Translate

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito


No Brasil, ato implica multa de R$ 85,13 e soma 4 pontos na carteira.
Principal perigo ao dirigir é fazer atividades que retirem as mãos do volante.
Celular e direção são uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado. Isso porque falar ao telefone ou mandar SMS distrai o motorista e pode aumentar em 400% o risco de acidentes.
No Brasil, um infrator que conversa ao celular (mesmo pelo fone ou viva-voz) pode ser multado em R$ 85,13 e somar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não há dados nacionais sobre o uso do celular ao volante. Atualmente, o país contabiliza 212,6 milhões de pessoas com acesso à telefonia móvel e uma frota de 69 milhões de veículos de todos os tipos.

Segundo o especialista em segurança do trânsito Eduardo Biavati e o neurologista Marcelo Calderaro, o principal perigo é fazer atividades que exijam retirar as mãos do volante, como mexer em um aparelho eletrônico, ou que façam pensar sobre outras coisas. Isso inclui comer, beber, procurar algo, ler, maquiar-se, pôr um CD ou mudar a estação do rádio e, claro, usar o celular.
Dados de pesquisas do Departamento de Trânsito dos EUA apontam que 77% dos motoristas admitiram já ter utilizado o celular ao volante. Ainda não há estudos que demonstrem o número de acidentes causados por isso, provavelmente em razão da dificuldade em comprovar o uso.
Andar sem cinto no banco de trás é perigoso para passageiro e motorista. O governo americano estima que 5.870 pessoas morreram e 500 mil foram feridas em acidentes que, segundo relatos, envolveram distrações. Pesquisas nos EUA sobre acidentes associados a distrações indicaram que 12% estavam conversando com passageiros ou usando o celular.
Os motoristas mais jovens foram os que mais se envolveram em acidentes. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito.
Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê uma redução de até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos. Você pode fazer um teste do governo britânico para simular sua atenção no trânsito.

Várias informações ao mesmo tempo
O cérebro humano é mais potente que um computador, mas não tem uma capacidade ilimitada de processamento. Fazer mais de uma atividade importante ao mesmo tempo aumenta o risco de que uma delas saia mal, pois o tempo de resposta diminui. É como abrir vários programas e executar várias tarefas no computador simultaneamente: chega um momento em que a máquina trava.
A atenção é a capacidade que temos de acionar determinados canais sensoriais em determinado momento. Por exemplo, em uma rua barulhenta, quando atravessamos, nosso foco é para o local da faixa e o sinal de pedestres, mas, se ouvimos um grito, vamos olhar para onde vem essa informação, que também pode ser importante.
Somos bombardeados por informações 24 horas e filtramos o tempo todos os dados que são mais importantes naquela hora, aguçando os sentidos para isso.
No cérebro, todas as informações e os estímulos chegam a uma estação de transmissão chamada tálamo, estrutura em forma de borboleta. O lobo frontal determina o que deve ser filtrado naquele momento. Depois disso, a informação mais importante segue para ser processada para o nível de consciência, no córtex cerebral.

Aplicativo para Android
Recentemente, o Ministério das Cidades lançou um aplicativo na plataforma Android que bloqueia as chamadas para o celular quando alguém está dirigindo – qualquer um pode baixá-lo na página do Denatran.
Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender ao celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não vai tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto perceberão que a ligação será cancelada e, na sequência, receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá, ao final da viagem, checar as ligações recebidas.
Para utilizar o aplicativo Mãos no Volante, você precisa ter um aparelho com o sistema operacional Android.

Fonte : g1, 17/02/2012 10h15 - Atualizado em 04/05/2012 15h45

43 comentários:

ONG ALERTA disse...

Um segundo pode mudar a vida...vale apena arriscar!!!

Artes e escritas disse...

Esta postagem é de grande valia a todos os motoristas. Um abraço, Yayá.

ELAINE disse...

Um segundo pode salvar ou ceifar uma vida! Ótima postagem! Bênçãos de paz, alegria, união e amor! Um abençoado sábado! Carinhoso abraço!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Misturação - Ana Karla disse...

