Translate

sábado, 26 de junho de 2010

Agência Câmara: Debatedores defendem sistema para controlar uso de cinto de segurança

Representantes da sociedade civil defenderam nesta quinta-feira a implementação de um sistema para controle do uso do cinto de segurança em veículos. O objetivo é reforçar a utilização do equipamento, em especial pelos passageiros dos bancos traseiros.
O chamado Sistema Externo de Controle do Cinto de Segurança (Sistecc), desenvolvido pelo empresário Renato Azevedo, foi tema de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa Criada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos.
Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente. . O Sistecc é um mecanismo elétrico que indica o uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros, por meio de lanternas na parte externa e no painel dos automóveis.
De acordo com Azevedo, o invento é uma forma de evitar tragédias no trânsito. "Hoje os brasileiros usam o cinto como adereço para evitar multa", afirmou. Ele acrescentou que o sistema permitirá que os agentes de trânsito visualizem a distância, e sem parar o carro, quais ocupantes do veículo estão usando o item de segurança.
Projeto de Lei
O presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse que apresentará um projeto de lei sobre o assunto, caso o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não adote o uso do sistema. "A ideia é fazer uma mobilização para criar mecanismos de divulgação, mas também de fiscalização sobre o uso do cinto de segurança no banco traseiro", explicou.
Pimenta lembrou que, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (Ipea), os acidentes de trânsito no Brasil têm um custo social de, aproximadamente, R$ 10 bilhões. Já a implementação do Sistecc, informou o deputado, custará, em média, R$ 200 por veículo com até cinco assentos.
Para a presidente da organização não governamental (OnG) Alerta, Lisette Feijó, o sistema de controle do uso do cinto de segurança é mais uma estratégia de conscientização de motoristas e passageiros. “Quanto mais informação, melhor para todos", destacou.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), usar o cinto aumenta em 70% as chances de uma pessoa sobreviver em um acidente.
Educação no trânsito

Apesar de ressaltar as virtudes da iniciativa, o coordenador-geral de infraestrutura do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Milton Frantz, colocou a educação no trânsito como a principal ferramenta para redução de acidentes. "Os equipamentos sozinhos não vão resolver as questões de segurança ", afirmou.
O presidente do sindicato de autoescolas do Rio Grande do Sul, Edsom da Cunha, disse que é favorável ao novo sistema, mas desde que a inovação tecnológica venha acompanhada de uma mudança de comportamento dos motoristas.
Agência Câmara
Reportagem - Tiago Miranda,sexta-feira, 25 de junho de 2010
Edição - Marcelo Oliveira

38 comentários:

ONG ALERTA disse...

Ong Alerta participa do debate em Brasília nesta quinta feira, salvar vidas é nosso foco.
Fique atento e fique vivo!!!

Mariana disse...

Ótima e louvável esta iniciativa.
Além dos recursos, precisamos de motoristas conscientes e responsáveis.
PS:Minha presidente está linda.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI VIM DESEJAR UM FDS DE PAZ E AMOR!
BEIJO

Suziley disse...

Vamos ficar atentos e vivos!! Paz no trânsito! Bom sábado, bom final de semana, beijos Lisette ;)

Anônimo disse...

Muito legal essa iniciativa,pois o uso de cinto de segurança reduz o numero de vitimas nos acidentes!Excelente post!Bjs,

Anônimo disse...

Me permite colocar a foto da Alessandra no meu outro blog que estou construindo?
O meu Pérola andava muito pesado e já ñ aceitava mais nada,começou a travar e nem todo mundo estava conseguindo entrar,no outro estou guardando presentes de blog queridos e o seu é um deles.
Beijos amada flor.

Emilene Lopes disse...

Que seu foco torne-se o de muitos como tem se tornado o meu...

Bjs Lisette
Mila Lopes

soninha disse...

Parabéns pelo teu trabalho,pela tua luta e dedicação.O que falta para as pessoas hoje é o que tu tem grande demais (CORAÇÃO).

Victor Zanata (Exilados do Paraíso) disse...

Parabéns pela sua luta e dedicação nessa causa. Sem dúvida para que te lê faz diferença.

Anônimo disse...

ötima iniciativa, responsabiidade de todos aliadas à tecnologia correta.
Bjs
Janeisa

Pelos caminhos da vida. disse...

