Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Educação para o Trânsito com Qualidade

Que trânsito queremos?
Geralmente ficamos discutindo sobre o que não queremos no trânsito, sobre a violência, sobre os congestionamentos... Sugiro que façamos diferente! Seguindo a regra da PNL – Programação Neorolinguística - que recomenda que devemos focar nossos pensamentos e nossas ações no que desejamos, pois nosso desejo é uma ordem, vamos refletir sobre o que queremos no trânsito. Eu quero fluidez e segurança, quero transitar com tranqüilidade; chegar ao meu destino sem obstáculos, sem sustos, sem atrasos. Este é o meu desejo.

Por que não temos o trânsito que queremos?
Por trás da violência viária há uma imprudência: excesso de velocidade, ingestão de álcool ou de outras drogas antes de dirigir, uso do celular ao volante, ultrapassagem perigosa, dirigir com sono, dirigir sob efeito de remédios que diminuem a concentração ou o reflexo. Essas são algumas das causas visíveis, relatadas pelos envolvidos na violência de trânsito, pelas testemunhas ou diagnosticadas pela perícia.

O que leva uma pessoa a ser imprudente?
Os motivos podem ser vários:
1. Desconhecimento das leis de trânsito. Isso existe mais do que se imagina. Motoristas que não conhecem o CTB, que não conhecem seus direitos e deveres no trânsito.
2. Desconhecimento dos perigos presentes nas estradas. Causado muitas vezes pela falta de atenção na sinalização de trânsito, nas placas de advertência sobre obras e desvios na rodovia, por exemplo.
3. Desconhecimento da utilidade dos equipamentos de segurança. Observo isso com freqüência quando nas palestras falo sobre o risco do não uso do cinto de segurança no banco de trás. Muitas pessoas demonstram que não sabiam dos riscos, que nunca haviam imaginado que o uso do cinto de segurança no banco de trás dos veículos é tão importante.
4. Falta de valores positivos, de respeito pelo outro, de valorização da vida, de coletividade, de cooperação, de responsabilidade, de ética e cidadania.
São carências que precisam ser tratadas e o remédio eficaz para a cura definitiva é a EDUCAÇÃO.

O que é educação?
Muitos relacionam a palavra educação às atividades desenvolvidas nas escolas. Um ambiente que possui dinâmicas que utilizam alguns elementos como: aula expositiva, debates, quadro negro, giz, livros didáticos, computadores, cadernos, lápis, borracha, canetas, réguas, entre outros.

No dicionário Michaelis a palavra Educação está conceituada como:
1 Ato ou efeito de educar.
2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disci­pli­na­mento, instrução, ensino.
 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc.
4 Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo.
5 Civilidade.
 6 Delicadeza.
7Cortesia. (Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=educa%E7%E3o – acesso em 18/02/2011)
A Educação não se resume num simples conceito, é algo mais amplo, pois tem influência das diversas culturas da sociedade. Educação é energia, é ação, é vida. É um processo contínuo e cumulativo que ocorre em diversos contextos sociais, possibilitando a construção de novos conhecimentos.
Ela deve proporcionar o desenvolvimento de um sujeito autônomo, reflexivo e crítico, consciente de sua função como cidadão atuante na sociedade, interagindo com outros indivíduos, com culturas e valores diferenciados, contribuindo para ações e decisões efetivas na transformação da sociedade.
Conforme a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases, em seu artigo 1°
A educação abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. (disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm - Acesso em 17/02/2011)
Costumamos falar que nos formamos em determinado curso, no entanto, conforme Rubem Alves “formar é colocar na forma, fechar. Um ser humano «formado» é um ser humano fechado, terminado” . Ele afirma que “Educar é abrir, desformar”. Uma festa de conclusão de curso deve ser chamada de festa de “desformatura”. Coloca também que:
Educação não é a transmissão de uma soma de conhecimentos. Conhecimentos podem ser mortos e inertes: uma carga que se carrega sem saber sua utilidade e sem que ela dê alegria.Educar é ensinar a pensar, isso é, a brincar com os conhecimentos, da mesma forma como se brinca com uma peteca. (Disponível em www.rubemalves.com.br)

