Rodovias federais vão ficar sem radar até março de 2010
As rodovias federais brasileiras vão ficar sem radares de velocidade até março de 2010. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a fiscalização não é feita desde 2007, quando foi encerrado o contrato com o consórcio que prestava esse serviço. A partir do próximo ano, o órgão pretende instalar 2.696 equipamentos em um prazo de cinco anos. O investimento é de R$ 1,4 bilhão.
De acordo com o edital do Ministério dos Transportes, serão instalados 1.138 lombadas eletrônicas (também conhecidas como barreiras eletrônicas, mostram a velocidade para o motorista no momento da infração), 1.106 radares fixos (aparelho em postes) e 452 controladores de avanço de sinal vermelho (aparelho usado em trechos urbanos).
Até 2007, 321 radares estavam em funcionamento nas rodovias. O desligamento dos equipamentos ocorreu após o vencimento do contrato com a concessionária, que não pôde ser renovado por impedimento legal.
Duas licitações foram abertas e canceladas judicialmente, em razão de questionamentos dos próprios concorrentes. Segundo o Dnit, foi este o motivo para o vácuo deixado no controle de velocidade dos veículos nas rodovias federais.
Seguindo o cronograma de instalação dos equipamentos, algumas rodovias de Rondônia e Mato Grosso vão receber primeiro os controladores de avanço de sinal vermelho. As lombadas eletrônicas serão instaladas primeiro em rodovias do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O primeiro lote de radares fixos será levado para rodovias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Goiás.
O Dnit informou que a empresa que vencer o edital terá 60 dias para começar a instalar e fazer funcionar os equipamentos nas rodovias, seguindo o cronograma previsto no documento. O prazo passa a valer após três meses decorridos a partir do dia 8 de outubro, quando as 23 empresas interessadas apresentaram os envelopes com as propostas.
A instalação dos radares vai seguir o cronograma normal da licitação, se não houver nenhum impedimento judicial. Segundo a superintendência do Dnit, cada um dos 23 participantes pode questionar, neste momento, a habilitação dos demais. Caso isso ocorra, o prazo previsto pode ser prolongado por tempo indeterminado, podendo chegar até o cancelamento da licitação.
Plano de emergência
O Dnit decidiu religar nove equipamentos no Anel Viário de Belo Horizonte e outros 12 em três rodovias mineiras. No trecho, o número de acidentes aumentou quase 15% depois que os radares foram desligados.
As rodovias estaduais mineiras devem receber, ainda em outubro, 196 redutores de velocidade. No total, o estado deve investir R$ 98,5 milhões, na instalação e manutenção dos aparelhos, durante quatro anos.
Excesso de velocidade Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2008, o número total de acidentes cresceu 9,8% em relação a 2007. No ano passado, foi registrada uma morte a cada 25,1 acidentes, contra uma morte a cada 21,7 acidentes em 2007. Segundo a PRF, 899 mil motoristas foram flagrados em excesso de velocidade nas rodovias federais, em 2008.
Fonte: Do Portal G1, 02/11/09
As rodovias federais brasileiras vão ficar sem radares de velocidade até março de 2010. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a fiscalização não é feita desde 2007, quando foi encerrado o contrato com o consórcio que prestava esse serviço. A partir do próximo ano, o órgão pretende instalar 2.696 equipamentos em um prazo de cinco anos. O investimento é de R$ 1,4 bilhão.
De acordo com o edital do Ministério dos Transportes, serão instalados 1.138 lombadas eletrônicas (também conhecidas como barreiras eletrônicas, mostram a velocidade para o motorista no momento da infração), 1.106 radares fixos (aparelho em postes) e 452 controladores de avanço de sinal vermelho (aparelho usado em trechos urbanos).
Até 2007, 321 radares estavam em funcionamento nas rodovias. O desligamento dos equipamentos ocorreu após o vencimento do contrato com a concessionária, que não pôde ser renovado por impedimento legal.
Duas licitações foram abertas e canceladas judicialmente, em razão de questionamentos dos próprios concorrentes. Segundo o Dnit, foi este o motivo para o vácuo deixado no controle de velocidade dos veículos nas rodovias federais.
