Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diferenças entre o homem e a mulher na direçáo veicular

Não só as diferenças físicas entre o sexo masculino e feminino justificam o desequilíbrio comportamental. O metabolismo, a agilidade, os atos impensados, a pressa, a orientação espacial, a necessidade de impor condições, de se julgar o dono do mundo são alguns fatores que dissocia o comportamento do homem e da mulher.
Diferenças comportamentais do universo masculino e feminino fizeram com que pesquisadores da University of Virginia atrelassem o fato a condições genéticas e a ação dos estrogênios.
O hemisfério direito do cérebro é emotivo e o esquerdo analítico. Na mulher parece haver uma conexão maior entre esses hemisférios daí talvez atitudes mais seguras, mais bem direcionadas, melhor analisadas.
O cérebro masculino é cerca de 10% maior que o feminino o que não significa melhor desempenho intelectual já que os testes de QI (Coeficiente de Inteligência) são semelhantes.
Os homens são mais rápidos no raciocínio matemático e espacial enquanto as mulheres são melhores com as palavras, com as relações humanas. Não temos dúvida que isso é uma verdade.
Julgamos o homem mais genérico, pouco analítico e pouco emotivo nas atitudes e execução de tarefas. Já as mulheres mais analíticas, detalhistas e emotivas executando tarefas com prévio planejamento e segurança.
Na direção veicular vemos esse comportamento presente. O homem ativo, austero, exigente, dominador, agressivo, imediatista, irritado enquanto a mulher passiva, cautelosa, paciente, tranqüila.
A agilidade, a pressa, muitas vezes a compulsão para velocidade são fatores presentes no universo masculino. Daí podermos entender que o homem na direção veicular tem todos os componentes para a sinistralidade. Observe que os acidentes são de médio a graves, quase sempre com vítimas. Já com as mulheres temos mais freqüentemente os acidentes leves, sem vítimas, com pequenos danos materiais.

Quem seria o melhor motorista? O homem ou a mulher?

Não tenho dúvida em afirmar que a mulher desenvolve essa atividade com melhor habilidade e qualidade que o homem. Afirmo isso tendo em vista a grande sintonia entre o hemisfério cerebral que é analítico e o que é emotivo, daí existir contenções para execução de tarefa com risco. Ela é portadora de todo o perfil ideal para execução dessa tarefa. Basta vermos os dados estatísticos de acidentes de trânsito que vamos concluir que a mulher é dotada de características próprias para enfrentar a direção veicular e o trânsito.
É ela que mais respeita a sinalização, raramente comete ato inseguro e se sai muito bem diante de condição insegura.
Já o homem, de raciocínio rápido e com boa orientação espacial é capaz de exageros com relação à agilidade, o respeito à sinalização, torna-se mais competitivo, detém uma direção ofensiva e chega ao acidente de média e grande proporção com muito mais facilidade.
A mulher, pelo que apresentamos é realmente mais lenta com relação à orientação espacial, mas isso não desvaloriza a seguridade que ela porta e por isso a caracterizo como uma excelente operadora de máquina sobre rodas.



Principais diferenças:






 
 


 
 
 
 
 
 
Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET

http://www.abramet.com.br/
dirceurodrigues@abramet.com.br

:Fonte: http://www.perkons.com.br/?page=noticias&sub=opiniao&s



47 comentários:

ONG ALERTA disse...

Uma peswquisa interessante, náo importa se é homem ou mulher a responsabilidade é de todos, o tränsito estressa entáo todo cuidado é pouco.

Anônimo disse...

Texto muito bom. Realmente uma verdade sobre esses opostos ao volante.
Adorei essa pesquisa texto.
Beijokas doces

BlueShell disse...

Já tinah pensado nisso mas nunca tinha tido uma confirmação científica: Obrigada!

Um beijo e Paz
BShell

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Não está mais tão assim as diferenças entre homem e mulher. As mulheres mudaram muito, e assumem um lado e uma postura mais masculina. Por isso, vemos hoje muita agressividade no trânsito também por mulheres. Xingam, batem boca, fecham, mostram o dedo. Impressionante, porque antes eu pensava exatamente como mostram estas pesquisas. Mas as coisas estão mudando, e para pior...

beijos, Lis!

Joana Madeira disse...

No fundo, no fundo, a mulher é melhor condutora!! Beijinho :)*

AC disse...

Um estudo muito interessante e que, de forma genérica, me leva a concordar com ele. Mas o comportamento das mulheres está a mudar tanto, não é assim?

Beijo :)

CamilaSB disse...