Conheço algumas pessoas que insistem em falar no celular enquanto dirigem.
Perigo total.
Bom final de semana Lisette.
Xeros

AC disse...

O celular (nós dizemos telemóvel) também é uma ameaça por aqui, sendo bastante vulgar ver condutores a dar-lhe uso. É arrepiante!

Beijo :)

Everson Russo disse...

No transito tem que ter atenção total, qualquer coisa pode desviar isso e causar acidentes...beijos de bom sábado pra ti amiga.

Sol disse...

matando a saudade daqui, aproveito pra te desejar um ótimo final de semana..

bjs.Sol

Celina disse...

Oi Lisette bom dia, é o que mais vemos aqui no Recife, pessoas dirigindo com o celular colado no ouvido, dirigindo só com uma mão, eu chego a pensar não é contravenção? das duas uma, o os guardas são poucos ou eles não estão nem aí, brinca com a vida deles e a dos outros. Um abraço fraterno e votos de um final de semana de muita paz. Celina.

Tina Bau Couto disse...

Um segundo muda td mesmo, uma gesto, uma palavra, um hábito ruim e td muda em nós e a nossa volta.
Amei sua visitinha.
Beijoka e desejo de um fds de paz e bem :)

Anônimo disse...

Excelente o conteúdo do seu blog!
Vou seguir :)
Um grande abraço!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga Lisete.

É estranho essa infração, porque com o trânsito ruim, dá para falar e falar, enquanto não se está dirigindo.
Acho que na maioria dos casos é bobeira mesmo!

Tenha um lindo fim de semana.

Beijos.

Flor de Jasmim disse...

Lisette querida
Dese lado do oceano também é o que se vê a toda a hora, é uma irresponsabilidade. eu tenho atendedor no computador do carro, mas se não tivesse teria que arranjar um de mãos livres, ou então não falaria ao telemóvel.

Beijinho e uma flor

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eu às vezes me pergunto o que as
pessoas faziam antes de existir
telemóvel e sei a resposta:viviam...
Agora até a conduzir não o dispensam.
Uma perfeita loucura!!!
Desejo esteja bem.
Beijinhos
Irene Alves

Evanir disse...

É sempre assim,
Deus sempre nos abençoa ricamente mais do que pedimos...
Obrigada por fazer parte de minha fortuna e esta minha fortuna vale mais do que dinheiro,
é a sua maravilhosa amizade, feliz e abençoado final de sema Beijos no seu doce coração.
Evanir

brisa48@bol.com.br disse...

Querida
Que bom este texto nos alertando sobre o celular no transito.Seria bom se tds as pessoas tomassem consciência isto. Um feliz fim de semana. com carinho

Brisa

Sonica disse...

E infelizmente a maioria faz uso do celular no volante, Lisette, e os acidentes vão se multiplicando. Excelente post, não sabia dessa novidade do Android.
Bjs,

Blue disse...

Mas com o celular,
podemos as saudadesm
matar!
Mas também nos matar (o celular ao volante)!

Beijo

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

Marcia M disse...

Menina o que vejo de motorista no celular é coisa de doido!!
Vim aqui deixar um beijo e dizer que você é especial demais querida!Deus abençoe de força sempre!

Cida disse...

Ótimas informações!
Vou repassá-las para os meus contatos (principalmente para os meus filhos!)

Obrigada querida.

Tenha uma abençoada semana.

Super beijo,

Cid@

MARILENE disse...

Eu fico apavorada quando vejo alguém usando o celular ao dirigir. Logo procuro me afastar. É falta de consciência, pois em segundos, pode provocar terrível acidente.

Bjs.

Teresa Cristina disse...

Adorei a matéria, nossa não conhecia este aplicativo para o Android....Bjs e bom fds!

Tunin disse...

Qualquer vacilo e a vida se vai. No trânsito temos de ter muita responsabilidade. Potentes alertas.
Abração.

Anônimo disse...

