Translate

sábado, 19 de março de 2011

Chip especial avisa se pneu de caminhão furar ou ficar 'careca'


Foto RunOnFlat permite rodar 80km a 80 km/h
com o pneu furado
Identificação por radiofrequência monitora condições técnicas.Sistema web armazena dados da frota e permite controle em tempo real
Chega ao Brasil ainda no primeiro semestre um pneu para caminhões que vem de fábrica com chip de identificação por rádio frequência (RFID), tecnologia que permite o monitoramento das condições técnicas do equipamento.
Trazido pela Goodyear, trata-se de uma evolução do modelo anterior no qual o chip era vendido separado do pneu. O custo de instalação do produto é minimizado e o cliente ganha tempo em sua operação de manutenção.
O chip é responsável por armazenar as informações de posição no veículo, quilometragem, pressão de ar e profundidade de sulco, que são monitorados por um sistema de gerenciamento de frotas, o Tire IQ. O pneu com chip estará disponível primeiramente no modelo 295/80R22.5 G658 a partir do segundo semestre de 2011.
Desenvolvido em plataforma web, o sistema RS Web oferece como principal benefício o armazenamento dos dados dos pneus da frota, transmitidos eletronicamente a partir do Tire IQ ou por controle manual.
O sistema pode ser acessado de qualquer computador com conexão à internet e receber upgrades e novas funcionalidades, disponibilizadas a todos os usuários em tempo real. Suas funções são controlar e gerar relatórios de todas as atividades de movimentação e manutenção realizadas nos pneus e veículos da empresa, diretamente relacionadas com o desempenho da vida total deles.
Outros lançamentos e recursos apresentados no evento Goodyear Innovation Experience 2011 ocorrido em Americana, SP, na primeira semana de março, foram as tecnologias Aquamax, FuelMax e RunOnFlat.
Aquamax
Como o nome sugere, essa tecnologia permite maior controle do carro em condições de pista molhada, inclusive lâmina d´água. Os pneus conseguem manter o carro firme e sob controle do motorista mesmo em curvas rápidas e fechadas.
Um dos grandes destaques é o desenho de banda de rodagem assimétrico, que é feita de um composto especial de borracha. Esse design ajuda a otimizar o contato com o piso, drenando um maior volume de água. Outra vantagem gerada por este formato é o desgaste uniforme dos pneus, possibilitando maior durabilidade. O modelo Eagle Excellence AquaMax está disponível nos revendedores autorizados da empresa ou ainda em seu website.
Fuelmax
O diferencial dessa tecnologia é a redução no coeficiente de resistência do rolamento do pneu, que gera menor consumo de combustível e, como consequência, diminui a emissão de CO2 dos veículos na atmosfera.
Pneus com Fuelmax têm um composto especial na banda de rodagem, exclusivo do fabricante, que diminui sua resistência ao rolamento. Isso influencia diretamente no desempenho, com significativa economia de combustível em sua vida útil.
Modelos com a nova tecnologia FuelMax, para aplicação em automóveis, caminhões e ônibus, estarão disponíveis nas revendas oficiais da Goodyear e centros automotivos autorizados a partir de março de 2011.
RunOnFlat
Essa tecnologia foi lançada em 2008, mas reforçada no evento de inovação de 2011. Pneus com o RunOnFlat podem rodar pelo menos 80 km a 80 km/h e até dispensam o estepe. Mesmo com a perda total da pressão do ar, o pneu Run On Flat permite ao motorista conduzir seu veículo até um local seguro para providenciar a troca.
Entre os benefícios dos pneus desenvolvidos com essa tecnologia estão maior segurança e controle do veículo, já que o condutor pode escolher o melhor local para parar e providenciar o reparo do pneu. Outro é o aumento da capacidade de carga do veículo, já que não é necessário levar um estepe.
Fonte: Gabriel dos Anjos Do G1, em São Paulo

33 comentários:

ONG ALERTA disse...

A tecnologia é sempre bem vinda, mas náo podemos esquecer que nossas estradas estáo sem tecnologia há anos!!!!

Claúdia Luz disse...

Bom dia !!

Não consigo entender, cria-se carros super potentes , mesmo sabendo que existe limite de velocidade . Essas empresas colocam uma arma, na mão das pessoas . Parece que cada item de segurança dá uma sensação , oba posso tudo !

Um bom final de semana !!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lisette
Passei para lhe desejar um ótimo fim de semana
Bjux

Luísa N. disse...