Temos Educação para o Trânsito no Brasil?
Trabalho na educação há 24 anos, há oito, tenho me dedicado a educação para o trânsito. Ainda sou novata diante de vários especialistas que também abraçaram esta causa. Mas confesso que por mais de uma vez pensei em mudar de foco, em me dedicar à prevenção da AIDS, da dengue, da gripe A. Como são valorizadas essas causas!
Em educação para o trânsito temos que mendigar por recursos, é como se estivéssemos pedindo um favor. Nossa proposta é promover a educação, a segurança, a vida! Isso não tem preço! Mas também não pode ser de graça, um trabalho com qualidade envolve dedicação.
Já visitei muitas prefeituras, tentando inserir a educação para o trânsito, em algumas consegui, em outras houve interesse por parte da secretaria de educação ou dos departamentos de trânsito, mas os prefeitos não aprovaram. (Nesses municípios a educação para o trânsito deve iniciar com os prefeitos.)
Em algumas foram logo dizendo que não tinham dinheiro. Não tem dinheiro? Não tem dinheiro para a educação para o trânsito, não há interesse em educar os habitantes do município para o trânsito.
Por que essa falta de interesse? Será que pensam que não há mais solução? Se não há mais solução por que estou escrevendo este texto? Por que você está lendo isto?
Tem solução sim! Outros países estão tendo sucesso, nós também podemos. Mas é preciso agir. É preciso educar para o trânsito pra valer e não apenas fazer de conta!
Temos educação para o trânsito no Brasil. Existem ótimas ações educativas sendo implementadas. Temos ótimos educadores de trânsito que, apesar das dificuldades, persistem e conseguem realizar belos trabalhos.
As ações educativas para o trânsito, no entanto, acontecem muito menos do que é necessário. Tenho visto muita preocupação com a quantidade, com a divulgação dos números de habitantes ou de alunos atingidos nas campanhas e programas educativos de trânsito. Será que essas pessoas “atingidas” estão educadas para o trânsito? Apenas quantidade não traz os resultados necessários, precisamos de qualidade.
Existe muito faz de conta, muita campanha realizada apenas para fazer as fotos. Em muitas cidades só lembram de educação para o trânsito em setembro, devido a Semana Nacional de Trânsito. Meu blog Educação para o Trânsito com Qualidade tinha uma média de 4 mil visualizações por mês, em setembro de 2010, teve 15 mil, em outubro do mesmo ano não chegou a seis mil. O aumento de acessos apenas no mês de setembro, comprova minhas palavras.

Para concluir, cito algumas frases sobre educação, sua função e importância:
"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com.br/2011/02/educacao-para-o-transito-com-qualidade.html

31 comentários:

ONG ALERTA disse...

Como vamos ter um tránsito educado se náo temos um povo com educaçáo!!!!
Educaçáo é a basa de uma vida!!!

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga
Meu Abraço de Paz e bem!

Quero lhe agradecer pela sua linda presença lá no meu cantinho! Muito obrigada!

Meu abraço carinhoso para você!

Se você for mãe Feliz dia das Mães!

Maria Alice

Se você for mãe Feliz dia das Mães!

Maria Alice

Ivana disse...

Olá
Gostei muito deste post, frases bonitas sobre educação, e sempre podemos aprender, basta estarmos abertos para isso.
Muitas pessoas saem do trabalho estressado e extravasam no trânsito colocando a sua vida e dos outros em risco. Este foi apenas um exemplo, existem muitos fatores que a pessoa precisa buscar ajuda, se tratar, se curar.
Uma ótima noite pra você, fica com DEUS, um beijo!

Betty Gaeta disse...

Oi Lisette,
Eu já tive uma escolinha maternal, e nessa tinha uma pista, com semáforo, faixa de pedestres e tudo que encontramos na rua. Lá, as crianças andava de bicicletinhas e carrinhos de pedal, e era ensinado como se comportar no trânsito. Esta pista fazia o maior sucesso e fica tão barato de montar! Podiam inserir esta ideia em todas as escolinhas, pois é de pequenininho que se torce o pepino, não é mesmo?
Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

Toninho disse...

Muito boa posatagem LIsette,longa mas recheada de belas passagens à cerca da Educação que sempre lamentamos,criticamos e queremos e ou mesmo sonhamos,que ultrapasse as paredes e venha para as estradas e ruas,preservando humor e vidas.Otima a visão de Rubem Alves no seu "desfomar".Sim precisamos de cabeças pensantes que façam a diferença e no engajamento perfeito possa contribuir para melhorar o processo da educação que queremos.Sim todos podemos e devemos doar nossa parcela.
Uma luta árdua amiga, mas o sonho não pára.
Um abraço de minha admiração.

Tina Bau Couto disse...

Vim trazer um abraço, brisa de mar, gotinhas de água de cheiro e desejo de uma boa noite e um dia de paz e bem amanhã, que as pessoas amanheçam mais conscientes, responsáveis, humanas, cuidadosas.
Beijo :)

Silvia disse...

Oi, Lisette
creio que é preciso mais atenção dos órgãos públicos sobre a educação no trânsito. Investir tempo e dinheiro pois não é de um dia para o outro que os jovens terão consciência da responsabilidade. Também os pais devem, principalmente, dar bons exemplos no trânsito.
Abraço

Marilu disse...