Tem que ficar alerta a tudo!
Oi! Passando pra desejar um belo domingo para ti!
Bjs

Anônimo disse...

Lisette, o seu blog é muito necessário nessa blogosfera viu, eu apoio a sua dedicação em salvar vidas que ainda tem uma chance "ALERTANDO" sempre, parabéns menina...xeros

Ane disse...

Gostei deste aplicativo pra celular,é mais que necessário hoje em dia,principalmente pra quem não se conscientiza do perigo que corre ao atender o celular no volante.Um abraço!

Ale disse...

Por isso, nada de celular,

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Ser sem educação é um grande risco.
Essa é a maior campanha.
bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Nyce Pinto. disse...

Boa noite Lisette, teu Blog é muito interessante e você, com toda dor que sentiu, conseguiu pensar no bem de todos...Aplausos pra tua força e que tenhas sempre muita luz e enérgia para continuar, fazendo a diferença no mundo! Estou te seguindo...voltarei com mais tempo! Um grande abraço e fica com Deus!

Valéria disse...

Oi Lisette!
É de muita irresponsabilidade ficar ao telefone enquanto dirige, um mínimo de descuido pode ser fatal.É um absurdo ver as pessoas insistirem nisso.
Beijinhos e um lindo domingo!

Anônimo disse...

Um excelente texto. Em um minuto pode-se salvar ou ceifar uma vida. Esperamos que condutores façam uma profunda reflexão acerca de suas condutas errôneas e tomem atitudes que corroborem para a preservação de sua vida e de todos os outros seres humanos em tráfego: motoristas e pedestres. Uma lindo final de semana
Beijinhos com carinho
Gracita

She disse...

Mas é difícil das pessoas entenderem isso de uma vez... Affff!
Beijo, beijo querida!
She

Anônimo disse...

atitudes tão simples que fazem absolutamente toda diferença, salvam vidas...

excelente matéria!

lindo domingo por aí!

Beijinhos.

Su.

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Amiga Lisette, excelente material que publicastes hoje. Vejo cada vez mais o uso do celular por parte dos motoristas e, pior, como este fato vem sendo negligenciado pelas autoridades; penso que é fato que o uso do mesmo diminui os reflexos e a cognição de quem os utiliza em momentos errôneos como estes! Belo post! Bjks ;)

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Parece que certas pessoas nasceram com um celular acoplado, pois não podem viver sem ele. Que tristeza!
Beijocas, amiga! Bom domingo!

Lilazdavioleta disse...

Quanto a mim , é a infração que mais acontece , neste momento .
O ser humano continua muito irresponsável .

Beijo e bom domingo

Ângela disse...

E mesmo com tantas informações, há quem não de importancia, absurdo isso, porque arriscar a própria vida, problema de cada um, mas colocar a vida dos outros em perigo, desrespeito total.
Bjs, bom domingo

Magia da Inês disse...

º°❤ Olá, amiga!
°º✿

Boa semana!
Beijinhos.
Minas

¸.•°`♥✿⊱╮
°º✿ ¸.•°`

Ani Braga disse...

Passei pra te desejar um domingo maravilhoso e para agradecer todas as vezes que você carinhosamente esteve visitando meu blog.
Espero que volte sempre, pois seu carinho por lá me deixa muito feliz...


Beijos


Ani



http://cristalssp.blogspot.com

Mery disse...

Há pessoas que acham o máximo desafiar certas 'regras básicas no trânsito, como se estivessem imunes a qualquer acidente... O trânsito pode matar, e dirigir é para gente séria.
É sério e gostei demais do teu post; beijos e bom domingo!
Mery*

Unknown disse...

Uma triste verdade...
Uma grande imprudência que pode levar a tristes consequências...

Grande beijo

Ivana disse...

Falar no celular dirigindo atrapalha o trânsito e causa acidentes, é inadmissível. Uma ótima semana, bjs

Elisa T. Campos disse...

Aqui o uso do celular é prática constante pelos motoristas no volante.

bjs