Muito interessante e verídico o estudo... mas, como em tudo na vida, há sempre excepções à regra... gostei de ler... obrigada pela divulgação!
Um beijinho carinhoso,! e tenha um tranquilo fds

Sonica disse...

Quantas diferenças constatadas cientificamente, muito interessante esse post, didático e cuidadoso.
Bjs e ótimo finde,

Everson Russo disse...

Um excelente sábado pra ti minha amiga, cheio de carinho e poesias...beijos e beijos.

Pelos caminhos da vida. disse...

Excelente texto...

Bom fim de semana amiga.

beijooo.

Anne Lieri disse...

Oba!Agora eu gostei!Precisamos mesmo acabar com esse mito que mulher dirige mal!Somos mais cuidadosas e pacientes!Bjs e bom fim de semana!

Tunin disse...

Excelente texto de cunho científico. Por isso não podemos igualar o homem à mulher, pois a mulher é superior em todas as suas ações. Elas pensam, os homens agem conforme seus impulsos.
Bom final de semana.
Abração.

Luna disse...

um estudo interessante, no entanto penso que tanto o homem como a mulher deve ter sempre em atenção que quando vai a conduzir não é só a propria vida que deve propeger como todas as que se cruzam na estrada.
bjs

Luciene Rroques disse...

Muito interessante estes dados, parece um tanto feminista, porém num passa de dados bem realistas sobre a direção entre os sexos.
Vim lhe agradecer as palavras Lisette.
Um grande abraço!

Zilani Célia disse...

OI LISETTE!
LEGAL ESTA POSTAGEM, BASEADA EM ESTUDOS, AOS POUCO CAI POR TERRA A SUPERIORIDADE FEMININA, NÃO QUE QUEIRAMOS SER MELHORES, SÓ O QUE NOS É DE DIREITO NÉ?
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Tetê Guimarães disse...

Oi Lisette! Interessante essa pesquisa... Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

Trilhamarupiara disse...

Oi Alessandra, de fato as diferenças são muitas, essas questões do homem ser rápido na matemática e nós sermos rápidas nas palavras é super verdade, aliás tudo é verdade, a mulher é melhor condutora, basta ir fazer o seguro do carro p comprovar as diferenças, o seguro p mulher é sempre mais barato que p o homem, Bjooos

Luciana Santa Rita disse...

Oi Lisete,

Tudo bem? Concordo totalmente! Mas, há o preconceito contra a mulher, atribuindo-se cautela a barbeiragem.
Bom domingo!

Lu

Tetê Guimarães disse...

Obrigada pela visita ao Um Pouco de Tudo! Hoje tem mais uma receit: uma sopa calmante! Vale a pena conferir! Beijos e bom final de semana! TC

♥ Wilma ♥ disse...

Achei interessante mesmo, afinal sempre dizem que mulher no volante é perigo constante, mas isso é machismo afinal sabemos que mulher é bem mais prudente que o homem...bjossss

♥ Wilma ♥ disse...

Achei interessante mesmo, afinal sempre dizem que mulher no volante é perigo constante, mas isso é machismo afinal sabemos que mulher é bem mais prudente que o homem...bjossss

Pérola disse...

Por causa destas diferenças, temos menos acidentes e são menos graves. Houve uma altura em que os seguos eram mais baratos para as mulheres.
Um beijinho
Informação pertinente a tua. Obrigada.

Shirley Brunelli disse...

Sem dúvida, a mulher é mais cautelosa. Beijos, Lisette e ótimo domingo!

Vera Lúcia disse...

Olá Lisette,

Procede.

Muito bom o texto.

Excelente final de semana.

Beijo.

Val Cruz disse...

Vejo cada barbaridade de ambos os lados que não sei não viu!... risos. Mas é isso aí! Bom, mas sua atitude é grandiosa em meio a tudo isso.

Bjão flor! Obrigada por sua gentil visita.

Unknown disse...

legal. já imaginava que fosse assim mas não tinha lido nada oficial. que eles tenham a humildade de imitar as mulheres na direção.
bjs

Maria Adeladia disse...

Muito bom seu texto minha amiga.

Desde que seja homem e mulher a responsabilidade é igual!

Dirigir exige maturidade, respeito, amor e extrema responsabilidade, além de outros mais!
Se as pessoas tivessem mais responsabilidade e amor ao próximo na direção, o índice de acidentes caíriam muito!

Beijos minha amiga e que Deus esteja sempre com vc.

Evanir disse...

