulgado. Vou linkar no meu twitter tb...
Bjs!!
Mais uma vez, Lisette... pobres d enós! :( Boa semana.
A história se repete. O mesmo carro fabricado no exterior e no Brasil, sempre tem pontos desfavoráveis ao modelo brasileiro.
Até quando?
Beijos, Lisette!
Quando troco de carro a maior preocupação é a segurança, pelo menos tento...
Bjs
Lisette, melhorou a nossa industria automobilística a partir do momento em que Collor disse q no Brasil só se fabricava carroças, mas ainda estão devendo. Vamos cobrar. Beijos
Segurança é um ítem fundamental!!! beijos,chica
Boa tarde !!
Hoje vi uma noticia na hora do almoço que me achei terrivel , um acidente na madrugada , o carro bate em um poste , mesmo com air bang . Os ocupantes morreram .
Os carros deviam vir com aquelas plaquinhas , hoje consideradas bregas " Papai não corra"
Será que as pessoas não estão mais preocupadas em potência ? As indrustrias dão o que as pessoas buscam !!
Uma linda tarde !! Beijos !!
Nova geração !! Novos conflitos !!
Oi Lisette
A segurança é prioridade na compra de um carro.
Pena que o meu não aparece nos testes, mas comprei-o mais pela segurança.
Bjs no coração!
Nilce
Boa tarde, querida amiga Lesette.
Quanto mais seguro, quanto mais confortável, mais caro. Só beneficia poucos.
Um grande abraço.
Adorei a sua visita e seu comentário.
Tenha uma bela noite, cheia de paz e amor.
Isso é uma vergonha para nós.
Beijos, querida.
Oi Lisette
Um grande beijo pra ti amiga
Parece q estao deixando a segurança em segundo plano ne.. :(
Otimo texto viu...
Beijao
Segurança é fundamental,
Neste país q nada é levado a sério, pq a segurança dos carros seriam diferente?
Pena ver mais uma vez, nosso país ficando atrás de oureos quando se fala em qualidade de produtos disponíveis para consumo da população, no caso, carros!
Olá... obrigada por me seguir.
Bjs Cynthia.
Postar um comentário