Quem sabe, assim, diminuam os acidentes. Achei uma ótima idéia, essa de monitorar os caminhões. Menos problemas, mais segurança nas estradas e caminhões rodando dentro dos limites de velocidade, espero...

Pelos caminhos da vida. disse...

Excelente idéia...

Bom fim de semana pra vc amiga.

Um gdeeeeeee abraço.

beijooo.

AC disse...

Todos os avanços tecnológicos em prol da segurança são bem-vindos.

Beijo :)

meus instantes e momentos disse...

tudo que é feito pára melhorar a segurança é ótimo, mas e nossas estradas...feitas há anos e anos sem criterios e manutençao .
NãO bastam chips aqui ou ali e pedagios em todo canto.
Tem que se melhorar nossas estradas, ou num futuro bem próximo tudo ficará praticamente intransitavel.
Quem viver , verá.
Maurizio

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI LISETTE VIM DAR UMA OLHADA NO LINDO SORRISO DA ALEXANDRA E DESEJAR A VC UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BEIJO

Janaina Cruz disse...

Tecnologia em serviço do bem comum e do alerta essencial...

Gostei de mais do comentário da Claúdia Luz, é necessário também que a tecnologia se faça presente em muitos outros campos humanitários e sociais...

Parole disse...

Assim como a Claudia Luz, também não entendo... mas a tecnologia é sempre muito bem vinda.

Ótimo fim de semana.Bjs

Anne Lieri disse...

Lisette,que ótima invenção pois muitos acidentes ocorrem porque o pneu fura e o motorista perde o controle do veiculo!Até que enfim,algo bom!Gostei de saber!Bjs,

Ritinha disse...

Acho ótimo cada aperfeiçoamento. Falta agora melhorar as estradas e sinalizações e principalmente que o motorista seja mais consciente.

beijinho

Toninhobira disse...

Seu comentario já diz tudo.Sem estradas nada pode nos aliviará das armadilhas desta arma perigosa em forma de carro.Meu abraço terno de paz.Que Deus nos proteja sempre.Bju de luz nos seus dias.

Ni disse...

É a tecnologia auxiliando na prevenção de acidentes.

Luciana disse...

Oi Lisette


Saudades amiga

Bjs

Dora Regina disse...

Obrigada pelos votos de feliz aniversário, e pela sua presença no blog.
Um grande abraçop!
Paz e bem!!

Sandra disse...

AGRADEÇO DE CORAÇÃO O SEU CARINHO. O SEU GESTO CHEIO DE TERNURA DEIXADO NO BLOG. É COM MUITO CARINHO QUE DEIXO REGISTRADO AQUI E MINHA IMENSA GRATIDÃO E FORÇA PELO MOMENTO DIFICIL QUE PASSEI.
AS VEZES TEMOS QUE ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA COM MUITA PACIÊNCIA.
E É NESSA HORA QUE ENCONTRAMOS OS VALORES DEIXADOS EM FORMA GESTO E AÇÃO DE UMA GRANDE AMIZADE, MESMO DE MUITO LONGE.
OBRIGADA PELO SEU AFETO E TERNURA. AMIGOS SÃO PARA SEREM DEMONSTRADO E NEM SEMPRE SÓ PARA SEREM GUARDADOS NO LADO ESQUERDO DO PEITO. SEI O QUANTO A SUA AMIZADE É IMPORTANTE PARA MIM. POR ISSO DEPOIS DE ALGUNS DIAS VENHO AGRADECER PELO GESTO CARINHOSO DEIXADO NO BLOG DA CURIOSA.

A VIDA NOS MOSTRAR DESAFIOS PARA QUE SAIBAMOS REAVALIAR NOSSOS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS. NADA ACONTECE POR ACASO.