Querida amiga,
Mãe,
Teus braços sempre se abrem quando teu filho precisa de um abraço.
Teu coração sabe compreender quando teu filho precisa uma amiga.
Teus olhos sensíveis se endurecem quando eles precisam uma lição.
Tua força e teu amor os guiaram pela vida e lhe deram as asas para
que eles pudessem voar.
Feliz Dias das Mães. Beijocas

Unknown disse...

gostei de te ver passeando pelo meu blog,eu sempre digo que a vida,está em tudo,não tenho a dimensão da tua dor,mas passei por momentos dificeis,comigo mesma,mas numa manhã decidi que queria viver,e renasci forte,fiz minha vida valer a pena cada dia que estiver presente nessa jornada.

Anônimo disse...

Nossa ótimo post..

O post mais útil de todos os tempos..

Beijocas :*

Bom restinho de Semana ")

Escritora de Artes disse...

Excelente post querida amiga, muito útil!

Saudações sempre

Anita de Castro disse...

Amei gostei muito
Então sejamos todos educados e fazer um alerta ao mundo em que vivemos

Agradeço a tua visita beijinho Anita

A Loira disse...

Os problemas no trânsito devem-se principalmente a uma falta enorme de civismo.

Valéria disse...

Oi Lisette!
Se todos tivessem o mínimo de conhecimento acerca da educação assim como neste post!
Infelizmente a atençao se volta mais para futilidades. Difícil viver a educação quando vemos os pais darem tão maus exemplos para os filhos! Também desejaria viver sem ter que viver numa tensão constante no trânsito.
Beijinhos e um fds de paz!

Mabel disse...

Olá querida! Precisamos reforçar o que é certo e bom e não o que é errado! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Feliz Dia das Mães! Paz e Bem! Beijos Mabel

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Deus te abençoe! Feliz Dia das Mães! Paz e Bem! Marizza

Anne Lieri disse...

Lisette,um texto excelente especialmente no que diz respeito a educação.Colocar Rubem Alves é mesmo o maximo e nos alerta para o tipo de educação que queremos,inclusive no transito!bjs e meu carinho!

Luciana Santa Rita disse...

Oi Lisete,

Boa noite! Texto explicativo e relevante. Seria necessário plena divulgação dentro desse público que minimiza todos os cuidadas no tränsito.


Desejo um final de semana com Deus no cuidado e consolo.

Beijos.

Pérola disse...

Tens toda a razão. O nosso desejo aliado à educação pode fazer milagres.
Muito bem pensado!
Um beijinho.

Ane disse...

OLá Lisete!Eu fico com a frase de Nelson Mandela:"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Falta educação para o trânsito em nosso país!Beijos!

Eu...Suzana disse...

Oi Lisette, estou passando para te dar um grande abraço carregado de amor nesta data do Dia das Mães. Perdas não deveriam existir mas fazem parte da vida, desse nosso existir terreno. Com certeza tua filhinha está num lugar cheio de luz, de paz olhando pela familia que ainda ficou, é um anjo no céu a te cuidar. Um grande beijo no teu lindo coração por esta obra que estás fazendo, tentando conscientizar o ser humano em trânsitos cada vêz mais violentos. Suzana.

Nice Bacchini disse...

Gostaria de entender o que faz um indivíduo ser tão mal educado em um trânsito, quando coloca em risco a vida dos outros! Lisete, obrigada pela visita! Um excelente post.. Bom Fim de Semana!! Bjnhos

Nyce Pinto. disse...

Lisette querida, sempre agradecida pelo teu carinho... Todas tuas postagens são importantes...Fico aqui refletindo sobre a educação, não apena no trânsito, mas em todos os momentos, com tudo e com todos! Amiga, fica aqui meu abraço e desejo de muita luz na tua vida!

Magia da Inês disse...

Bom fim de semana!
Bom domingo!

¸.•°`♥✿⊱╮
❤♡
FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Beijinhos.
Minas
°º °♫♫♪¸.•°`

Elisa T. Campos disse...

Lisete

Maravilhosa aula.
É sempre bom relembrar. Na minha distração quase sempre paro em cima da faixa.

Um Feliz Dia das Mães.
Beijos.

J Araújo disse...

Juntando tudo isso o que falta mesmo é responsabilidade e punição mais severa para aqueles que infringe as leis matando no no transito mais que em muitas guerras.

Bj

Anônimo disse...

Oi Lisette,
Mesmo assim, como não lhe desejar um
Feliz Dia das Mães, se a Alessandra está viva em seu coração...?! Esse seu blog é prova visível disso...

Beijos, minha guerreira.
Um bom domingo junto aos seus familiares...,

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Um pos muito bom, reforçando as ações positivas! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! FELIZ DIA DAS MÃES! Tetê

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita no De Tudo Um Pouco. Já o atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Bjs Nilza

Unknown disse...

Ola querida..obrigado pela visita... já andei a visitar o seu blog e você é uma grande guerreira..uma lutadora..este blog é uma linda homenagem a sua filha..Força minha querida..
Beijos da Bruxinha

Ale disse...

pudêssemos apenas ter pequenos incidentes materiais,


Mas perdem-se tantas vidas,