As vezes é preciso destravares portas,abrir todas as janelas,
deixar o vento entrar,
destravar os cintos da insegurança e
decolar para assistir a terra de luneta,
comer pipoca sentado na lua,

escorregar pelas pontas das estrelas,
dançar no ventre das nuvens,
sonhar em outros planetas...
e dar muitas risadas com os cometas...

Às vezes é preciso ficar só...
Com um papel e uma caneta
para colorir o coração
e colocar mais alegria no viver
e se encantar com a felicidade
e não esquecer dos sonhos!

(desconheço autoria).

Bom fim de semana amiga.

beijooo.

KLENMARKETING EVENTOS disse...

Oi Alessandra!As leis não costumam pegar nesse pais,mas espero que consigam pois muitos acidentes poderiam ser evitados,especialmente com crianças.Um abraço do Carlos,

Gracinda disse...

Parabéns pela participação! Uma iniciativa louvável! Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Olá Lisette, partilho da opinião da Mila, que este foco se espalhe por todos!

Beijos e boa sorte no debate.

Lindalva disse...

Olá minha amiga passando para deixar um beijo de luz e dizer que estamos contigo no debate. Ficarei atenta e viva. Muitas vitórias em tua estrada!

ValériaC disse...

Ótima iniciativa...e mais uma vez a participação tem que ser conjunta...fiscalização e conscientização dos motoristas.

Ótima final de semana amiga!
Beijo
Valéria

Tetê Guimarães disse...

Oi Lizete! Bom debate na quinta! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lisette, minha amiga do coração. Que trabalho bonito esse o seu. Nunca gosto muito de tocar nesse assunto, porque sei o quanto as lembranças machucam. Quero parabenizá-la por esse belo trabalho que realiza na educação ao trânsito. Beijos e ótimo final de semana. Você está sempre em meus pensamentos e orações.

franciete disse...

Minha querida, aqui no meu País há muitos anos que o sinto é obrigatório, mas eu já sofri dois acidentes, onde um o sinto me salvou no outro o sinto me prejudicou, mas mesmo assim acho bem melhor ter o sinto.
Beijinhos de luz e paz

chica disse...

Tentar salvar é sempre impoprtante!beijos

Nilce disse...

Oi, Lisette

Como sempre, uma bela iniciativa.

Sobre seu comentário em meu cantinho, eu tenho lido muito seus posts mais antigos. Quando comecei a segui-la fui ao início de tudo.
Vc é uma pessoa especial Lisette.
Parabéns e obrigada pelo carinho.

Bjs no coração!

Nilce

Bia disse...

Gosto muito da diferença que você faz em minha ida...todos os seus alertas são importantíssimos!

um beijo no seu coração!
Bia

vieira calado disse...

Também há quem morra por causa do cinto de segurança.

Mas entre o deve e o haver...

mais vale tê-lo que não tê-lo!

Bom fim de semana

Anônimo disse...

Carrego flores no meu olhar
E um bosque encantado a ser decantado...
Pelas trilhas iluminadas da minha alma

D.Flor

Beijos e flores no seu Domingo M@ria

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Boa noite, meu bem!!!
E pensar que há alguns anos ninguém usava cinto de segurança!!!
Venho para deixar uma beijoca carinhosa!
*************************************************
E este poema para você

"AMIGOS, ANJOS E FLORES

Assim são os amigos...
Assim são os amores...

De tanto esperar... De tanto vagar... De tanto chorar...

Hoje percebo que sozinha... Já não estou...
E hoje ao despertar nesta linda manhã...
Senti um gostoso aroma de flores...
Senti a presença dos anjos...

Novamente abro minha janela... Da alma e coração...
E por ela vejo meus amigos...
Que mesmo sendo do virtual...
Apoiaram-me nas horas de solidão...

Recebo sorrisos palavras de alento...
E cercada de anjos percebo que...
Sozinha eu nunca estarei...

Hoje mais do que nunca confio...
Na sabedoria extrema do Universo...
Onde anjos de luz me guiam...

Com toda a profundeza e nobreza...
Da dádiva divina que é o amor...

Eu tenho amigos poetas...
Tenho amigos e amigas aqueles das horas incertas em dias de batalhas, "brigas"...
Conto com amigos poetas!...
Eles vêem em tudo amor...
Não me aconselham, escutam são meus amigos...

