Translate

domingo, 6 de maio de 2012

Em Timon, exposição chama atenção de motoristas com fotos de acidentes

Exposição começa segunda-feira (7), na sede do Ciretran, em Timon.


Mostra é realizada pelo Departamento de Trânsito do Maranhão.
Exposição Pare, Pense e Mude do Detran
Depois de passar pelas cidades de São Luís e Imperatriz, a exposição fotográfica "Pare, pense, mude", com cenas de acidentes registradas ao longo dos anos pelos repórteres fotográficos dos principais jornais da capital, estará a disposição para visitação na cidade de Timon, MA, localizada a 450 km de São Luís. O evento é promovido pelo Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran), a partir de segunda-feira (7), na sede do Ciretran, localizado na Rua Antônio Marques, 750, Parque Piauí, com visitação das 9h às 15h.
Trata-se de uma exposição com 30 fotos instaladas em quinze painéis de dois metros de altura por um de largura, frente e verso, com cenas de acidentes.
O objetivo da exposição é usar cenas de impacto e verídicas para chamar a atenção de motoristas, motociclistas e pedestres para a importância de seguir as regras de segurança do trânsito, ainda mais, com a chegada das festas de natal, final de ano e as férias, onde se registra um considerado crescimento de acidentes.
Todos os painéis registram acidentes fatais e não fatais ocorridas na capital São Luís e nas rodovias federais e fazem parte da ação estadual na campanha nacional Pare, Pense e Mude, Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. A proposta principal do Detran, por meio da Educação para o Trânsito, é desenvolver a exposição de forma itinerante pelo interior do estado e sempre lembrar que o país vive a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011-2020”.
“Essa iniciativa da exposição quer prestigiar os repórteres fotográficos que registram esses fatos, além de sensibilizar a sociedade no sentido de diminuir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, reduzir o número de mortes causadas por esses acidentes. Sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras. E as fotos da exposição falam por si só”, destacou o diretor geral do Detran do MA, Flávio Trindade Jerônimo, que fará a abertura da exposição em Timon.
Para o coordenador da Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes, “o trânsito só muda se nós mudarmos. Deve existir uma consciência sobre o valor da vida. Queremos uma mudança de comportamento”, disse Lopes, ao lembrar que 1,3 milhões de pessoas morreram em 2009, vítimas de acidentes de trânsito no mundo todo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Depois de Timon, a exposição segue, ainda no mês de maio, para as cidades de São João dos Patos, na Exporsertão; e em Balsas, na Agrobalsas.

Fonte: g105/05/2012 03h00 - Atualizado em 05/05/2012 03h00

64 comentários:

ONG ALERTA disse...

Realmente só chocando as pessoas se comovem e tentam, mudar...
Excelente iniciativa!

Anônimo disse...

OLÁ OMG ALERTA.

PASSEI POR AQUI PARA VISITAR SEU BLOG E APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA SEGUI-LO.

ABS DO BETOCRITICA.

Anônimo disse...

Pena que acaba tendo a mesma reação que as imagens de pessoas doentes etc. nas caixas de cigarro, os usuários ainda reclamam ao invés de tomarem consciência.
Beijinho...

Anônimo disse...

OLÁ ALESSANDRA.
LEIA ONG AO INVÉS DE OMG.

VOU COLOCAR UM LINK PARA O SEU BLOG.

ABS DO BETOCRITICA.

Graça Pereira disse...

Depois de uma pausa...voltei à estrada!!(Estava a precisar...)
Beijos e uma semana muito feliz.
Graça

Anônimo disse...

Oi Lisette,

esta é uma forma eficiente de conscientizar as pessoas, já que a maioria não tem ideia do que acontece em um a acidente de trânsito.

Beijos

Anônimo disse...

´Otima ideia poderia ser usada no pais todo, concordo com campanhas chocantes é o único jeito de gravar mesmo na memoria das pessoas as tragedias do transito por imprudência.

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem, Lisette? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Samantha

Sandra disse...

É só conscientizando que vamos fazer a diferença. Mas tem muito para que aprendam.

Hoje é domingo e estou passando para deixar o meu abraço e a minha alegria a você.
Que Deus te ilumine a semana que se aproxima.
Nossa amizade é mais ou menos assim...