Seguindo o cronograma de instalação dos equipamentos, algumas rodovias de Rondônia e Mato Grosso vão receber primeiro os controladores de avanço de sinal vermelho. As lombadas eletrônicas serão instaladas primeiro em rodovias do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O primeiro lote de radares fixos será levado para rodovias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Goiás.
O Dnit informou que a empresa que vencer o edital terá 60 dias para começar a instalar e fazer funcionar os equipamentos nas rodovias, seguindo o cronograma previsto no documento. O prazo passa a valer após três meses decorridos a partir do dia 8 de outubro, quando as 23 empresas interessadas apresentaram os envelopes com as propostas.
A instalação dos radares vai seguir o cronograma normal da licitação, se não houver nenhum impedimento judicial. Segundo a superintendência do Dnit, cada um dos 23 participantes pode questionar, neste momento, a habilitação dos demais. Caso isso ocorra, o prazo previsto pode ser prolongado por tempo indeterminado, podendo chegar até o cancelamento da licitação.
Plano de emergência
O Dnit decidiu religar nove equipamentos no Anel Viário de Belo Horizonte e outros 12 em três rodovias mineiras. No trecho, o número de acidentes aumentou quase 15% depois que os radares foram desligados.
As rodovias estaduais mineiras devem receber, ainda em outubro, 196 redutores de velocidade. No total, o estado deve investir R$ 98,5 milhões, na instalação e manutenção dos aparelhos, durante quatro anos.
Excesso de velocidade Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2008, o número total de acidentes cresceu 9,8% em relação a 2007. No ano passado, foi registrada uma morte a cada 25,1 acidentes, contra uma morte a cada 21,7 acidentes em 2007. Segundo a PRF, 899 mil motoristas foram flagrados em excesso de velocidade nas rodovias federais, em 2008.
Fonte: Do Portal G1, 02/11/09
11 comentários:
Inveteste o governo que leva a sério segurança e respeito pela vida!!!!!!!!!
Que desde 2007 os radares estão sem funcionamento por pura irresponsabilidade e descaso, isto já sabíamos.
Os maus motoristas festejam, os policiais rodoviários lamentam.
E muitas famílias são destruidas..
É de lamentar..
Grato pela sua visitinha.Volte sempre abraço.
Plano de emergência salvar vidas!!!
Alessandrinha
Lá como cá, as estradas matam mais gente do que a SIDA/AIDS. Somos primos/irmãos e isso diz tudo. Costuma dizer-se pais/filhos, mas prefiro a primeira expressão.
Os banhos de sangue, as carcassas destruídas das viaturas mais diversas são um cenário dantesco que temos, vocês, Brasileiros e nós, Portugueses, de eliminar ou, pelo menos, de reduzir tanto quanto possível. E os radares não devem, não podem, parar!!!
Por isso estou contigo, meninininha ONG ALERTA, por isso aplaudo este texto. Mas, mais: todo o blogue é interessantíssimo. Como os meus netos dizem é bué da fixe!!!...Muitos parabéns.
Adorei que te tivesses alistado na Minha Travessa. Já te fiz o mesmo. Agora, tens de fazer cumentários, com o. E ordenar (hahahahahaha) aos teus capangas/colaboradores/visitantes que façam o mesmo. Gosto de escrever, gosto de ter um TIMÃO de contribuidores, gosto de ter uma multidão de cumentadores, com o.
Fico à tua e à vossa espera
Qjs = queijinhos = beijinhos
Os órgãos públicos são todos uma vergonha!
Vim deixar meu beijo meu carinho e te desejar uma linda noite!
Que nesta noite, você tenha a paz que precisa para repor suas energias físicas, emocionais e espirituais.
Nunca esqueça que Pelos Caminhos da VIda você está presente dentro do meu coração.
beijooo.
Parabéns pelo blog e pela iniciativa, Lisette. Admiro tua coragem ao transformar a dor de uma perda em força e luz para guiar o caminho de outras pessoas.
Um beijo e ótima semana!
Lizette. Passei aqui para lhe deixar o meu beijo de sempre e aquela força extra para continuar, tendo a certeza de que você e Alessandra estarão juntas novamente, quando Deus assim o quiser. Conte sempre comigo. Beijos.
Plano de salvar vida poderia ser!!!!
Os responsaveis nem ligam...
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