E ao clamor! Estão comigo e labutam (trabalhar duro e com perseverança)...

Amigos poetas se calam...
Me ensinam com a poesia as palavras as vezes falham...

Harmonizam em melodia Na melodia poética dos versos e dos sentimentos...
Nem tudo segue estética e se refazem nos "lamentos"

Poetas escrevem das dores amores, da lua, do dia...
falam de estrelas, de flores encantam, trazem alegria... "

Desconheço a autoria.

*****************************************************

SÔNIA SILVINO'S BLOGS

VÁRIOS TEMAS & UM SÓ CORAÇÃO

****************************************************

Pelos caminhos da vida. disse...

Amiga, vim fazer um convite para conhecer o mais novo blog meu e da amiga, Marcia, o link é esse aqui:

http://meninaspoderosasdoblog.blogspot.com/

Será um prazer te receber.

BOm domingo.

beijooo.

Betty Gaeta disse...

OI Lisette,
É vc na foto?
Parabéns pela reportagem e pelo empreendimento.
Bjkas e uma ótima semana para vc.

CamilaSB disse...

Olá Lisette...parabéns pela participação e por todas as suas iniciativas... que visam a prevenção de acidentes...muito interessante o (Sistecc) desconhecia. No entanto, também acho que aliado aos equipamentos tem que haver vontade por parte dos cidadãos...e é nisso que o seu esforço e luta podem fezer a diferença...na divulgação e aposta na prevenção. Parabéns e um pacífico Domingo! Beijinho e agradeço o carinho!

Anônimo disse...

Paz no trânsito, viva a vida.
Um abraço Lisetti, bjs em teu coração.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Olá amiga! Vim te agradecer pelo
carinho de sua visita, e tive um
enorme prazer ao ler esse texto
bem construido e informativo...
Que o objetivo seja atingido...
Paz no transito! Deixo a você
um abraço e meu carinho... Bjsss

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Sim minha amiga, a conscientização é imprescindível, parece que nosso povo age na maioria das vezes como crianças arteiras, sem nenhuma responsabilidade, motoristas e pedestres, aqui na minha cidade a maioria dos acidentes envolvem acredite se quiser ciclistas que insistem em não trafegar nas ciclovias, aqui temos ciclovias que cortam a cidade toda, mas eles chegam ao absurdo de invadirem até
a rodovia, sendo que na marginal tem uma ciclovia, é um absurdo, o último que soube, sobreviveu mas o carro para desviar dele, atravessou a pista, caiu na marginal e acabou batendo em uma moto matando duas pessoas, no filme vê-se o ciclista saindo de fininho. Sermos responsáveis em relação a vidas de nossos irmãos é
essencial, beijos e parabéns pela sua luta, Luconi

legalmente loira... disse...

Oi Alessandra,
parabéns pela iniciativa.
eu sou a favor do cinto de segurança ele salva muitas vidas.
porque o transito nosso de cada dia esta um caos.
otimo post.
bjos.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Toda e qualquer iniciativa que vier em defesa da vida, será sempre bem-vinda e merece o nosso aplauso.

Beijos e ótima semana pra ti e para os teus.

Furtado.

CosaAranda disse...

こんにちは!日本料理は好きですか?

Anônimo disse...

Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando de mim.

Cecília Meireles

Amor & Paz & Poesias na sua semana!
Beijos na alma.....M@ria

SexyMachine disse...

Que tudo seja feito em prol da sobrevivêmcia do ser humano...

Bjuxxxx

Pelos caminhos da vida. disse...

Hoje é meu dia de ser Simples

Quanto mais nos sintonizamos com o amor e com a intuição da Alma, mais simples se torna viver. No nível da personalidade tendemos a complicar tremendamente as coisas; porém, quando nos tornamos receptivos à orientação interior, a vida se torna simples, clara e livre do que é supérfluo.

Estou com mais um novo espaço direcionado a mulheres, eu e a Marcia estamos te convidando para conhecer.
O link é esse aqui:

http://meninaspoderosasdodoblog.blogspot.com/

Será um prazer te ver por lá amiga.

bom dia.

beijooo.

Ricardo Conceição disse...

A sua luta não será em vão!!!