Poema do amigo aprendiz
Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
Pe. Zezinho SCJ.
Com muito Carinho,
Sandra

Anne Lieri disse...

Lisette,uma exposição com fotos tristes mas considero que sejam importantes para conscientizar outros motoristas!Bjs e bom domingo!

Smareis disse...

Excelente postagem!

É uma ótima, idéia concordo com essas campanhas.

Beijos!

Ivone disse...

Bom post, é preciso acreditar que um dia ainda veremos pessoas bem educadas e conscientes atrás de um volante!
Ivone

Cadinho RoCo disse...

Aí sim penso haver trabalho sério e intenção eficaz. Educar, conscientizar, mostrar, institucionalizar comportamento sensato e responsável no trânsito. Não é ficar nessa conversa de bafômetro, alcoolismo no volante e balelas do gênero que confundem a verdadeira missão do policiamento de trânsito que deve ser ostensivo sempre,ao invés de blitz que na prática não resolvem tanto.
Cadinho RoCo

Unknown disse...

Enquanto os motoristas e pedestres não se conscientizarem de que um carro sendo dirigido por doido ou embriagado se torna uma arma não acontecerá nenhuma mudança na quantidade de acidentes no Brasil.
Beijos.

Bandys disse...

Ola Lizette,
É uma Bela iniciativa e tomara que conscientize mesmo.
Estive no Piaui no final do ano,e sinceramente não sei como o transito funciona. Motos são vendidas com entrada de 1,00 então você imagina a quantidade de motos que existem e a irregularidade também.É um a loucura.
Te deixo gotinhas de paz pra acalentar seu coração.
Não podemos é desistir.

Ilca disse...

Lisette querida,
Mais uma excelente postagem! Bela iniciativa! Esperamos que venha realmente conscientizar e sensibilizar a sociedade, que possa verdadeiramente tocar o coração de todos!
Que a tua semana seja de luz e esperança. Força e fé, amiga!
Um beijo

CamilaSB disse...

Talvez chocando...as pessoas tomem consciência e tenham mais cuidado...
Um beijinho com especial carinho e amizade!

Anônimo disse...

Lisette. Creio que esse choque de realidade produza bons resultados. Beijos!

Unknown disse...

amiga fazendo nossa parte
sempre é a melhor coisa
é difícil sim mais não impossível
que tenha feito o impacto desejado.
linda semana
http://diariodevocional2012.blogspot.com.br/

soninha disse...

Pode ser que assim as pessoas se conscientizem que o carro é uma arma...

Anônimo disse...

Tudo que conscientize é uma boa iniciativa.Gostei de saber que alguém está fazendo alguma coisa.

Beijo.

Luciana Santa Rita disse...

Lisete,
Tudo bem? Sei como é triste uam exposição dessa, mas a inciativa pode ser reflexiva.

Boa semana!

Lu

Cidinha disse...

Olá, amiga. Como é díficil as pessoas entenderem a importância dos cuidados com a vida e principalmente com a das outras pessoas. Aqui na minha cidade acontece de tudo. Um Cáus! Esta semana quase perdi minha gata na porta de casa e não teve socorro. Está com a bacia e pernas quebradas. Imagina se tivesse na rua! Estou indignada! Até os animaes são mutilados e mortos. Belo trabalho Lisete! Bjos e boa semana.

Eu...Suzana disse...

Olá amiga, venho agradecer a tua adesão ao meu blog e parabenizar por este lindo trabalho que fazes. Conscientizar as pessoas não é uma tarefa fácil de se fazer, mas são sementes que, aos poucos e futuramente irão mostrar frutos. Parabéns !!! Um grande abraço e um bom inicio de semana. Suzana.

Anônimo disse...

Oi Lisette,

Você é uma guerreira mesmo!! Mexer com isso dá muito impacto... Mas é claro, concordo que os motoristas precisam de mais consciência, em relação a própria vida e, principalmente, a de quem é pego de surpresa...

Obrigada por suas visitas...
Espero que esteja bem.
Beijos,

Cecília Romeu disse...

Lisette,
muito importante essa exposição, para quem sabe, haver uma maior conscientização dos motoristas, assim espero.