Hoje estou passando no seu blog
para agradecer o carinho deixado no meu blog.
Estou feliz em saber o quanto posso contar com sua amizade
o quanto é maravilhoso uma amizade verdadeira .
Minha luta não foi em vão e muitos menos em vão
foi acreditar que ainda existe pessoas de coração puro e abençoado por Deus.
Meu eterno agradecimento por estar do meu lado sempre
mesmo por vezes eu estar um pouco ausente você nunca esquece de mim.
Um Domingo feliz para você e sua familia.
Beijos no seu coração.
Com carinho,,Evanir.

Unknown disse...

Muito bom este post. Tomara que exista o respeito a todos os motoristas nas estradas e que diminuam as mortes no trânsito, já que terminar está cada vez mais longe.
Beijos.

Anônimo disse...

Bom dia!
Que o seu amanhecer seja encantado. E o seu domingo seja mágico e feliz.
Uma excelente abordagem.
Beijokinhas
Gracita

Olhó Mau Feitio disse...

Concordo com tudo.

chica disse...

Independente das diferenças, o respeito deve sempre existir ao volante...beijos.,lindo domingo,chica

Magia da Inês disse...

♫♫♪¸.•°`
Bom domingo!
Boa semana.
Beijinhos.
Brasil°º✿
¸¸.º°❤
°º✿

Lucimar da Silva Moreira disse...

Alessandra saber quem dirige melhor se é o homem ou a mulher é difícil de responder, mais eu confio mais na mulher no volante, a mulher é mais calma que o homem, o homem ele já é nervoso, Alessandra obrigada pela sua visita bom domingo beijos.
www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

Celina disse...

Oi lisetti boa tarde, concordo, até a avaliação é correta. obrigada amiga pela visita e o comentário gentil, paz e saúde para vc e familia; Um abraço fraterno, Celina

Nilson Barcelli disse...

Todos diferentes, mas todos iguais...
Lisete, querida amiga, tem uma boa semana.
Beijo.

Nyce Pinto. disse...

Olá Lisette, sempre que posso passo aqui, nem sempre com tempo para comentar! Amiga, muito obrigada pelo teu carinho lá no meu "cantinho", e que todas as forças do Universo e as enérgias do bem e do amor estejam guiando teus passos para que possas continuar auxiliando os que necessitam. Tuas mensagens são muito esclarecedoras, fica com Deus! Um grnande abraço e uma ótima semana!

Unknown disse...

Olá Lisete,vim retribuir a visita que me fez lá no casa, ja te sigo por aqui.Mas pelo pouco que li, achei muito interessante o assunto, no transito somos todos iguais, independe de homem ou mulher.
Voltarei com mais calma para ler e comentar mais .
Abraço
Valeria

Lau Milesi disse...

Olá Lisette, concordo em gênero , número e grau com essa pesquisa, embora atualmente temos visto algumas mulheres infringindo o código brasileiro de trânsito. Aqui no Rio, foi pega uma delegada dirigindo em alto teor alcóolico.Uma irresponsável! Exceções sempre existem, não é?
Muito interessante a pesquisa.

Um beijo e uma boa semana!

Obrigada por sua visita.:)

Elisa T. Campos disse...

Obrigada
por me mostrar essa diferença.
Já vi uma reportagem em que se constatou que a mulher é menos vulnerável em acidentes.


Um lindo domingo
Bjs.

Giancarlo disse...

buon inizio settimana...ciao

ELAINE disse...

Post super interessante, contudo, concordo em parte, pois acho que tem a ver mais com a pessoa em si, com educação, com conceitos do que com ser homem ou mulher. Uma segunda-feira abençoada!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

O Árabe disse...

Pela minha experiência, Lisette, acredito que as mulheres dirigem melhor, enquanto em movimento, mas têm mais dificuldade para estacionar. Ao menos, tenho essa impressão. Bom texto! Boa semana.

REINVENTANDO disse...

Sou enfermeira e vejo que as pessoas, como você disse, reage diferente em situações de traumas e muitas com medo ou por falta de conhecimento precisam de terapia mais medicamentos , porém acham que faz terapia´tem transtorno mental. É preciso desmitificar esse conceito no dia a dia do nosso trabalho. Bjs Sandra

A Loira disse...

uma pesquisa e informações muito interessantes.

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

Oi Oi Oi!

Sei que tem muito tempo que não faço uma visita por aqui, mas eu mudei de internet e tive que ficar aguardando a instalação e quase não conseguia entrar no blog. Mas vim aqui dizer que agora estou totalmente de volta :) E contanto com sua visita no meu blog também!

SONINHA disse...

Oi, amada!!
Obrigado por sua presença e carinho.Li o que vc passou!!
Deus é nosso refúgio e fortaleza nesses momentos fragilizados de nossas vidas.
Beijos no seu coração.
Soninha.