TUDO NESTA VIDA TEM UMA RAZÃO DE SER...
MESMO COM AS FORÇAS DA NATUREZA...NEM SEMPRE SEMPRE CONSEGUIMOS ENFRENTÁ-LA. SÃO MAIS FORTES QUE NÓS.
OBRIGADA PELA SUA AMIZADE..
DEIXO FORES FLORES PARA VOCÊ LÁ NO BLOG.
ÉS O MEU SOL..MINHA LUZ...UM RAIO DE ESPERANÇA QUEM VEM DÁ FORÇAS..VENS DO OUTRO LADO DA TELINHA E TBÉM DE MUITO LONGE. POR ISSO O LADO BOM DAS AMIZADES. É QUE ELAS ULTRAPASSAM AS FRONTEIRAS. NÃO IMPORTA COR..RAÇA..CREDOS.. SIMPLESMENTE A EMOÇÃO DE SERMOS AMIGOS.
OBRIGADA POR TUDO...
É COM MUITO CARINHO QUE VENHO RETRIBUIR.
AS TRISTEZAS AS VEZES FICAM..O CORAÇÃO FICA MAGOADO E APERTADINHO, QUANDO OLHAMOS PARA TRAS E PERCEBEMOS QUE MUITA COISAS FORAM DESTRUIDAS EM QUESTÃO DE SEGUNDOS, HORAS.... PORQUE NEM SEMPRE É BOM PERDEMOS O QUE CONQUISTAMOS AO LONGO DOS TEMPOS. MAS A FÉ, A CORAGEM DE CONTINUAR É MUITO MAIS FORTE. FICAMOS ABATIDOS POR ALGUM TEMPO. POIS NÃO SOMOS TÃO INSENSSIVEIS ASSIM, AFINAL DE CONTA CONQUISTAMOS NOSSAS COISAS AOS LONGO DOS ANOS...E FICAMOS SEM AÇÃO NO ATO QUE TUDO ACONTECE..SIMPLESMENTE OLHAMOS.
...TEMOS SENTIMENTOS...EMOÇÕES...PERDER NEM SEMPRE É MUITO FÁCIL..MAS FAZ PARTE DA VIDA. AO NOS REERGUEMOS, OLHAMOS TUDO COM UM OLHAR DIFERENTE... E COM NOVOS PENSAMENTOS...

OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR NA MINHA VIDA, MESMO VIRTUAL..MAS QUE FAZ A DIFERENÇA NO MEU DIA A DIA...
O BLOG É COMO VISITA DE AMIGOS..NEM SEMPRE NOS VISITAMOS TODOS OS DIAS. MAS QUANDO PODEMOS, FAZEMOS ISSO COM MUITA QUALIDADE. POIS O IMPORTANTE NÃO É QUANTIDADE DE VISITAS..MAS O GRANDE VALOR QUE DAMOS A ELAS..
AMO VOCÊ..AMO A SUA VISITA E COMPANHIA. AMO O SEU CARINHO E A SUA DEDICAÇÃO EM CONTINUAR ESCREVENDO A PÁGINA DA MINHA VIDA..COMO? VINDO SEMPRE NOS BLOGS..ESSA AMIZADE VALE OURO..VALE UM TROFÉU...
ESCREVO TUDO COM O MEU CORAÇÃO E COM MUITA VERACIDADE.NÃO PRECISO USAR DA DEMAGOGIA, PARA RECONHECER O VALOR DE UMA GRANDE AMIZADE E PRINCIPALMENTE QUANDO ELA É SINCERA...NÃO SÃO PALAVRAS JOGADAS AQUI..COMO SE FOSSE AO VENTO.. MAS DE RETRIBUIÇÃO E SOLIEDARIEDADE COM A MINHA PESSOA. AMIGOS FIEIS E VERDADEIROS QUE ME EMOCIONAM COM AS CARTINHAS DEIXADAS NO BLOG. ME EMOCIONAL QUANDO AS LEIO; SEI QUE SÃO CARINHOS DEIXADOS. PORQUE SEI QUE SÃO TAMBÉM VERDADEIROS, OS RECADINHOS DEIXADOS..

AMIGOS NÃO ACONTECEM POR ACASO..ELES VEM PARA CONTRIBUIR E NOS AJUDAR.VEM PARA PREENCHER UM POUCO DO VAZIO QUE SENTIMOS NO MOMENTO... MUITO OBRIGADA...
ATÉ MAIS..
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Pelos caminhos da vida. disse...

Amizade


Não lembro datas ... Não me dedico a fazer contas, Nem fico imaginando até quando .... Simplesmente, porque amigos não são números Amizade é presença permitida, Ausência necessária E sempre presente , Esteja longe, Esteja ao lado, Esteja onde estiver... E o amor que dedico a um amigo é algo sem palavras É sorrir por dentro ... Chorar de emoção... Calar se preciso...


(Alice Ruiz).

FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!

Um gdeeeeeeee abraço amiga.

beijooo.

Vozes de Minha Alma disse...

A tecnologia à serviço do bem estar, da segurança e da vida, é mais do que bem vinda.
Um abraço, bjs.