Grande beijo e ótima semana!

maria claudete disse...

vale tudo quando se pretende prevenir acidentes. Acabei de chegar de uma viagem que parecia tranquila , mas problemas mecânicos no ônibus que viajávamos de volta nos fizeram ter que prosseguir a viagem em outros dois ônibus e mais táxi, bem um registro merece ser feito , a Polícia Rodoviária Federal em quatro viaturas vieram em nosso auxílio e providenciaram a remoção dos passageiros parando ônibus de linha para fazer o translado até Recife. Parabenizo a iniciativa . O que é bom merece registro. A ocorrência foi agora à noite . Beijos.

Amara Mourige disse...

Olá lizette,
Concordo com essas campanhas!Ótima essa iniciativa,para que pessoas tomem consciência e sejam mais prudente no trânsito.
Um grande abraço
Amara

ELAINE disse...

Excelente postagem! Acho que as campanhas tem mesmo é que chocar, pois se assim não for e já é difícil, não adianta! Uma coisa bem interessante seria colocar cenas de acidentes em outdoors nas beiras de estrada! Uma semana feliz e cheia de oportunidades! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

O meu pensamento viaja disse...

Ora aí está uma exposição importantíssima. É bom que se visualize o efeito demolidor da imprudência.
Beijo

chica disse...

Tomara com o susto, haja a reflexão!! beijos,linda semana!chica

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga. É preciso chocar para conscientizar. Uma lástima. Beijos.

Marites Rehermann disse...

Bom dia, Lisette! Muito boa esta postagem!! É preciso divulgar, para conscientizar! E muitas vezes, só mesmo com cenas chocantes para tocar na consciência de algumas pessoas...

Tenha uma excelente semana!!
Beijos!♥

Tina Bau Couto disse...

Muito interessante. Devia virar uma corrente, ou algo itinerante em várias cidades.
Acho "o máximo" as imagens que passaram a estampar as caixas de cigarros, acho que é bem por ai, tem que chocar pras pessoas se tocarem.

Uma semana leve, suave, equilibrada e doce pra vc :)

Everson Russo disse...

Que depois de tudo, de mostrar tudo , consigamos mudar algo...beijos de boa semana pra ti amiga.

Marian disse...

Muy bueno tu post, siempre enseñando
ayudando. ¡Gracias Alessandra!
Feliz semana.
Dios te bendiga.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Tem que chocar mesmo, acho que não tem outro jeito pra reduzir as tristes e vergonhosas estatísticas. Um grande abraço, Lisette.

Tunin disse...

Muitas vezes é necessário que sejamos duros para que desperte a consciência.
Abração.

ValériaC disse...

Que isso ajude as pessoas a se sensibilizarem, a ver o quanto é nossa responsabilidade tornar o transito mais seguro, com mais respeito à vida.
Boa semana, beijos
Valéria

O Árabe disse...

Tomara que surta efeito, amiga... tomara! Boa semana.

Vivian disse...

Toda a forma de conscientização é válida!!Bela iniciativa!
Vamos torcer para que logo todos sigam as leis de trânsito e dirijam com segurança!
Beijos,querida!

Janaína Pupo disse...

Muito bom esse projeto.
Beijos e boa semana.

Anônimo disse...

Ótimo Alerta!

Ótima Semana ")

Muitos Beijos ;*

Tetê Guimarães disse...

Obrigada pela visita ao Um Pouco de Tudo! Hoje a dica é sobre um especial de TV que virou CD/DVD! Vale a pena conferir! Beijos TC

A Loira disse...

Excelente.

Unknown disse...

Tudo que puder chocar motoristas irresponsáveis e pouco.
bebida e direção deveria ser punido com prisão sem fiança!
************************************
Lisette um forte abraço e fique com Deus!

AFRICA EM POESIA disse...

Com Muito carinho venho desejar boa semana e deixar um beijinho...

AFRICA EM POESIA disse...

Com Muito carinho venho desejar boa semana e deixar um beijinho...

Shirley Brunelli disse...

É preciso fazer exposição de fotos de acidentes para que as pessoas tenham mais juízo? Consciência não se compra, se alcança...Beijos, querida Lisette!

Yasmine Lemos disse...

Tem que dá uma sacudida mesmo nas pessoas .Lisette obrigada pela visita
beijo grande

Cris Martins disse...

Adorei o espaço
Obrigada por seguir o blog
Apoio toda e qquer iniciativa pra melhoria de nosso transito!
Que realmente é um caos!