Marilu disse...

Querida amiga, entre poemas, poesias, contos, histórias tão diversas de cada um de nós,
muitas vezes fazemos com que pessoas riam, chorem, fiquem emocionadas. Somos blogueiras
colocamos nossos sentimentos em cada palavra, a todas nós Parabéns pelo nosso dia.
Feliz dia do Blogueira.

Sônia Silvino disse...

Que venham mais ideias criativas para nos ajudar.
Feliz Dia do Blogueiro!!!
Tenho um selo para você aqui:
http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com
Caso já tenha levado, obrigada!
Deixo um presente:

Se você é...

Se você é um vencedor,
terá alguns falsos amigos
e alguns amigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo
Seja honesto e franco assim mesmo.

O que você levou anos para construir
Alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.

Se você tem paz e é feliz,
As pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que, no final de tudo
Será você ... e Deus.

E não você ... e as pessoas!

Madre Tereza de Calcutá

Um lindo domingo para você!!!
Aguardo a sua participação na Confraria da Soninha:
quantas vezes você quiser!

Beijinhos, muitos!
Sônia Silvino

Rosane B.V disse...

Oiii... tem um mimo no meu blog pra vc ... beijos

Coruja disse...

Que interessante!

As novas tecnologias são sempre bem vindas quando se trata de salvar vidas.

Um abraço carinhoso para si e obrigada pela sua presença lá nos pensamentos.

Michelle Nazar disse...

Adorei a inovação postada aqui amiga Lisette..só falta mesmo é o empenho dos governantes no quesito qualidade das estradas e afins... Beijos querida..e excelente semana!

Graça Pereira disse...

Pelo menos a segurança vai surgindo com a tecnologia não totalmente mas...já é alguma coisa!!
Esperemos que mais medidas possam aparecer.
beijo e boa semana.
Graça

Priscila Rodrigues disse...

Adoro a tecnologia, vamos ver daqui a alguns anos, como vai ser.

Bom domingo, querida, e parabéns pelo dia do blogueiro.

Um beijo.

Evanir disse...

Hoje dia 20 de março..
Dia do blogueiro
nesse endereço te presente para você
Esta na postagem.
E na sala Presente Seus.
http://evanirgarcia.blog.uol.com.br/
Um lindo e abençoado Domingo.
Beijos carinhos .
Te espero na Viagem

ValériaC disse...

Que legal isso...a tecnologia a favor da segurança de todos.
Minha querida, que a semana que se inicia seja maravilhosa...beijinhos
Valéria

Sonhadora disse...

Minha querida

Passando para te deixar o meu beijinho carinhoso de sempre.

Sonhadora

Mariana disse...

tudo o q for de positivo para salvar vidas, devemos aplaudir.

Lucimere disse...

vi noutro dia, uma reportagem no DFTV de pessoas exigindo que os borracheiros fizessem uma maquiagem nos pneus carecas para que parecessem novos.
e eles faziam.
Nem sei o penso sobre eles. se raiva ou pena.
boa semana
Feliz dia do blogueiro.
bjosss

Celina disse...

Oi amiga,passei para lhe desejar uma semana de paz.
Achei muito importante esta tecnologia para os pneus!
Que Deus continue lhe iluminando e inspirando o seu trabalho que ajuda a salvar vidas!
Um braço carinhoso Celina

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

A tecnologia em prol da segurança é sempre uma mais valia; aliada a esta deve haver ficalização apertada aos pneus, pois muitos circulam completamente carecas e também muita fiscalização à maneira com se transportam as crianças nos carros; aqui isso é muito rigoroso; nenhum bébé sai da maternidade sem vir atrás numa cadeirinha apropriada; quando por acaso a mãe não leva, a maternidade empresta; as crianças aqui são obrigadas a ir atrás em cadeiras próprias para cada idade e as multas são pesadas; dificilmente se vê uma criança indevidamente transportada. Com os pneus a polícia também é muito rigorosa. Mas, sabe, Lisette, tudo isto diminiu os riscos, mas a coisa mais importante é o condutor; se ele não começar a ter consciência dos perigos que causa, continuarão a morrer pessoas nas estradas.Há que saber diminuir a velocidade quando chove, quando a estrada é perigosa ou quando há neblina, mas, infelizmente vemos os condutores passarem por nós com uma velocidade tremenda nessas condições. A consciência do condutor é o fundamental. Um beijinho, amiga e fica bem!
Emília