ótimo dia pra vc
Bjao

Escritora de Artes disse...

Uma exposição dessas deveria percorrer o pais inteiro.

Bela postagem!

Agradeço o carinho

Saudações

Anônimo disse...

ALESSANDRA QUERIDA, QUE SAUDADE DE PASSAR POR AQUI. ESTOU EM MEIO A UMA MUDANÇA, MEU TEMPO ESTÁ REDUZIDO, MAS DAQUI UNS DIAS VOLTO A VISITAR OS CANTINHOS QUE TANTA ADORO.
CONCORDO CONTIGO, QUANTO MAIS MANIFESTO, MAS MOBILIZAÇÃO, AS PESSOAS VÃO SE MOBILIZANDO E MUDANDO O PENSAR.
INICIATIVAS ASSIM QUE O BRASIL PRECISA.
Uma semana iluminada, com muita paz!
Um beijinho repleto de carinho...
Lorena Viana

Evanir disse...

Uma mãe é uma pessoa que ao ver que só ficam quatro bocados de torta de chocolate tendo cinco pessoas,
é a primeira em dizer que nunca gostou de
chocolate.
Às vezes, as palavras se perdem na expressão da palavra Mãe.
Nenhum dicionário definirá a magia do seu significado e,
em todos os idiomas, traduz o mesmo sentimento: Ser mãe.
No decorrer dessa semana só levarei
mensagem do dia das mães.
A você mãezinha que viaja comigo
meu eterno carinho e agradecimento.
Ser mãe é graça e benção por isso essa semana será só nossa.
Mães de todo esse mundo .
Feliz dia das mães.
Dia das mães é todos os Dias.
Mãe Amor maior.
Beijos meu eterno carinho.
Evanir.

Celina disse...

Oi lisette paz para todos passei para ler o teu post e agradecer a visita. Acho que nem vendo fotografias eles se intimidam, a educação em tudo, leva tempo,infelismente. Um abraço, de muita paz. Celina.

Lídia Borges disse...

Todas as iniciativas que visam a promoção de práticas mais conscientes são de louvar.

Divulgar, é preciso.

Um beijo

lis disse...

Infelizmente tenho dúvidas quanto a aplicabilidade pelos motoristas de sentimentos tendo mais atençao vendo as fotos.
Sempre acham que o outro é que andam às pressas, nunca ele.
Enfim, nao podemos desanimar ! os eventos continuam sendo importantes.
E que tomem mais juízo no volante.
um abraço grande

Tais Luso de Carvalho disse...

Qualquer iniciativa para conscientização é válida, mesmo que alcance apenas 10% do alvo. A campanha contra o cigarro deu resultado maravilhoso.
É começar, espalhar e não desistir.

Beijo pra você.
Tais

Artes e escritas disse...

A cena impactante influi mais na atitude do motorista ao conduzir o veículo? Essa é uma pergunta que eu gostaria de fazer ao pessoal que lida com o trânsito. Um abraço, Yayá.

Nyce Pinto. disse...

Oi Lisette, muito obrigada pela visita, também quero te desejar uma semana de muita paz e harmonia! Como sempre mais uma postagem de alerta, é assim que começa a conscientização, esperamos que aconteça logo! Um grande abraço!

Bandys disse...

Oi Lizette,
Aqui no RJ tem um boneco que fica nos buracos, e a população faz bolo tipo 6 meses etc... a imprensa cobre e cobra das autoridades.
Voce viu aquele rapaz que saiu de bicicleta justamente porque ia tomar um chopp, e foi pego pela lei seca tendo sido multado e pontos na carteira de motorista. A bicicleta foi rebocada.O que vc acha disso??
Eu não concordei não. Nunca vi carteira de habilitação pra bicicleta.

Fique com Deus amiga, estamos na luta sempre.
Beijos

persiana fechada disse...

lamento, mas se enganou na resposta, porque nunca entrei neste blog...

Pérola disse...

Por vezes falamos das coisas e nem ligamos.
O impacto duma imagem pode valer milhões de palavras.
Se fizessem publocidade com cenas violentas, as pessoas, sem querer, lembrar-se-iam quando fossem a conduzir um carro.
Um beijinho

Elisa T. Campos disse...

Oportuna postagem.
Aqui também deveria alertar num grande mural os eventos desastrosos ocorridos.

Bjs